Sismologia e Vulcanismo nos Açores

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas,

Sim a subversão de Vila Franca do Campo foi a maior tragédia de que há memória nos Açores onde morreram milhares de pessoas destruindo por quase completo o principal povoado açoriano daquela altura. Para se ter uma noção da amplitude da tragédia basta multiplicar a subversão da Ribeira Quente em 1997 por 50 vezes mais. Hoje é muito comum em obras publicas encontrarem-se algumas ossadas humanas e vestígios de utensílios domésticos do século XVI referentes à primitiva vila.
Tenho aqui vários artigos que são muito bons e que explicam muitos dos temas que estamos aqui a tratar:









Já subi até ao Pico do Rabaçal um dos responsáveis pelo desabamento de parte de uma das suas encostas sobre a vila, e nota-se bem as grandes fendas que tem da catástrofe de 1522, ou seja se acontecer de novo mais um abalo daquela magnitude a vila será enterrada de novo pela 2ª vez.

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Na Terça Feira o AcorianoOriental (Jornal diário Açoriano), teve como principal tema "Risco de viver em zonas vulcânicas".



Apenas falam sobre um estudo das zonas de desgaseificação na zona das Furnas, que há zonas com valores acima do normal, deram algumas informações sobre os perigos, precauções e pouco mais. Esse é o único perigo?:huh:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Crise sísmica ao largo da Graciosa parece-me ser algo a acompanhar, os picos de actividade parece que têm evoluído para maior intensidade.


ps: Esta é a minha primeira postagem neste fórum, sou um jovem interessado no assunto geologia dos Açores ( Futuro geólogo, espero )
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não me parece que seja algo visto com bons olhos por eles, há uma grande quantidade de microsismos nos Açores, e possivelmente esta quantidade iria ser vista com olhos mais alarmantes pela população, por exemplo nos situados no Fogo-Congro. Era algo que nós curiosos gostávamos muito de ter acesso, mas tem os seus pontos negativos...Aqui na região a informação anda sempre o mais escondida possível, ao contrário de ilhas vizinhas como Canárias. Solicitei informação ao CVARG sobre as caldeiras, o que me enviaram foi uma lista bibliográfica recomendada. Estava a fazer uma trabalho de estagiário sobre erupções de 1563 da Serra de Água do Pau ( Lagoa do Fogo ) e do Pico do Sapateiro, era interessante ter informações da geologia actual, e alterada daquele local.

Houve sempre falta de informação, e exemplo disso foi a crise sísmica de 2005. ;)


Sim, a razão deve prender-se com isso. Mas não é o mais correcto quanto a mim. Como vimos nos últimos anos na Islândia, eles disponibilizam tudo. E mais recentemente na crise sismovulcânica de El Hierro criaram mesmo sites especiais com imensa informação quase em tempo real.

Cria confusão e algum alarme ? Sim. Gera especulações, aparecem pessoas a exagerar, aparecem doomers, os media por vezes trocam-se todos, há conflitos entre instituições, aparecem sempre peritos externos à procura de notoriedade a discordar, etc, etc.

Mas é esse o caminho, é assim que se educam as pessoas, é assim que as próprias populações aprendem mais sobre onde vivem e se preparam melhor para o futuro, pois obriga as próprias entidades a explicarem tudo muito bem às populações, e todos ganham com isso, inclusive as entidades cujo trabalho tem maior visibilidade, as pessoas vêm para que é que existem instituições e as razões porque é preciso por exemplo investir em mais e melhor equipamento, etc.

Sobre a Graciosa, se alguém tiver links para documentos pode partilhar aqui.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Concordo que deviam disponibilizar toda a informação sísmica nos Açores em tempo real, a Islândia, a Espanha são exemplos a seguir..

Mas temos os boletins sísmicos mensais do IM (bastante completos), onde informam toda a actividade sísmica nos Açores, com informação detalhada da localização, chegada das ondas e que estações sísmicas registaram, só que vem com um mês e tal de atraso...

@jpmcouto
Se tiveres mesmo interessado em "monitorizar" a actividade sísmica na zona do Fogo-Congro, podes aceder aos dados da estação sísmica CMLA (Na Chã da Macela) facilmente..tb com recurso a um programa podes visualizar praticamente em tempo real (delay de alguns segundos), todos os canais da estação..mas aconselho mesmo fazer download do ficheiro, aplicar uns filtros e ver o que pode conter..porque a estação tb tem ruído (maioritariamente durante o dia), mas não esperes ver 20 ou 30 sismos num dia! A crise tambem não é assim tão intensa..

Sobre as Caldeiras da Ribeira Grande, acho que a culpa daquilo estar assim é da SOGEO (Entidade que explora a Central Geotérmica).. este fds passei nas Caldeiras e vi que estavam a fazer um novo furo, mas não sei se para remediar o mal que fizeram ou se é para fazer uma nova exploração.

No último mês, todas as semanas tenho um ou mais registos de sismos às 11.58 (hora marcada), por vezes é acompanhado por um segundo registo ao 12:05 e só acontecem durante os dias de trabalho, nunca registei nada ao fim de semana. Já à algum tempo que venho a pensar o que provoca estes registos, neste momento não temos grandes obras aqui na ilha, pelo que penso deve ser da Central Geotérmica. Hoje registei novamente, mas foi às 12:02.

Andei a fazer umas pesquisas sobre a relação sismos-centrais geotérmicas e encontrei esta entrevista ao Vitor Hugo Forjaz (vulcanólogo). Na altura uma central geotérmica na Suiça, provocou diversos sismos e fecharam a central.

Diário Insular – A Suiça acaba de encerrar uma das suas principais centrais geotérmicas por induzir sismicidade para além de níveis aceitáveis. Estes “efeitos colaterais” são um dado novo, não previsível no desenvolvimento da exploração de energia geotérmica?
VHF – Em determinadas circunstâncias, no geral já conhecidas, para cada área em exploração ao longo de diversos anos o aparecimento do que se denomina “sismicidade induzida “ é um fenómeno controlável.
O surgimento de pequenos sismos isolados ou de crises sísmicas de consequências catastróficas (caso de Travalle, na Itália) relaciona-se com diversos factores desde os meramente naturais (excitação de falhas dum campo geotérmico por vibrações sísmicas em falhas exteriores ao campo) aos motivados por uma má gestão do campo geotérmico (aliás a causa mais vulgar).

DI – Poderemos ficar sujeitos nos Açores a crises sísmicas provocadas pela exploração geotérmica, que, para já, avançou em S. Miguel e está em fase de perfurações na Terceira? Essa possibilidade terá sido estudada devidamente desde o início do processo?
VHF-Levantei essa questão em 1989, aquando da grande crise sísmica que se desenvolveu na área central de S. Miguel.
Considerei que a execução do poço ribeiragrandense de 2000 m CL1 tinha sido desastrosa (técnica e economicamente) e que a exploração e respectivos ensaios eram irresponsáveis. Fui muito criticado e até veio uma missão da UNESCO verificar a situação, não se chegando a um acordo, mas levantando-se suspeitas. Anos mais tarde um estudo de impacto ambiental executado pelo Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, anexo ao texto principal da empresa COBA (que então me foi enviado para parecer e destinado à GEOTERCEIRA) admite a possibilidade de sismicidade induzida nos Açores, facto que causou engulhos a muita gente agora muito, muito geotérmica, mas antes muito anti-geotérmica. Poderei dizer nomes e narrar factos mais tarde.... Aliás, o citado director foi calmamente substituído em 1991, sem processos ou reprimendas. O contrário seria um desfecho muito incómodo ...

DI – Os dados disponíveis sobre a geotermia nos Açores já permitem tirar conclusões mais precisas?
VHF -A central suíça ora em causa é tecnicamente diferente das dos Açores. Mas como se trata de um país civilizado, o assunto não foi abafado e até circula entre os especialistas, sem segredos. No caso dos Açores, a sobre-exploração geotérmica pode conduzir a sismicidade induzida e a situações críticas de vulcanicidade (descompressão do tecto de câmaras magmáticas por rebaixamento excessivo dos fluídos geotérmicos em equilíbrio) .

Depois encontrei este artigo de um geógrafo, que critica a forma como foi criada/construida a central e os furos (e a verdade é que a subir à Lagoa do Fogo pela vertente Norte, aqueles tubos monstruosos são um grande contraste com o resto da paisagem).
http://www1.ci.uc.pt/nicif/riscos/downloads/t16/geotermia.pdf

Na página 16, fala da relação da grande crise sísmica na zona do Fogo/Congro de 1989 com a abertura do primeiro furo da central geotérmica



-A 11 de Abril abriram pela primeira vez o furo, libertação de grandes quantidades de vapor.
-A 13 de Julho fecharam a válvula de escape (impedindo a libertação do vapor)

E aí começou uma grande crise sísmica na zona que durou até Setembro. Pode ter sido uma grande coincidência...

Depois veio em 2007 outra grande sísmica na zona.

Neste momento estamos com outra actividade sísmica que começou em finais de Agosto, cerca de 2 meses depois começam a surgir variadas notícias relacionadas com a central geotérmica. Ou foi a zona de desgaseificação ou foi contaminação de uma nascente ou são tubos corroídos..

Será que andam a brincar com o Fogo (literalmente..)? Será que ao explorar uma zona já de si muito instável, não anda a provocar crises sísmicas? E pensando bem, podia ter provocado algo bem pior..
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No último mês, todas as semanas tenho um ou mais registos de sismos às 11.58 (hora marcada), por vezes é acompanhado por um segundo registo ao 12:05 e só acontecem durante os dias de trabalho, nunca registei nada ao fim de semana. Já à algum tempo que venho a pensar o que provoca estes registos, neste momento não temos grandes obras aqui na ilha, pelo que penso deve ser da Central Geotérmica. Hoje registei novamente, mas foi às 12:02.

Não será algum autocarro de transportes urbanos ? Camião do lixo ? Não estou a brincar, já falámos dos falsos sismos no teu tópico. Na Islândia o Jón Frímann passa a vida a explicar que certa actividade nos geofonos dele são humanas (além do vento, e até a ondulação costeira, etc). Pode ser qualquer coisa desse género dado ter um padrão horário.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Não será algum autocarro de transportes urbanos ? Camião do lixo ? Não estou a brincar, já falámos dos falsos sismos no teu tópico. Na Islândia o Jón Frímann passa a vida a explicar que certa actividade nos geofonos dele são humanas (além do vento, e até a ondulação costeira, etc). Pode ser qualquer coisa desse género dado ter um padrão horário.

A estação sísmica CMLA a 12km do meu sensor tb regista estes eventos..por isso tem que ser algo forte. Tambem a frequência destes eventos é sempre entre 2~3Hz, camiões/carros/etc provocam movimentos >10Hz.

Ou são explosões de pedreiras, obras ou é a central geotérmica/furos que provocam isso. Acho é da exploração geotérmica, pois a estação CMLA está bem mais perto da exploração do que o meu sensor e como regista muito melhor, digo que deve ser daquela zona. Nem o IM nem o CVARG catalogam estes eventos, como dizes tem um padrão horário, por isso só pode ser provocado pelo homem.

Eu costumo seguir o blog do Jón, eu tenho os mesmos geofonos do que ele, mas tenho muito menor definição..

@fablept obrigado pelas dicas. ;)

Eu não estive a tentar ver se encontrava como fazer isso, mas não sei como acesso a esta estação sísmica CMLA (Na Chã da Macela), nem qual o programa...Nunca tinha pensando que fosse possível tal hipótese até hoje.

Em relação à origem do problema caldeiras, acredito a 99% em erro humano (SOGEO e Quem os permite errar). Se não me engano, e como diz, em 1989 houve um problema grave nas Caldeiras, mas já em 1977, mais a norte, nas gramas, houve uma explosão no poço TG.7. Acho que este erro de agora, é um erro repetido, uma tentativa de jogar na lotaria, que pode sair bem cara. Pelo que entendi, e isso foi me dito pelo Professor Victor Hugo Forjaz, não se devem efectuar poços geotérmicos daquele tamanho a centenas de metros de falhas geológicas activas do tipo strike - slip. Este senhor parece-me que sabe o que diz, pois, é especialista na área, e foi dos grandes responsáveis por trazer a geotermia à região.

Eu vivo, ao pé de furos geotérmicos, e digo, era sempre na altura em que havia máquinas a trabalhar, que haviam sismos. Acredito que a crise de 2003-2005 teve ajuda da geotermia, e esta crise levou à activação do nosso importante vulcão. Este verão, andei a medir temperaturas da Caldeira Velha, e comparando com outros anos, os resultados foram surpreendentes. Sou a favor da geotermia, mas esta tem os seus custos, e têm que ser admitidos, e não abafados.

Amanhã faço um tutorial para aceder a sismometros de todo o mundo em tempo real (podem assistir à chegada de ondas de superficie de grandes sismos em diversos locais no mundo, escolher uma zona que esteja com muita actividade sísmica, etc). Tb vou dar umas dicas para extrair sismos usando um programa, mas os meus conhecimentos são muito básicos!

A forma mais rápida de aceder à estação CMLA é por este link (substituir o 2012.075, pelo numero do dia do ano):
http://www.iris.edu/servlet/quackquery/plotcache/webicorder_fCMLA.II.10.BHZ.2012.075.png
Dificilmente vais conseguir ver alguma coisa desta forma, mas de vez em quando consegue-se apanhar alguma coisa, ex o sismo M4.2 Falha da Gloria à 3 dias
http://www.iris.edu/servlet/quackquery/plotcache/webicorder_fCMLA.II.10.BHZ.2012.072.png
E ontem vê-se pelas +-10h a chegada das ondas de superfície do sismo M6.9 do Japão, e à 13h02 o evento desconhecido que falei anteriormente
http://www.iris.edu/servlet/quackquery/plotcache/webicorder_fCMLA.II.10.BHZ.2012.074.png

Lembras-te do sismo em Dezembro de 2011 que foi sentido aí para os lados da Ribeira Grande, já reparaste na localização do sismo?
Tb sou a favor da geotermia, mas fiquei um pouco chocado com a relação sismos-exploração geotérmica. Uma coisa é explorar em zonas completamente remotas da civilização (talvez como na Islândia?), outra coisa é explorar em zonas sísmicas e vulcânicas bem próximas de populações..


Sobre a actividade sísmica na Graciosa, saiu esta notícia no AcorianoOriental

Atividade sísmica provoca pequenas derrocadas na Graciosa

Regional | 2012-03-14 17:18
As pequenas derrocadas observadas hoje na linha de costa da Serra Branca da Graciosa surgem associadas à crise sísmica que se regista há dias nesta ilha do Grupo Central dos Açores, disse à agência Lusa fonte universitária.

Segundo João Luís Gaspar, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores, a zona em que se verificaram as derrocadas está afastada das áreas povoadas, caracterizando-se pela fragilidade dos solos.

A queda de terras observada ocorreu na sequência de um sismo de magnitude 2.7 na escala de Richter sentido na terça-feira à noite na região de Guadalupe, indicou, adiantando que esse abalo registou várias réplicas.

O sismo de terça-feira integra-se na atividade sísmica que se vem desenvolvendo a sudoeste da ilha Graciosa desde dia 3 de março.

João Luís Gaspar adiantou à Lusa que a academia açoriana está a preparar uma equipa de investigadores para enviar à Graciosa caso a evolução da crise o justifique.


http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/224355
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Uma das coisas que vocês provavelmente não sabem é a seguinte:

Aqui na Islândia temos 5 centrais geotérmica, 2 no pequeno vulcão Reykjanes (dormente há 700 anos), 2 no vulcão Hengill (dormente há 2000 anos) e 1 no vulcão Krafla (que antes de 1974 estava dormente há 200 anos)

A central no Krafla (não confundir com Katla, que é outro vulcão) começou a construção em 1974, com os primeiros drillholes, e inaugurada em 1975.

E uns meses apenas após a inauguração, em 1975, o vulcão entrou em erupção! A apenas 1km da central!

Por sorte deles, a lava correu no outro sentido, e na altura muita gente falou de que a erupção foi causada pela central geotérmica. Ora este vulcão têm erupções a aprox. 200 anos, portanto já estava próxima de uma.


Dois anos mais tarde, os cientistas continuaram a aumentar o furo, e encontraram magma a pouca profundidade, menos de 1km, e causaram uma erupção no local da central, com um jacto de lava a sair pelo furo, a única erupção até hoje causada pelo ser humano, em todo o planeta.

As erupções duraram de 1975 até 1984, naquilo que se chama uma episódio de rifting. A central dura até hoje e é visitada por centenas de pessoas, e é, digo-vos, uma forma de energia 100% limpa. Portanto, mesmo sabendo deste risco, sou a favor da central, pois no máximo causa-se pequenas erupções (o local é remoto também).


Em 2009 a Islândia começou um estudo científico (e também de aumento de produção de energia geotérmica) para fazer um deep drilling. Havia 3 locais candidatos, nos 3 vulcões onde há centrais. Em 2009, fizeram a experiência no Krafla e mais uma vez o furo atingiu a lava a apenas 2km, tendo o furo sido cancelado.

Chegámos a 2011 e 2012 e temos uma nova controvérsia. Agora mudaram o local do deep drilling para o vulcão Hengill, que está apenas a 15km de Reykjavik. Ao longo destes meses, sempre que a empresa trabalha no furo causa imensos sismos até magnitude 3.5. A experiência resultou em tantos sismos que o governo pediu à empresa para parar o projecto. Mas creio que estão agora novamente decididos em continuar. Nesta experiência também estão a injectar água carbonata para aumentar o fluxo energético (e armazenar carbono). Mas sendo a zona instável, um vulcão mostrando sinais de despertar, penso que esse local é uma escolha não muito acertada.

O que vos posso dizer é isto: os vulcões não têm erupções por fazer-se um furo; no máximo saem só umas fontes efusivas de lava. Não é possível desencadear violentas erupções se por exemplo colocarmos bombas num vulcão. Só se este estiver já com o magma pronto e junto à superfície.

O que causa grandes erupções é uma enorme entrada de magma de profundidade, e nisso o Homem nada contribui.

Deixo-vos estas histórias, partilhando o que aqui acontece. De resto, tirando esta última experiência, sou 100% a favor da energia geotérmica. É de facto, algo brutal, energia limpa, água quente e aquecimento gratuito e praticamente ilimitado.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Continuam a fazer sismos sentidos na ilha da Graciosa
2012-03-17 18:15 39,07 -28,02 8 2,0 Graciosa (Ilha) II/III Guadalupe
2012-03-17 15:07 39,07 -28,02 7 1,2 Graciosa (Ilha) II Guadalupe

E aumentou a sismicidade perto do Faial

2012-03-17 19:36 38,87 -29,20 5 2,1 W Faial --- ---
2012-03-17 11:06 38,70 -29,03 5 2,7 W Faial --- ---
2012-03-16 22:36 38,72 -29,29 - 2,2 W Faial --- ---
2012-03-16 20:11 38,92 -29,29 10 2,1 W Faial --- ---
2012-03-16 19:47 38,88 -29,23 - 2,2 W Faial --- ---
2012-03-16 19:12 38,90 -29,20 - 2,3 W Faial --- ---
2012-03-16 18:08 38,90 -29,24 2 2,9 W Faial --- ---
2012-03-16 17:31 38,88 -29,33 10 2,1 W Faial --- ---
2012-03-16 16:13 38,90 -29,32 10 2,2 W Faial --- ---
2012-03-16 15:45 38,89 -29,27 5 2,6 W Faial --- ---
2012-03-16 15:44 38,87 -29,26 5 3,4 W Faial --- ---
2012-03-16 02:16 38,88 -29,23 1 2,2 W Faial --- ---
2012-03-14 17:19 38,72 -29,02 5 2,3 W Faial


Que origem terá estes sismos?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Uma equipa de investigadores do CIVISA vai para a Graciosa hoje retirar amostras de águas e gases...

INOVA não autoriza amostragem de água nos furos do Carapacho, ilha Graciosa

19-03-2012 16:00

CIVISA impedido de recolher amostras de água nos furos do Carapacho

​No decurso da missão geológica que está a decorrer na ilha Graciosa para a avaliação da situação sísmica que afecta esta ilha desde o início do mês de Março, o CIVISA não foi autorizado pelo INOVA a realizar amostragens dos furos do Carapacho.


A campanha que envolvia a amostragem de água naqueles pontos foi definida a noite passada numa reunião de protecção civil realizada na biblioteca da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. Na ocasião, entre outras tarefas ficou acordada a referida amostragem com o apoio directo da câmara municipal, o que, no entanto, não se veio a registar pelo facto do INOVA não ter autorizado os trabalhos. Segundo João Luís Gaspar,que coordena a missão geológica na ilha Graciosa, trata-se de uma situação incompreensível tendo em atenção que em situações como aquelas em que ocorre a presente missão as prioridades de protecção civil devem, naturalmente, prevalecer sobre qualquer tipo de formalismo.

Esta e outras questões que numa situação de emergência efectiva podem colocar em causa uma resposta adequada em termos de protecção civil serão hoje discutidas no âmbito de uma reunião a realizar com o Serviço Municipal de Protecção Civil.

Não se compreende de forma alguma o porquê de recusar a analise dos furos:huh:

Nos tempos que correm hoje, acredito que tenha sido um esforço financeiro por parte da CIVISA para que em dois dias se façam algumas analise..chegam lá e batem com o nariz à porta?

É só telenovelas a Geotermia nos Açores, tb é assim na Islandia @Irpsit?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Talvez seja mesmo esse o problema, umas "escaramuças" entre a SOGEO/EDA/etc e o CIVISA devido ao que se passa nas Caldeiras da Ribeira Grande..e talvez mesmo venha de antes, a entrevista do Dr. Vitor Hugo Forjaz em 2007 não é nada meiga sobre a SOGEO.

Uma medição num furo dará mais respostas do que umas medições na superfície ou nas zonas de desgaseificação na Graciosa, enfim.....

Notícias sobre a Graciosa tem sido muito poucas.. esta notícia é do Blog da Rádio Graciosa

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil está na Graciosa para em conjunto com a Câmara Municipal estudar e preparar o apoio à população durante a crise sísmica que assola a ilha.

Pedro Carvalho, presidente do SRPCBA disse ontem à Rádio Graciosa que a população deve manter-se calma, pois trata-se de uma crise sísmica, normal, deixando pormenores mais científicos para a equipa de investigadores liderada por João Luis Gaspar da Universidade dos Açores, que chegou à Graciosa na tarde de Domingo.

Ontem foi realizado um voo de avaliação à derrocada ocorrida na costa SSW da Graciosa, tendo no seu seguimento a Protecção Civil alertado para que entre Porto Afonso e Baía do Filipe, as pessoas não acedam nem por calhau, nem no cimo das arribas.

Pedro Carvalho disse ainda que por se tratar de uma crise sísmica, e por não se poder prever o que vai acontecer, as pessoas devem tomar a devidas precauções, normais, de uma crise sísmica, e acima de tudo terem calma.

O Presidente do Serviço de Protecção Civil aconselhou as pessoas a frequentaram as páginas da protecção Civil bem como do Governo para estarem melhores informadas do que realmente se está a passar.

Entretanto foi já sentido outro sismo na tarde de sábado, nomeadamente às 17h15 e que foi sentido na Freguesia de Guadalupe com intensidade máxima III da Escala de Mercalli Modificada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Provavelmente alguma falta de enquadramento legal, hoje em dia as coisas são todas muito mais picuinhas, se calhar os doutores da tal INOVA armaram-se um bocado ao pingarelho... Nada que a burocracia de muitos meses não resolva, à boa maneira portuguesa, daqui a um ou dois anos desbloqueiam a situação.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985