Sismos Portugal - 2009

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Sismo de magnitude 6,1 sentido em Portugal

Antes de mais, espero estar a postar isto no tópico certo, se estiver errado então peço desculpa a todos, e que movam. o tópico para o sitio indicado se estiver mal.


Esta madrugada ocorreu o Sismo bem sentido em Portugal, mais no Sul e Centro mas também em Espanha e Marrocos.
Digo-vos que nunca senti um destes, além disso passou é uma Intensidade Média. Dizem que os Medidores de Sismos o sentiram durante minutos. Eu e outras pessoas sentiram apenas uns segundos, mas confesso que foi assustador, porque parecia que o meu Tecto ia ruir mesmo em cima de mim.
Mas o que acho mais preocupante é que a seguir a este Sismo, houve mais 8 réplicas de fraca intensidade até as 03:47
Digo-vos mesmo que acho isto muito preocupante, para mim até parece ser um aviso que no Futuro poderá haver um desastre com um Sismo no mesmo Local, mas espero que não aconteça.

Bem mas o importante é que não houve estragos nem nada de mal.
Mas era interessante toda a comunidade debater este assunto, considero isto interessante.

Para quem quiser consultar mais informação sobre sismos Sentidos aqui tem.

http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/

Também quem quiser meter noticias sobre o acontecimento pode o fazer para deixar as pessoas que por aqui passam mais informadas ;)

Cumps
 


CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Bem mas falando no Sismo, como já disse, Houve 8 Réplicas até as 03:47H, está la no IM.
Eu acho 8 Réplicas algo muito estranho mesmo, nunca vi nada assim.
E o Sismo que foi perto aqui de mim confesso que me assustei bastante.
Estava sentado a ver TV quando ouvi primeiro um baralho estranho e depois é que tudo tremeu durante 10 segundos. Até pensei do tecto ruir mesmo em cima de mim. Foi cá um susto.
Acho isto preocupante pois acontecer um 6.1 e depois 8 réplicas é algo mesmo preocupante, felizmente não houve danos.

sismoh.jpg

Fonte: IM
 

Earthling

Cirrus
Registo
22 Set 2008
Mensagens
42
Local
Vila Franca de Xira
Ok.... Décima réplica há meia hora!!!!


10 réplicas!!!!!!!!

Isto é normal??? Espero que seja dissipação de energia!!!! Teoria essa a que me vou agarrar para ir dormir senao hoje nao durmo!!! Alias faz todo o sentido!!


brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Tens Razão. Mais 2 Réplicas, é uma coisa muito estranha, nunca vi nada assim mesmo.
Também é de Afirmar que o IM deu Grau V ao Sismo de 6.1, antes era IV/V.

Sinceramente isto assusta, será normal isto?

sismos1.jpg

Fonte: IM
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas por aqui o sismo também foi bem sentido , o sofá parecia que tinha rodas e arvore de natal e os candeeiros fartam-se de balançar:)
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
CMPunk Tens Razão. Mais 2 Réplicas, é uma coisa muito estranha, nunca vi nada assim mesmo.
Também é de Afirmar que o IM deu Grau V ao Sismo de 6.1, antes era IV/V.

Sinceramente isto assustada, será normal isto?

Sim é muito normal , algumas replicas podem até surgir dias depois , sendo que até algumas de intensidade quase idêntica ao sismo principal ou mesmo acabarem de um momento para o outro , por vezes até por coincidencia ou não , surge outro sismo em outra zona do planeta de maior ou menor intensidade :thumbsup:
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

aqui o sismo também foi bem sentido, eu e a minha mulher sentimos a casa a abanar, as janelas a ranger e tudo dentro de casa a mexer, os miudos nem acordaram.
Ao principio sentimos um barulho de fundo grande que a minha mulher até disse que devia ser o som dos moinhos eólicos aqui por trás de casa, e eu disse que era provável devido ao vento estar de oeste, logo a seguir o rádio despertador começa a fazer uma interferência enorme, e logo de imediato chegou a tremideira que durou para aí no máximo 10 segundos. Deu para assustar!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

o sismo foi perfeitamente sentido por aqui por volta da 1:30 h da manhã, acordei com a cama a balançar bastante para a esquerda e direita, parecia que estava alguém debaixo dela a mexer, durou cerca de 10/12 segundos e alguns quadros ficaram ligeiramente desalinhados da sua posição na parede...vi logo que seria um sismo... depois disso não detectei mais nenhuma réplica... o facto de viver num 7º andar amplificou os efeitos do sismo...Deu para assustar e ficar de sobreaviso... Outras pessoas das redondezas também o sentiram...

Espero que não haja vítimas nem estragos em zonas mais próximas do epicentro pois a magnitude é já considerável... ouvi agora na televisão ( TVI 24) que foi 6.3 Richter...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bem, se não contei mal, réplicas já foram 15! :surprise:
Tal como já tinha postado logo a seguir ao sismo, isto por aqui sentiu-se e bem!! Foi tipo em duas vagas... uma mais forte, com abanões laterais que fizeram ranger e tilintar os armários e copos, depois acalmou durante 1 a 2 segundos e novamente nova vaga, que começou com abanões laterais e acabou tipo tremideira... no total terá durado cerca de 10 a 15 segundos!! Este já foi assustador!
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Boas.
Eu só de falar até me arrepio! Foi uma coisa brutal... nem sei descrever. Janelas, portas tudo tremia e abanava.
Entretanto o site do IM está assim:
The service is not available. Please try again later.
Devem ser tantas as pessoas à procura de mais informações que até o servidor vai abaixo.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia!
Noite de emoções fortes esta!
Cerca da uma e tal da manhã, estava eu a dormir sossegado, sou acordado pela minha companheira, levantei-me logo, e ainda vi uma estante alta que tenho a abanar bem... num 8º andar a coisa sente-se com vigor.
Depois já não dei conta de mais tremores...