Sismos e anomalias magnéticas

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por irpsit 10 Out 2009 às 20:33.

1. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Isso sim seria o tão falado Apocalipse para nós mas realmente já aconteceu á cerca de 750 mil anos.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    A região de Jakarta, bastante próxima da fronteira geológica com a placa indo-australiana e inserida num arco de ilhas vulcânicas devido a um processo de subducção entre placas, não que o fosse necessariamente, mas neste caso tem tudo o necessário para que se considere uma zona de médio a elevado risco sísmico, o que se tem confirmado ao longo do tempo!

Apesar do nível de destruição ser muitas vezes uma realidade e obviamente não desejável, perdoem-me a expressão, certamente entendem se disser que a dinâmica geológica sobretudo nesta região do globo com o seu puzzle tectónico, me fascina...!

3. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Re: Sismos Internacional - 2009

Eu tenho a mesma opinião Vince.
    Se realmente, como o Ciclone disse, só ocorreram duas anomalias relacionadas com o sismo de Sumatra e os de Samoa/Padang, então estas anomalias mais largas só ocorrem antes, durante ou depois de sismos muito poderosos (de magnitude 8 ou 9)
    Por si só, dá um excelente método de possível previsão, aliado a todos os outros sinais (radon, anomalias nos poços, comportamento estranho dos animais, fenómenos luminosos antes dos sismos, etc)

4. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Excelente topico mas aterrador ao mesmo tempo:shocking:. Nao me agrada nada saber q algo se está apassar debaixo dos nossos pés q até afecta o magnetismo terrestre:surprise:

5. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Estive a ver as imagens do link e só vejo rabiscos vermelhos e azuis e ñ percebo o q querem dizer:huh:, peço desculpa mas deve ser do avançado da hora :D

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Uma pessoa não inscrita no fórum e ao qual renovo aqui o convite para aparecer por cá, fez-me chegar alguma informação sobre esta temática após ler este tópico.

Além de redes de estações sísmicas com magnetómetro para detectar sinais magnéticos de baixa frequência que já existem em variados locais, também existe um satélite francês, o DEMETER (Detection of Electro-Magnetic Emissions Transmitted from Earthquake Regions) que tem precisamente a missão de monitorizar as emissões electromagnéticas em zonas sísmicas, oriundas da terra e não do espaço, nada tem portanto nada a ver com o tipo de produto/discussão abordado anteriormente aqui relativamente ao site japonês.

Trata-se de um satélite apetrechado com variados sensores em órbita não geoestacionária (leva portanto bastante tempo a passar novamente no mesmo local) e que já tem registado alguns aparentemente sucessos (e também insucessos) em detectar emissões electromagnéticas quando passa sobre as zonas onde veio a ocorrer um sismo.

O mais recente foi precisamente o sismo de Samoa. A órbita do satélite sobre essa região anterior ao sismo foi 7 dias antes e detectou várias anomalias:

7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Re: Sismos Internacional - 2009

O problema é que a terra abaixo da superfície deve ser um sistema tão ou mais caótico do que é aqui em cima, com a grande desvantagem do pouco conhecimento e visão que temos do que se passa lá em baixo. É quase nulo.
    Por exemplo o gás radão e a polémica que houve com o sismo de L'Aquila e a previsão de Giampaolo Giuliani baseada nesse método. Desde os anos 70 que se sabe que por vezes há uma relação entre sismos e gás radão. Mas esses sinais eram muitas vezes contraditórios, havia situações onde até havia diminuição de radão onde depois ocorriam sismos, outras onde havia aumentos e não se passava nada ou passava a grande distância.

Como métodos de previsão são muito inconsistentes, com todas as implicações que isso tem, por exemplo humanas/sociais. É complicado ou mesmo impensável gerires um plano preventivo ou mesmo de evacuação baseado em previsões tão falíveis. Em dois ou três falhanços tudo seria descredibilizado. Por exemplo a referida previsão de Giampaolo Giuliani foi para uma semana antes e na cidade errada, a 50km da cidade mais atingida.

Ainda estamos longe de ter algo mais consistente nesta área mas talvez um dia lá chegaremos. Pessoalmente penso que isso passará por um profundo conhecimento e observação local/regional adquirido ao longo de décadas e não baseado em fórmulas ou conceitos universais, e a posterior detecção de anomalias de variados tipos nessas zonas pois cada caso será um caso.

8. kikofra

kikofra
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Abr 2008
    Local:
    Leiria (115m)/Lourosa/Porto
    Hoje outro sismo e outra anomalia

9. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    É muito interessante saber mais um dado dessa ligação magnetismo - sismos.

Kikofra: não estou a ver qualquer anomalia magnética na imagem que colocaste, em relação aquilo que foi observado nos sismos de Samoa/Padang e no de Sumatra.
    Mas houve efectivamente um 7.3 na Indonésia, mesmo ao largo de Timor.

10. |Ciclone|

|Ciclone|
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Mai 2009
    Local:
    Lisboa
    Atenção que essa imagem não mostra nenhuma anomalia, pelo menos que permita relacionar com um sismo. Anomalias dessas ocorrem quase todos os dias.

11. mig500

mig500
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    27 Fev 2010
    Local:
    oeiras
  12. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Sim, estive a ver o teu vídeo de 25 de Fevereiro e realmente ocorreu uma anomalia magnética muito significativa (dois dias antes do sismo do Chile).

Só encontro anomalias idênticas a estas, um ou dois dias antes dos sismos de Sumatra 2004 e Samoa/Padang 2009. Já são 3 casos. Isto pode ser significativo.

Reparem bem na inversão e distorção das linhas magnéticas do norte e do sul:

Sismo Chile 2010

Sismo Sumatra 2004

Sismos Samoa e Padang 2009

Situação normal

(Copyright@NICT)
    http://www2.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/home.html

13. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    para quem tiver hipotese acho que este seria um bom caso de estudo...

tenho uma dúvida, pois não percebo nada disto dos campos magnéticos, segundo o que entendi as linhas do campo magnético da terra alteram-se com a "proximidade" de um grande sismo, a minha quetão é a seguinte: exixte mais algum fenómeno que altere as linhas do campo magnético?
    obrigado

14. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Enviei um email ao grupo japonês que mantém os registos do simulador da magnetosfera. Quando tiver resposta, escreverei de novo.

15. mig500

mig500
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    27 Fev 2010
    Local:
    oeiras

Boa. Estou mesmo curioso em saber a resposta!!! :)

Ainda ganhamos um Nobel... lol

Partilhar esta Página