Será que começou o Outono?

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Local
Galamares
Será que começou o Outono? Digo isto porque durante esta semana os plátanos que tenho estão com cerca de 30% com as folhas amarelas e a cair, todos os dias limpo os milhares de folhas caídas como se fosse outono, o mesmo se passa com os meus vizinhos e com outras árvores que observei de Sintra a Lisboa

• Gosto
Reactions: rubenpires93
Será que começou o Outono? Digo isto porque durante esta semana os plátanos que tenho estão com cerca de 30% com as folhas amarelas e a cair, todos os dias limpo os milhares de folhas caídas como se fosse outono, o mesmo se passa com os meus vizinhos e com outras árvores que observei de Sintra a Lisboa

Não sei se constitui alguma anormalidade ou não, mas de facto já tinha comentado esse facto com amigos na zona de Grândola e em Almada, onde há muitas folhas amarelas caídas...dando uma idéia "Outonal" antecipada.

• Gosto
Concordo contigo em quase tudo menos na parte que dizes que a temperatura de Braga ser igual a muitas da Europa Central.

Braga tem média de máximas de 28ºC, na europa central são raras as cidade que passam os 26/ 27ºC

Por aqui também já existem sinais, além disso acrescentar que as andorinhas estão talvez de malas aviadas! Praticamente que já não as vejo e falei com o meu pai e ele diz-me o mesmo... :eek:

Mas de facto existe uma situação anormal que deveria ser estudada, por acaso chamei um jardineiro para verificar se as árvores se encontravam bem, a pessoa indicou-me que é um sintoma de um verão fresco, humido e ventoso e que está estupefacto com isto, disse me nunca observou tal coisa e inclusive indicou me como outro membro aqui mencionou o facto de as andorinhas estarem a ir embora.
Algo se passa, na minha opinião poderá ser algo sério, estamos na primeira quinzena de Agosto, o ano passado em Outubro não tinha as minhas árvores assim.

• Gosto
Mas de facto existe uma situação anormal que deveria ser estudada, por acaso chamei um jardineiro para verificar se as árvores se encontravam bem, a pessoa indicou-me que é um sintoma de um verão fresco, humido e ventoso e que está estupefacto com isto, disse me nunca observou tal coisa e inclusive indicou me como outro membro aqui mencionou o facto de as andorinhas estarem a ir embora.
Algo se passa, na minha opinião poderá ser algo sério, estamos na primeira quinzena de Agosto, o ano passado em Outubro não tinha as minhas árvores assim.

Bem uma coisa posso adiantar estes sinais são indicativos para o Outono e Inverno. Penso que tempos interessantes possam vir a julgar teleconexões e até o que vou lendo em foruns internacionais.

O que também é interessante, devido a este clima atípico, até a data poupei cerca de 100€ em electricidade, porque este ano, só em Maio e que tive necessidade de ligar o ar-condicionado, no carro também não tenho utilizado

O que também é interessante, devido a este clima atípico, até a data poupei cerca de 100€ em electricidade, porque este ano, só em Maio e que tive necessidade de ligar o ar-condicionado, no carro também não tenho utilizado

Não é atípico nada! Atípico foram os verões da última década e outros anormalmente quentes a muito quentes basta ver dados e as médias!! Em PT está criada a estúpida idéia que verão é 35 e 40 graus ...

• Gosto
Reactions: Sanxito e Névoa
Obviamente é um verão atípico, o próprio relatório do ipma o refere..aliás basta consultar as médias como diz.
Ng espera médias de 35 graus em todo o território ,embora existem lugares em que isso é uma norma.Lisboa, por exemplo, tem tido um verão abaixo da sua média normal ou o próprio Porto.

Obviamente é um verão atípico, o próprio relatório do ipma o refere..aliás basta consultar as médias como diz.
Ng espera médias de 35 graus em todo o território ,embora existem lugares em que isso é uma norma.Lisboa, por exemplo, tem tido um verão abaixo da sua média normal ou o próprio Porto.

Tem termos de temperaturas, o que o boletim de Julho diz é:

O valor da temperatura máxima em julho 2014 foi o 3º mais baixo neste século (depois de 2008 e 2001) e, considerando a série desde 1931, valores inferiores aos de julho de 2014 ocorreram em cerca de 30%
dos anos.
O valor da temperatura mínima em julho 2014 foi o 6º mais baixo neste século (depois de 2009, 2012, 2011, 2008 e 2007) e valores inferiores aos de julho de 2014 ocorreram em cerca de 40% dos anos (desde 1931).

Diz ainda:

O valor médio da temperatura média do ar em julho, 21.54 °C, foi -0.63°C inferior ao valor normal, tendo sido o 3º valor mais baixo desde 2000.

A meu ver o valor da anomalia de Julho não justifica o tamanho mediatismo. Se cada vez que um mês tiver uma anomalia da temperatura >= que (+-)0,6ºC, houver tanto mediatismo, raros serão os meses típicos (anomalias perto de zero). E quando as anomalias foram > +-2ºC, será uma catástrofe.

Sobre a vegetação, a norte o monte segue verde, e as árvores carregadas de folhas. Não há sinal de Outono. Nem de fogos! ;)
(Até ver, porque nos próximos dias a temperatura já vai disparar)

• Gosto
Reactions: rubenpires93 e 1337
Caro André ,eu percebo o conteudo da sua mensagem. No entanto, eu talvez seja um desses "alarmistas".
Eu vou imensas vezes ao Douro por razoes que aqui nao interessam e realmente nao tem sido o calor abrasador que "normalmente" se sentia.O termómetro do meu carro, indicava várias vezes valores de "40 e tal graus" e isso realmente nao tem acontecido.Se quisermos, "micro" especificar e tendo Lisboa como exemplo,a cidade teve uma média da temperatura média em julho, quase 2 graus abaixo,segundo o relatório do ipma!Na nossa vizinha Espanha,Sevilha tb tem tido desvios negativos. Um bem haja a todos.