Serra da Estrela, a primeira neve da época 2010/2011

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
De 30 de Outubro a 1 de Novembro de 2010

O fim-de-semana era prolongado, a meteorologia estava de feição para alucinados por fenómenos meteorológico, e o geocaching estava a puxar por nós.
De um dia para o outro, e aproveitando que ainda havia vagas na pousada da juventude das Penhas da Saúde, fizemos as malas e lá fomos nós para a Serra da Estrela cachar e fotografar.

O dia de Sábado (30/10), já o sabíamos ventoso, chuvoso e com nevoeiro.
Por isso, aproveitámos para fazer a viagem devagar e ir cachando pelo caminho.

À passagem pela Golegã, destaque para um longo e forte aguaceiro, que fez com que nos barricássemos por lá cerca de meia hora:

1golega.jpg


A viagem seguiu ao longo da A23, com bastante transito e muitos lençóis de água no piso.
De Vila Velha de Ródão em diante, a chuva parou, e o sol até espreitou à passagem por Castelo Branco e Fundão.

Na Covilhã, o destaque era para o vento forte. Folhas e galhos das árvores por todo o lado.
Na subida para as Penhas da Saúde, o vento era casa vez mais intenso, mas sem chuva.

Ainda antes de jantar (20h), decidimos fazer uma investida à serra, mas não fomos muito além do centro de limpeza. O nevoeiro começou a pregar, o vento literalmente empurrava o carro de um lado para o outro, e não quisemos arriscar.
Voltámos para a pousada e por lá permanecemos.

Depois das 22h, a chuva juntou-se ao vento e ao nevoeiro.
Uma hora depois caiu a primeira granizada.
Foi uma noite verdadeiramente tempestuosa.

O dia 31 amanhecia igualmente tempestuoso, mas o granizo tinha dado lugar à água-neve.
Tomámos o pequeno almoço e lá fomos nós para a rua.

2penhas.jpg


O vento era terrível, como se pode ser pela cara do João. :p

O tempo não estava risonho para passeios a pé, nem para fotos.

3-12.jpg


Seguimos caminho, dentro do carro, serra a cima.

A neve só começava a acumular aos 1700m, embora daí para a frente a sua acumulação fosse exponencial.

4-7.jpg


Aos 1800m (fotos do seguimento interior interior norte):

dsc00269mf.jpg


dsc00273pf.jpg


A partir daí o transito começou a ficar caótico, com carros a patinar, outros a querer inverter o sentido de marcha e a não conseguir... Enfim, o costume.
Felizmente não tivemos nenhum contra-tempo.
Dada aquela situação, conseguimos inverter o sentido de marcha e resolvemos descer, antes que ficássemos ali presos de vez.

5-4.jpg


Voltámos para a pousada.
Decidimos não voltar lá acima enquanto o tempo assim se mantivesse, mas não baixando os braços, fomos visitar outros lugares.

Covão D'ametade:
Cascatas e mais cascatas, a fazer transbordar o Zêzere logo ali.
Ainda aí apanhamos uma valente chuvada, e alguma água neve (ver vídeo).

dsc00379py.jpg



Ao longo do Vale Glaciar, mais água, sempre a cair de um lado e do outro.

6-3.jpg



O Poço do Inferno estava infernal. :D
Até deu banho à máquina fotográfica.

7-1.jpg



Em Manteigas o Zêzere, já tinha um caudal que impunha respeito.

8-1.jpg



Resolvemos então subir a serra pelo lado das Penhas Douradas.
Chuva, chuva, chuva e mais chuva. Água-neve aos 1300m, onde mais uma vez se instalava o nevoeiro cerrado.

Fomos ao observatório das Penhas Douradas ver se encontrávamos por lá alguém, mas estava fechado.
Ficam duas fotografias do lado de fora da vedação:

10.jpg


9.jpg


Na hora seguinte ainda andámos a passear pelas Penhas Douradas, mas entretanto começou a escurecer e decidimos voltar. Como não havia qualquer estrada cortada, optámos por arriscar e fazer o percurso: Sabugueiro - Torre - Penhas da Saúde.
Um percurso que se revelou um pouco longo. Já noite e sempre sobre um manto de nevoeiro cerrado. Houve alturas em que tínhamos de ir a 10km/h e de 4 piscas ligados porque não se via mesmo nada.
A neve na estrada apareceu aos 1800m, mas só se via mesmo na estrada e nas bermas. De resto, só nevoeiro e escuridão.
Na passagem pelos 1900m, havia uma boa acumulação nas bermas e os limpa-neves estavam a trabalhar no lugar.

Nem uma foto conseguimos tirar.

O dia 1 de Novembro, com todos os Santos a ajudar, seria certamente melhor para a fotografias. E assim foi.

A temperatura tinha dado um salto. O nevoeiro, nas Penhas da Saúde, tinha levantado, e até o sol já brilhava.

Fui apresentar ao João Soares, e à nossa menina, a casa da 2ª caminhada meteoPT.
Fomos também ver a cascata, junto à casa, onde havia tomado banho.
Desta vez fiquei-me pela fotografia no local. :p

12-2.jpg



Mais acima, uma panorâmica do Vale da Nave de Sto. António.

navedestoantonio.jpg


A neve estava a derreter a uma velocidade estonteante.
Aos 1800m, onde no dia anterior tínhamos feito inversão de marcha.

14-1.jpg


Na Senhora da Estrela, onde ainda deu para brincarmos na neve até perdermos o folgo.

15.jpg


E por fim, na torre, onde também aí a neve derretia a grande velocidade, e onde o nevoeiro se fazia sentir.

16.jpg


Durante uma aberta de 5 segundos, encosta sul:

17.jpg



E de novo nevoeiro:

19.jpg



Quando vínhamos a descer, reparámos na estação das estradas de Portugal.
Tinha estranhado os últimos valores referentes à intensidade do vento. 25-35km/h no dia anterior, quando sabia que era muitíssimo mais.
E nem foi preciso aproximarmo-nos muito da estação para detectarmos o problema. Um anemómetro com apenas 1 concha, a cambalear. Nem sei como é que conseguiu chegar aos 35km/h. :p

20.jpg



E por fim, já em Loriga, uma imagem da ribeira, também com bastante água.

21.jpg



Fica ainda um vídeo com os melhores momentos meteorológicos.

 
Editado por um moderador:


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Que reportagem magnifica AnDré!!! :w00t:, seja em imagens seja pela explicação detalhada e intimista (tão ao meu gosto :hehe:). Aqui está pois mais uma foto-reportagem daquelas que marcam um momento e dignificam este maravilhoso fórum que é uma segunda casa de todos nós!

Parabéns então ao nosso moderador AnDré e ao colega João Soares! Muito obrigado pela emocionante partilha. E como alguém referiu, a primeira neve é sempre a mais desejada :D,por isso esta foi sem dúvida uma delicia! :thumbsup:

Um abraço!

PS- Não sabia que praticavam geocaching!? É mesmo daqueles de procuram vários caches? :unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
PS- Não sabia que praticavam geocaching!? É mesmo daqueles de procuram vários caches? :unsure:

É um hobbie ainda recente. Um vicio que me foi pegado pela minha menina, a Susana. E que contagiou o João Soares este fim-de-semana.

Agora estamos nós a trazê-la aos poucos para o mundo da meteorologia.
Digamos que já tem participado em alguns eventos. Começou com a Helena em 2008 (aí coitada, já não nos podia ouvir falar em temperaturas, chuva, granizo e neve), depois disso já veio comigo atrás de trovoadas, e agora não perdeu a oportunidade de ver cair a primeira neve. E diga-se, com entusiasmo. Até já pergunta isto e aquilo sobre os fenómenos meteorológicos. Até já manda mensagens eufóricas aos amigos e familiares quando vê (viu), nevar. E até me vai informando das condições meteorológicas quando está em Évora.

Próximo passo, oferecer-lhe uma estação simples, para ela se entusiasmar ainda mais. Isto aos poucos vai lá... :D

Quanto ao geocaching, o João começou agora a sua jornada da melhor forma. Cerca de 40 estes 3 dias. Mas muitas mais ficaram ainda por fazer na serra. Para uma próxima aventura.
De resto, é um hobbie que nos leva a lugares espectaculares. Alguns, ainda fora dos olhares dos turistas.
Só por curiosidade, há uma cache junto ao observatório das Penhas Douradas. E outra mesmo ao lado da casa onde foi o encontro meteoPT.

Esta, estava completamente congelada no meio da neve, mas dêmos com ela:

dsc00653w.jpg


Enfim, é em tudo uma actividade que se encaixa perfeitamente no espírito de um meteolouco. Termómetro numa mão, GPS no outro. :lol:

E por fim, voltando à meteorologia, a vantagem da primeira neve, é que parece mais branca, mais fofa, mais pura.
E dá para fazer bolas na perfeição!

dsc00671.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,658
Local
Aveiras de Cima
Excelente reportagem André, com fotos muito boas da tão desejada e amada neve:thumbsup::w00t:

Nunca fiz geocaching, mas deve bem fixe;)
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Bela descriçao e fotos de um fim de semana da Serra da Estrela!!
Parabens
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
É um hobbie ainda recente. Um vicio que me foi pegado pela minha menina, a Susana. E que contagiou o João Soares este fim-de-semana.

Se contagiou, hehe! Ainda hoje, fiz uma cache em Canidelo :p

---

Bem, foi um Fim-de-semana combinado sobre o joelho, mas como viram correu às mil maravilhas. :D

Só uma coisa que o André não referiu, mas nas Penhas da Saúde também caiu um bocado de graupel.

E numa dessas brincadeiras da neve, quando me protegia delas, houve um génio que decidiu bombardear-me com neve dentro do carro. Não é, André? R: Odeio-te! :lmao::lmao:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Espectáculo! :thumbsup:
Nunca fiz, mas já me apercebi que se algum dia começo vou ficar "viciado" :D. E sim tens razão é um tipo de hobbie que se complementa perfeitamente à nossa amada meteorologia! ;)

Por vezes e ainda que muito se goste de meteorologia, ficar à espera que algo aconteça num determinado ponto de observação pode descambar em "seca", mas se tiver-mos algo para fazer, como neste caso o cache, então a história muda de figura! :thumbsup:

Quanto à tua menina Susana e o o vício da meteorologia, realmente começou da melhor forma, pois essa vossa viagem durante a "Helena" foi uma aventura de deixar qualquer um completamente "meteolouco varrido"! :D

O João, já vi que está completamente agarrado ao "catching" :hehe: