Será que começou o Outono?

Bem se diz que não se pode agradar a gregos e troianos, ainda bem e mesmo não gostando deste verão ninguém controla o clima, pelo que se lê neste tópico muita gente adora o verão Britanico

Na verdade não se trata de um Verão britânico, isso são clichés, mas de um Verão Minhoto, portuense, galego, beirão o que queiras chamar, são raros os anos em que temos um Verão rigorosamente dentro da média devido á variabilidade climática, ou são acima ou abaixo da média muito raramente estão dentro da média, portanto o Verão que estás a ter ai no Norte e mais ai, não é um Verão britânico, não é um fenómeno extremo ou externo, atípico, é um Verão bem normal a norte do sistema Montejunto-estrela, nevoeiros mantinais, morrinha, restos de superfícies frontais atlânticas, noites entre os 11º-14º graus no litoral isso tudo faz parte do Verão dessa região, como também faz o calor e as temperaturas elevadas, por algum motivo o pessoal do norte enche o algarve, e foi demonstrado num post anterior, nesta década em 2011,2012 tiveste Julhos mais frescos que este, os anos de 2011 e 2012, tiveram Verões frescos em mais de 50% do território nacional, só não aparecem como Verões frescos a nível nacional pois o Algarve e Baixo Alentejo foram extremamente quentes devido ao padrão estabelecido neste ano, mas o Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Oeste tiveram medias 1-2º graus abaixo da média.
Como já foi dito não estamos em Marrocos, nem no chipre, nem na Grecia onde os verões e o calor são muito mais estáveis, aqui basta uma coisa muito simples o anticiclone desviar-se um pouco e lá se vai o calorzinho.

• Gosto
Reactions: CptRena
Tem termos de temperaturas, o que o boletim de Julho diz é:

Diz ainda:

A meu ver o valor da anomalia de Julho não justifica o tamanho mediatismo. Se cada vez que um mês tiver uma anomalia da temperatura >= que (+-)0,6ºC, houver tanto mediatismo, raros serão os meses típicos (anomalias perto de zero). E quando as anomalias foram > +-2ºC, será uma catástrofe.

Sobre a vegetação, a norte o monte segue verde, e as árvores carregadas de folhas. Não há sinal de Outono. Nem de fogos! ;)
(Até ver, porque nos próximos dias a temperatura já vai disparar)

Irrelevante esses 2,3 dias de calor, não irão permitir que o mês acabe dentro da média em muitas regiões de Portugal continental, como se previa uns dias de calor esporádicos, depois com o regresso do padrão predominante, mas ainda a recta final do mês de Agosto poderá trazer um padrão mais estável, mas duvido que seja excessivamente quente, mas essa é só a minha opinião, esperemos para ver, infelizmente ou felizmente ninguém tem o grande poder de alterar o clima é aguentar a azia para quem adora calor :lol: .

• Gosto
Na verdade não se trata de um Verão britânico, isso são clichés, mas de um Verão Minhoto, portuense, galego, beirão o que queiras chamar, são raros os anos em que temos um Verão rigorosamente dentro da média devido á variabilidade climática, ou são acima ou abaixo da média muito raramente estão dentro da média, portanto o Verão que estás a ter ai no Norte e mais ai, não é um Verão britânico, não é um fenómeno extremo ou externo, atípico, é um Verão bem normal a norte do sistema Montejunto-estrela, nevoeiros mantinais, morrinha, restos de superfícies frontais atlânticas, noites entre os 11º-14º graus no litoral isso tudo faz parte do Verão dessa região, como também faz o calor e as temperaturas elevadas, por algum motivo o pessoal do norte enche o algarve, e foi demonstrado num post anterior, nesta década em 2011,2012 tiveste Julhos mais frescos que este, os anos de 2011 e 2012, tiveram Verões frescos em mais de 50% do território nacional, só não

Era exatamente aqui que eu queria chegar . O verao minhoto e algo bem definido , diferente da generalidade do territorio portugues mas e diferente tambem do verao britanico .

Camrov8 , nao precisa de ficar tao melindrado . Pode gostar de calor a vontade , eu nao mando nos seus gostos .

• Gosto
Tem termos de temperaturas, o que o boletim de Julho diz é:

Diz ainda:

A meu ver o valor da anomalia de Julho não justifica o tamanho mediatismo. Se cada vez que um mês tiver uma anomalia da temperatura >= que (+-)0,6ºC, houver tanto mediatismo, raros serão os meses típicos (anomalias perto de zero). E quando as anomalias foram > +-2ºC, será uma catástrofe.

Sobre a vegetação, a norte o monte segue verde, e as árvores carregadas de folhas. Não há sinal de Outono. Nem de fogos! ;)
(Até ver, porque nos próximos dias a temperatura já vai disparar)

Concordo contigo André, o pessoal tem uma memória muito curta e depois esquecem-se que em Abril, a anomalia em relação à média, foi +1.99ºC, em Maio foi +1.22ºC, em Junho foi +0.06ºC (normalíssimo), em Março foi +0.52ºC, em Fevereiro +0.16ºC, em Janeiro foi +1.94ºC (sendo o 3º mais quente desde de 1931). Só Julho, teve anomalia negativa de -0.6ºC e fazem para aqui um alarido, mas não vi ninguém dizer em Abril que estava calor fora de época. :D E esta hein! :rolleyes:

• Gosto
Reactions: rubenpires93
Concordo contigo André, o pessoal tem uma memória muito curta e depois esquecem-se que em Abril, a anomalia em relação à média, foi +1.99ºC, em Maio foi +1.22ºC, em Junho foi +0.06ºC (normalíssimo), em Março foi +0.52ºC, em Fevereiro +0.16ºC, em Janeiro foi +1.94ºC (sendo o 3º mais quente desde de 1931). Só Julho, teve anomalia negativa de -0.6ºC e fazem para aqui um alarido, mas não vi ninguém dizer em Abril que estava calor fora de época. :D E esta hein! :rolleyes:

Bem apesar de não querer mandar em ninguém foquem-se só no tópico isto ou se discute os gostos e frustrações no tópico o Verão não existente, Seguimento Livre ou então para análise climática no respectivo tópico! ;)

Focando na temática deste mesmo tópico, é evidente que a Norte do Tejo há sinais do Outono presentes como árvores com folhas amareladas e até com perda de folhas tipicamente sintoma de Outono e as andorinhas terem desaparecido na sua maioria ou mesmo totalidade pelo menos em algumas regiões! Importa referir que estes sinais também não indicam que é já outono mas vejam estes sinais como "avisos" do que poderá vir ..

Agora deixe-me que vos diga não é nada de anormal, nem é sinal que o verão foi fraco porque na realidade foi até agora normal (anormal sim em comparação a anos de 2000 para cá).

Como existem anos que o Inverno acaba mais cedo ou mais tarde o Verão também pode acabar mais cedo deixem-se de "tangas".

Vamos ver o que acontece, de momento dias com tempo quente para aproveitar e para findar o mês instabilidade e prenuncio para um Setembro interessante para animação e imprevisibilidade ;)

Cumprimentos

Lembro-me da chuva torrencial que caiu em 15 de agosto de 2006, que para além de acabar com o meu telemóvel e atrapalhar em muito o festival de Paredes de Coura, de certa forma marcou também o final do verão daquele ano, se não me falha a memória.

Sem dúvida alguns dias mais quentes virão por agora, mas o certo é que o arrefecimento nocturno já está a impôr-se, algo que também sugere um outono um pouco antecipado a contrastar com o ano passado e 2011, anos em que o verão alongou-se bastante.

• Gosto
Reactions: rubenpires93
Lembro-me da chuva torrencial que caiu em 15 de agosto de 2006, que para além de acabar com o meu telemóvel e atrapalhar em muito o festival de Paredes de Coura, de certa forma marcou também o final do verão daquele ano, se não me falha a memória.

Sem dúvida alguns dias mais quentes virão por agora, mas o certo é que o arrefecimento nocturno já está a impôr-se, algo que também sugere um outono um pouco antecipado a contrastar com o ano passado e 2011, anos em que o verão alongou-se bastante.

O de 2011 então muita gente deve-se esquecer que o anticiclone por aqui se instalou e perdurou até pelo Inverno 2011/2012 a dentro e toda a gente por aqui se queijava e a falta de precipitação que houve provocando Seca em todo o país .. As pessoas devem deixar o sensacionalismo de lado e estes estúpidos da comunicação social! A atmosfera equilibra e existem ciclos ... ;)

• Gosto
Reactions: Névoa
Não sou biólogo nem botânico, portanto não estou capacitado para apresentar teorias que o expliquem, mas a mim também me espantou a quantidade de folhas caídas no chão nos últimos dias. E já há muitas árvores pintadas de amarelo. Isto na linha de Sintra, de outros locais não posso falar.

O ano passado aconteceu exactamente o oposto, espantou-me que no final de outubro as árvores estivessem ainda cheias de folhas.

Não sou biólogo nem botânico, portanto não estou capacitado para apresentar teorias que o expliquem, mas a mim também me espantou a quantidade de folhas caídas no chão nos últimos dias. E já há muitas árvores pintadas de amarelo. Isto na linha de Sintra, de outros locais não posso falar.

Nesta semana, vi o mesmo cenário em São João do Estoril.
Com esta nortada bem forte, mais folhas caem.

Pode ser o tempo fresco, em Invernos mais quentes muitas árvores rebentam mais cedo, lembro me já neste século um ano em que cerejeiras e macieiras rebentaram mais cedo e depois as geadas queimaram tudo. Mas as é a duração do dia que mais conta para iniciar a queda das folhas, cá por cima ainda não notei nada, não será uma descarga poluente

Eu não reparei nas árvores, mas há alguns dias perguntei-me o mesmo sobre o outono quando, ao escovar o pelo da minha gatinha, apercebi-me que este voltou a cair mais, como é típico das meias-estações. Também pareceu-me ser justamente a pelagem de verão a cair, de tom avermelhado e bem diferente do preto de inverno.

Claro, esta não foi uma observação rigorosa, mas fez com que também indagasse-me sobre esta possibilidade.

Nos animais é a temperatura que desencadeia a mudança de pelo, nas plantas como já disse é a duração do dia que mais rege o metabolismo, mas vou tomar mais atenção,

Já ouvi de uma veterinária que isso seria controlado pela luminosidade, o que não faz sentido no caso dela uma vez que tenho as persianas sempre cerradas no verão e não a deixo apanhar sol forte. Também sou da opinião que a temperatura faz mais sentido, isso e talvez algum outro factor que nâo sei bem o que seja.

A duração do dia é muito importante se calhar devia ter a casa com mais luz, pois ela interfere com o ritmo sicardiano. Nas é mais um efeito fotoquímico, por exemplo, no inverno mesmo com estufa é impossível cultivar tomates e abóboras e pepinos, pois a floração depende do numero de horas que o dia tem, há quem use iluminação artificial. As maçãs e rosas necessitam de frio para germinar. Falei da poluição porque cá na zona os tomateiros secaram de um dia para o outro devido a uma fabrica de celulose