Sismologia e Vulcanismo nos Açores

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)


Azorean

Cirrus
Registo
17 Jun 2008
Mensagens
84
Local
Palmela/Ilha do Pico
Qual é a vossa opinião sobre a crise da Terceira? Não sei se já debateram o assunto noutro tópico. Gostava de saber mais sobre a origem sísmica, se vulcânica ou tectónica, mas não há muita informação nas notícias.

Acho que o vulcão de Santa Bárbara ficou com inveja do protagonismo que São Jorge estava a ter, e quis dar um ar da sua graça. Curiosamente já dura há quase um ano e a de São Jorge já está quase nos términos. Pelo menos assim parece. Como se fosse uma transferência de crises entre ilhas.

Deixo abaixo quatro páginas do Arquivo dos Açores, com descrições da última erupção histórica, em terra, na Ilha Terceira. Penso que a única, aliás. Não ocorreu propriamente no local dos epicentros desta crise, mas sim mais perto do centro da ilha, a oriente da caldeira de Santa Bárbara. Foram destruídas 27 casas, mas sem vítimas mortais. As escoadas eram tão calmas, que as pessoas aproveitavam-nas para reacender as tochas, durante as procissões.


BookReaderImages.php
BookReaderImages.php

BookReaderImages.php
BookReaderImages.php


Fonte: Arquivo dos Açores/Volume 4
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Qual é a vossa opinião sobre a crise da Terceira? Não sei se já debateram o assunto noutro tópico. Gostava de saber mais sobre a origem sísmica, se vulcânica ou tectónica, mas não há muita informação nas notícias.

Acho que o vulcão de Santa Bárbara ficou com inveja do protagonismo que São Jorge estava a ter, e quis dar um ar da sua graça. Curiosamente já dura há quase um ano e a de São Jorge já está quase nos términos. Pelo menos assim parece. Como se fosse uma transferência de crises entre ilhas.

Deixo abaixo quatro páginas do Arquivo dos Açores, com descrições da última erupção histórica, em terra, na Ilha Terceira. Penso que a única, aliás. Não ocorreu propriamente no local dos epicentros desta crise, mas sim mais perto do centro da ilha, a oriente da caldeira de Santa Bárbara. Foram destruídas 27 casas, mas sem vítimas mortais. As escoadas eram tão calmas, que as pessoas aproveitavam-nas para reacender as tochas, durante as procissões.


BookReaderImages.php
BookReaderImages.php

BookReaderImages.php
BookReaderImages.php


Fonte: Arquivo dos Açores/Volume 4
A minha opinião é meramente baseada no padrão que tenho observado mas como referiu tem havido muita pouca informação por parte das entidades oficiais acerca do tema.

Vejo por incrível que pareça similaridades entre esta crise e a crise Sismovulcânica de São Jorge ... Quase como uma transferência do lado de lá para o lado de cá ...

Os eventos tem sido constantes mas não sob a forma de enxame sísmico como começou por acontecer na crise jorgense.

Porém parece me ser tal como nas Manadas uma crise tectónica sob um complexo vulcânico o que faz com que seja uma crise Sismovulcânica ...

Os padrões temporais das duas crises tem sido também similares com uma duração enorme no tempo e com um ou outro evento mais significativo mas sem ultrapassar por agora o grau 3 na escala de Richter.

A natureza dos dois sistemas vulcânicos são totalmente diferentes por isso só a investigação no local poderá nos elucidar o que pode vir a suceder mas que há pelo menos superfícialmente algumas similaridades nas duas crises isso parece me certo.


Claro que tudo é especulativo pois não temos dados que acompanhem estas opiniões sendo apenas uma observação baseada no padrão sismológico até ao momento.

Veremos se o evento de hoje traz alguma mudança no padrão.

Fica a nota que é o evento mais significativo em termos de magnitude desde o início desta crise que também já dura há quase um ano.
 
Última edição: