Sismos Portugal - 2009

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por Luis França 4 Jan 2009 às 23:40.

1. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Bem-vinda ao fórum METRIC.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Bem vinda METRIC:thumbsup:, eu ñ senti pq como tenho q acordar ás 5h estava ferrado no sono. Porem digo-te q é o maior dos sustos q posso apanhar (nem cobras, aranhas etc metem medo:cool:), pq qnd se sente o chao abanar debaixo dos pés é mesmo complicado fugir a isso:eek:

3. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Veio tamb o sr da P Civil a dizer q "é normal" isto acontecer, e acho piada a isso pq dizem sempre o mesmo só p ñ assustar o povo. Normal sim haver tremores mas ñ desta intensidade, se fosse normal ñ havia este alarido;)

4. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Mesmo que não queiram admitir, isto está tudo interligado... É só uma questão de tempo até haver um sismo de intensidade FORTE para abrir os olhos a muita gente que precisa...

Mas não podemos viver sempre na preocupação, não é...?...

5. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Eu acho que já se está a gerar demasiado 'medo' e alarido, os grandes sismos em Portugal podem acontecer e já aconteceram, Portugal é uma zona de grande actividade sismica, mas parece que a maioria das pessoas crê que não.

É obvio que pode acontecer um ENORME sismo amanhã de 8.0 ou daqui a 100 anos, ninguém sabe, os sismos não se podem prever pois é impossivel, parece que agora algumas pessoas se esquecem desse facto, não podemos viver com medo ou assim ninguém saía de casa, pois podem ser atropelados e morrer.

Cada um tem de estar preparado para este tipo de eventualidades e não só sismos, tempestades, trovoadas, etc.

A falta de organização e a sua fraca capacidade de resposta a situações de crise das autoridades Portuguesas não é segredo para ninguém, todos queriamos que fossem eficazes mas vá-se lá saber porquê não são o pretendido...

Em caso de catástrofe é nas populações que reside a capacidade de resposta, por isso convém estarem preparadas para todo o tipo de eventualidades, as populações devem se informar sobre todo o tipo de eventos que ocorrem no nosso Mundo de modo a estarem informados e, em caso disso, prestarem todo o tipo de ajudas/esclarecimentos a quem precise.

PS: As catástrofes/acidentes não acontecem só aos outros.

6. jorgepaulino

jorgepaulino
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    N Arraiolos
    Bem vinda!

Agora imaginem ouvir o "uivo" praticamente de 15 em 15 minutos como eu ouvi uma noite no mês de Junho passado aqui na minha zona. Aterrador.

Em relação a este, estou surpreendido pois estava na rua, no patio da casa, e ouvi o "uivo" e só me apercebi de terem vibrado as paredes e pouco mais...

7. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Em Braga, num quinto andar, estava acordado a essa hora e não ouvi nem senti nada.

8. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Olá, passei por aqui agora apenas para lamentar a falta de informação da opinião pública acerca de onde se registou o grau 6 relativamente ao sismo da passada madrugada.
    Não tenho duvidas que seria de consequências catastróficas a ocorrência de um sismo de grau 6 no território de Portugal Continental; só que isto não é, obviamente, divulgado à opinião pública.

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1449950

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1449808

10. CMPunk

CMPunk
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2007
    Local:
    Faro / Mata Lobos
    Boas Pessoal!
    Aqui na minha Zona praticamente todos sentiram o Sismo, algumas pessoas que dormiam até pensavam que estavam a sonhar.
    Digamos que aqui sentiu-se muito forte este Sismo, pois várias pessoas daqui referiram que tudo tremeu bastante.
    Ainda bem que não aconteceu nenhum estrago.

Estive a dar uma vista de olhos ao IM e reparei que no total foram 20 Réplicas, sendo que depois houve mais umas Réplicas em outros Sítios, a ultima a Norte de Sines.

Concordo com quem diz que é normal, pois todos dias isto acontece mas tenho a opinião que isto é um aviso sobre um Sismo maior ou parecido.

Cumps

11. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Serviço Municipal de Protecção Civil de Setúbal solicita aos munícipes o envio de dados sobre o sismo

O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Setúbal está a solicitar aos munícipes o envio de dados sobre o sismo verificado nesta madrugada. Com esta colaboração, o SMPC pretende obter informações que permitam verificar, catalogar e definir zonas onde os efeitos de um sismo possam ser mais prováveis.
    As pessoas que sentiram o abalo podem colaborar enviando uma mensagem electrónica com relatos e fotos relativos do fenómeno, para smpc@mun-setubal.pt
    As descrições devem incidir em episódios como móveis a tremer, candeeiros a balouçar e molduras caídas e ainda em efeitos visíveis como fissuras ou brechas nas casas, na rua ou em muros. As mensagens devem referir morada e freguesia e, de preferência, indicar as características da habitação – moradia/prédio, andar, existência de estrutura resistente em betão armado e o tipo de paredes, etc.
    Com esta colaboração, o SMPC pretende obter informações que permitam verificar, catalogar e definir zonas onde os efeitos de um sismo possam ser mais prováveis.

Rostos On Line

12. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
  13. Prof BioGeo

Prof BioGeo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Dez 2006
    Local:
    Moura, Alentejo
    De acordo com aquilo que sei, o "uivo" (que por acaso ouvi perfeitamente) deve-se à passagem das ondas sísmicas do solo para o ar, onde se propagam como som. São as ondas de compressão ou longitudinais (que os alunos na escola chama de "Ondas P") que causam este efeito, pois têm a capacidade de se propagar no ar.

14. jorgepaulino

jorgepaulino
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    N Arraiolos
    Como já aqui vi escrito o "uivo" é um som grave, parecido a um motor a trabalhar debaixo do chão (som grave e abafado).

Por exemplo, um subwoofer dos sistemas de som de sala produz sons muito identicos ou praticamente iguais, quando estamos a ver um filme e há explosões, ou quando colocamos o DVD a testar todas as colunas de som.

15. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Desde o sismo de 6,0 o número de réplicas registadas já vai em 24. :unsure:

Partilhar esta Página