Sismos e anomalias magnéticas

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Sismos Internacional - 2009

Eu nem sequer falei nisso! :) Era parvo eu se dissesse que estão a especular sobre inversões do campo magnético da terra!!

Eu falei é em estar a fazer estas analogias aos sismos assim... E com explosões solares, e raios gama de galáxias distantes.. :p

Sim realmente de origem Solar é praticamente impossível visto que o Sol apresenta um mínimo " sem fim ", e eventos mais exteriores ainda como radiação cósmica também é muito improvável já que nada de anormal se tem detectado, era realmente muito interessante a opinião de um Expert no assunto para nos tirar todas as dúvidas.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Sismos Internacional - 2009

Já estive a analisar as anomalias desde 01/08/2009, e não são assim tão raras... Ocorreram 3 desde essa data. Estou agora a verificar os sismos.

Olá Ciclone, consegues mostrar-nos essas imagens dos 3 dias que dizes que mostram anomalias idênticas às verificadas em 30 de Setembro 2009 e 25 Dezembro de 2004?

Eu em vez de ver imagens isoladas a coincidir com eventos, preferiria por exemplo uma lista de anomalias ao longo do tempo. Poderiam começar por ai

Vou opinar um pouco do lado céptico, como o Vince sugere.
Vou supor que a minha bussola possa estar a funcionar mal ou que, então, como o campo magnético estava mais fraco, ela estava mais "disponível" a ter apresentado aquela inversão.
Assim, visto ter observado algo muito polémico, vou assumir a hipótese do mau funcionamento e comprar duas ou três novas bussolas!

Não deixa de ser curioso as 2 correlações de "supostas grandes anomalias" verificadas a 30/9/2009 e 25/12/2004, mas como o Vince diz, pode ser só pura coincidência. Vamos seguir eventuais futuras "anomalias" e futuros sismos. Acho que devemos arranjar no mínimo 5 ou 10 correlações destas.

Fiquei curioso, qual é a fonte dessa informação ?

VINCE: podes encontrar muita informação científica da poderosa "emissão" do dia posterior ao sismo de Sumatra aqui http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=radio+flare+27+december+2004&meta= Foi o evento mais poderoso até agora do tipo.
Mas parece-me mesmo mera coincidência.

Da wikipedia
However, on rare occasions these objects, now believed to be extremely magnetized neutron stars and sometimes termed magnetars, are capable of producing extremely luminous outbursts. The most powerful such event to date, the giant flare of 27 December 2004, originated from the magnetar SGR 1806-20 and was bright enough to saturate the detectors of every gamma-ray satellite in orbit and significantly disrupted Earth's ionosphere.[15] While still significantly less luminous than "normal" gamma-ray bursts (short or long), such an event would be detectable to current spacecraft from galaxies as far as the Virgo cluster and, at this distance, would be difficult to distinguish from other types of short gamma-ray burst on the basis of the light curve alone.

E mas antes disso, já agora poderiam explicar as imagens em questão, que são imperceptíveis para a maioria dos leitores aqui do fórum, de preferência, com uma fonte documental.

Continuando, Vince, aqui encontras artigos científicos da perturbação magnética que ocorreu aquando do sismo da Sumatra, portanto a anomalia de 24/12/2004 está confirmada, documentada e investigada.
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=magnetic+field+sumatra+earthquake&meta=

Eu falei é em estar a fazer estas analogias aos sismos assim... E com explosões solares, e raios gama de galáxias distantes..
Rozzo, eu apenas achei curioso a proximidade temporal, não vejo qualquer relação (pelo menos olhando só para um único evento)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Sismos Internacional - 2009

Não deixa de ser curioso as 2 correlações de "supostas grandes anomalias" verificadas a 30/9/2009 e 25/12/2004, mas como o Vince diz, pode ser só pura coincidência. Vamos seguir eventuais futuras "anomalias" e futuros sismos. Acho que devemos arranjar no mínimo 5 ou 10 correlações destas.

Rozzo, eu apenas achei curioso a proximidade temporal, não vejo qualquer relação (pelo menos olhando só para um único evento)

Nem poderias olhando para um evento.. :)
Nem para 2, nem para 5.. Nem para 10.. Se podem afirmar assim como válidas as correlações!!
A estatística é uma coisa muito perigosa, especialmente o uso de correlações.. Tem que ser muito sólida a correlação para se afirmar alguma coisa.. E não é certamente com casos a contar pelos dedos das mãos que alguma coisa deste tipo seria estatisticamente significativa!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Sismos Internacional - 2009

Com correlações ou sem correlações com estatística ou sem estatística o que é facto é que se está a falar de uma hipotética troca de pontos cardeais o Norte pelo Sul respectivamente, algo extremamente insólito e invulgar que merece ser estudado ao pormenor.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Sismos Internacional - 2009

Com correlações ou sem correlações com estatística ou sem estatística o que é facto é que se está a falar de uma hipotética troca de pontos cardeais o Norte pelo Sul respectivamente, algo extremamente insólito e invulgar que merece ser estudado ao pormenor.

Não estou dentro do assunto, nem sei se isso é sim ou não, por isso não vou pronunciar nem contrapor naturalmente! :)
Mas como se estava a associar isto a causa de sismos, e não vejo relação, daí ter dito aquilo! ;)
Porque me parece completamente fora do contexto do tópico!
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Re: Sismos Internacional - 2009

Não estou dentro do assunto, nem sei se isso é sim ou não, por isso não vou pronunciar nem contrapor naturalmente! :)
Mas como se estava a associar isto a causa de sismos, e não vejo relação, daí ter dito aquilo! ;)
Porque me parece completamente fora do contexto do tópico!

Sim é verdade, acho que se devia abrir um tópico para este tema
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Sismos Internacional - 2009

Claro que não.
Um n=2 é muito reduzido.
(aproveito para referir, offtopic, que como investigador doutorado em medicina, havias de ficar surpreendido com a quantidade de estudos com n=3 e n=4 que até são publicados em revistas de alto factor de impacto)

Eu não estou aqui para provar que existe uma correlação, acho que deixo isso para os profissionais e doutorados na área. A minha ligação é lenta para poder observar os vídeos de todos os dias do campo magnético desde 2003. E nem sequer tenho conhecimentos sobre o campo magnético terrestre.

Apenas sigo esta situação porque me parece muito interessante. No sismo de Sumatra houve uma anomalia no dia anterior, e depois ocorreu um sismo muito poderoso, e parece (eu digo parece) que a situação se repetiu. E claro são apenas dois casos. Mas a situação de 2004 foi extensamente investigada pelos geólogos, como podem ver no link que citei acima.

Nota os títulos:
"ULF geomagnetic anomalous changes possibly associated with 2004.."
"Geomagnetic pulsations caused by the Sumatra earthquake"
"Earth's Free Oscillations Excited by the 26 December 2004 Sumatra .."

Os investigadores não atribuem ainda uma relação clara, mas admitem a possibilidade.
Nem poderias olhando para um evento.. :)
Nem para 2, nem para 5.. Nem para 10.. Se podem afirmar assim como válidas as correlações!!
A estatística é uma coisa muito perigosa, especialmente o uso de correlações.. Tem que ser muito sólida a correlação para se afirmar alguma coisa.. E não é certamente com casos a contar pelos dedos das mãos que alguma coisa deste tipo seria estatisticamente significativa!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Sismos Internacional - 2009

Mas espera, é que a meu ver é completamente diferente dizeres-me:

1) anomalia -> sismo

2) sismo -> anomalia

Completamente diferente! E no teu último post estás a dizer o 2) parece-me.. Isso embora complexo, e não tenho conhecimentos para avaliar bem, não me parece tão totalmente descabido como o 1) que era o que se estava a dar a entender aqui...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Sismos Internacional - 2009

Não estou dentro do assunto, nem sei se isso é sim ou não, por isso não vou pronunciar nem contrapor naturalmente! :)
Mas como se estava a associar isto a causa de sismos, e não vejo relação, daí ter dito aquilo! ;)
Porque me parece completamente fora do contexto do tópico!

E tens muita razão no que disseste até porque nem todos os sismos têm origem no campo magnético, mas a questão é no sismo de Sumatra se realmente foi detectada uma grande anomalia eu posso dar um desconto, agora pelos vistos foi detectada outra grande anomalia neste enorme sismo do dia 30 pronto ainda fico na dúvida, agora se ocorrer uma 3ª grande anomalia seguida de um grande sismo ai sinceramente eu já não acredito em coincidências e quando uma pessoa me diz que a sua bússola troca o Norte pelo Sul ainda mais estupefacto fico. De qualquer forma considero importante estarmos a discutir isto é sinal que mostramos preocupação e estaremos sempre um passo á frente de qualquer evento que ocorra.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Sismos Internacional - 2009

Mas espera, é que a meu ver é completamente diferente dizeres-me:

1) anomalia -> sismo

2) sismo -> anomalia

Completamente diferente! E no teu último post estás a dizer o 2) parece-me.. Isso embora complexo, e não tenho conhecimentos para avaliar bem, não me parece tão totalmente descabido como o 1) que era o que se estava a dar a entender aqui...

Meu caro, eu nem quero assumir nem uma nem outra. Apenas refiro que há dados de uma anomalia (no registro magnético) registrada a dia 25/12/2004, ou seja um dia antes. Podes ver a imagem postada pelo Ciclone, desta data.

No entanto, nos artigo científicos que apresentei o link, num eles falam duma anomalia associada ao sismo; noutro eles falam duma anomalia que se segui ao sismo.

Mas no registro do campo magnético, a anomalia é a dia 25; o sismo a dia 26.Eu não estou aqui para confirmar que há uma correlação nem para julgar esta, até porque é polémica. Apenas apresentei o facto. E isso é verdade, ocorreu a dia 25, embora no artigo foi citada como após o sismo.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Sismos Internacional - 2009

Aqui vai a observação do campo magnético.
Dia 25, é um dia antes.
Mas agora não me atrevo a afirmar que há correlação!!

Pode ser só uma série de coincidências.
Como o Vince diz, não se pode afirmar uma conclusão científica de apenas dois ou três eventos!
A minha opinião é que não é coincidência, mas isso é só e apenas a minha opinião.

Alguém tem ligação rápida para verificar os dias anteriores a outros grandes sismos nos últimos anos?
Aqui vai o link do campo magnético todos os dias desde 2003
http://www2.nict.go.jp/y/y223/simula...ime/movie.html
Normal:
02102009.jpg


Grande anomalia:
25/12/2004
25122004.jpg


30/09/2009
30092009.jpg
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Aqui vai a observação do campo magnético.
Dia 25, é um dia antes.
Mas agora não me atrevo a afirmar que há correlação!!

Pode ser só uma série de coincidências.
Como o Vince diz, não se pode afirmar uma conclusão científica de apenas dois ou três eventos!
A minha opinião é que não é coincidência, mas isso é só e apenas a minha opinião.

Alguém tem ligação rápida para verificar os dias anteriores a outros grandes sismos nos últimos anos?
Aqui vai o link do campo magnético todos os dias desde 2003
http://www2.nict.go.jp/y/y223/simula...ime/movie.html

Já verifiquei alguns dos maiores sismos que ocorreram ultimamente e só antes do de 26/12/2004 é que encontrei a anomalia.
Mas acho que o que se tem que fazer é procurar as anomalias e depois verificar se houve algum sismo de magnitude superior a 6,0º nas horas seguintes. Digo de magnitude superior a 6,0 porque de magnitude superior a 5 há quase todos os dias, mas superior a 6 já não há tantos. Embora nestes últimos tias tenham ocorrido muitos, só ontem foram dois.
Eu já analisei as anomalias desde 1 de Agosto deste ano, hoje à tarde apresento os resultados.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sismos Internacional - 2009

Olá Vince. Eu, que fui uma das pessoas que colocou a questão da influência do Sol, falei nisso, não por acreditar que o sol pudesse causar estes sismos (pois sei muito bem da questão das placas tectónicas, do seu movimento, ...), mas por saber que as alterações do campo magnético da terra são provocadas pelo Sol, pela radiação emitida pelo mesmo. Estava só a tentar perceber se estas alterações do campo magnético referidas teriam sido causadas por alguma erupção solar mais intensa. Não tendo sido, fica a dúvida do que o causou (e isto se as imagens do campo magnético aqui apresentadas, forem mesmo muito incomuns:huh:).


Antes, durante e após sismos (e erupções) há muitas vezes anomalias electromagnéticas, estão bem documentadas em imensos estudos que se fazem já desde os anos 60 século passado (ver por ex. referências no estudo linkado em baixo) e é um dos vários caminhos que se exploram na ciência da previsão que está ainda na idade da infância dada a complexidade e arbitrariedade destes eventos. Embora pelo que percebi, a sua detecção não é tão simples como olhando apenas para uma dessas imagens usadas neste tópico, e infelizmente para a ansiada capacidade de previsão, não ocorrem sempre nem da mesma forma, longe disso.

Por exemplo nestes papers fala-se bastante do assunto:
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/8/501/2008/nhess-8-501-2008.pdf
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/9/1567/2009/nhess-9-1567-2009.pdf
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/1/23/2001/nhess-1-23-2001.pdf
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/9/585/2009/nhess-9-585-2009.pdf


E tal como o rozzo referiu há dias, estamos a falar de sismos - > anomalia, ou para ser mais correcto, movimentos tectónicos ou outros eventos conhecidos ou desconhecidos nas entranhas da terra que geram anomalias além dos próprios sismos, podendo essas anomalias até ocorrer antes do próprio sismo e isso poder um dia até poder ser usado como previsão. Acho que ninguém duvida das anomalias relacionadas com sismos, basta observar que a terra está cheia de locais onde há anomalias magnéticas permanentes devido às características do local, pelo que é normal se ocorrerem alterações físicas nas profundezas antes/durante/depois de um sismo haja anomalias. Uma ruptura de 10 metros ao longo de 1600 km como foi no sismo de 2004 obviamente tem que gerar muita coisa. Mas relativamente a grandes anomalias pré-sísmicas já sou mais céptico. Acredito sim em sinais/alterações de padrões,etc, de observação atenta e local indiciando que algo se está a passar antes da grande ruptura.

Agora sobre as anomalias exteriores/cósmicas gerarem os próprios sismos já me parece algo bastante estranho e difícil de compreender. Pelo que entendi nalguns textos, por exemplo tempestades magnéticas solares afectam é as próprias observações/estudos pois contaminam os dados que se estão a analisar com origem na Terra.

Mas isto é apenas a minha humilde opinião que sobre o assunto não percebo nada.
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Ha uns tempos vi um documentario em que falavam da Terra e disseram que se um dia os polos inverterem seria o caos,desde os aparelhos electronicos,aos animais,as mares... :shocking:
Mais um...
"11H32: A magnitude 6.5 earthquake shook Jakarta, Indonesia, today, the U.S. Geological Survey said"