Sismos Portugal - 2009

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por Luis França 4 Jan 2009 às 23:40.

1. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Subscrevo por baixo. :thumbsup:

2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Em teoria, um sismo "ideal" é aquele que liberta a maior quantidade de energia possível sem causar estragos e este encaixa nisso.

Também não sei que querem que seja dito, dizer que há motivos para preocupações não tem fundamento cientifico pois ninguém sabe o suficiente para afirmar uma coisa ou outra.

E a prevenção dos sismos não se faz de um dia para o outro, tipo, vou agora prevenir-me num instante porque houve um sismo forte. Faz-se ao longo de décadas com politicas ao nível da construção, coordenação, etc,etc.

Estes sismos fortes que não causam estragos são bons para nos alertar para o perigo dos mesmos e que essas politicas não sejam desleixadas.

3. Paulo M.

Paulo M.
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Abr 2008
    Local:
    Tomar
    Por algumas pessoas não terem sentido o sismo não quer dizer que as ondas sísmicas naquele local tenham passado com menos intensidade.

A maioria das pessoas na altura em que ocorreu o abalo estavam no interior de edifícios e o comportamento do edifício determina a percepção das pessoas em relação ao mesmo. Quando mais alto for o piso em que estiver, em relação ao solo, maiores vão ser os deslocamentos, a não ser em raras excepções onde os pisos inferiores podem registar deslocamentos superiores aos superiores.

De edifício para edifício, os movimentos registados também são diferentes e dependem em muito da maneira como o edifício foi projectado. Se os elementos estruturais forem de aço, típico em alguns edifícios de escritórios, a estrutura vai "vibrar" durante mais tempo do que num edifício tradicional de betão e consequentemente as pessoas vão sentir o sismo durante mais tempo.

Se o edifício estiver sobre solos mais brandos, estes têm tendência para aplicar as ondas sísmicas e aumentar assim a sua percepção.

4. Geostrofico

Geostrofico
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Jan 2007
    Local:
    Lisboa
    Nos ultimos 5 anos houve 3 sismos consideraveis, que foram sentidos por diversas pessoas em todo o território continental Portugues.

Dezembro de 2004
    Fevereiro de 2007
    Dezembro de 2009

Não me recordo de que tenha havido anteriormente no meu tempo de vida situações indenticas. Houve sismos que foram sentidos no Algarve, mas nao sentidos em todos o pais como estes 3 referidos

5. JoãoPT

JoãoPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Nov 2008
    Local:
    Vidigueira
    Eu senti e apanhei um valente susto:shocking: tava deitado na minha cama a ver um filme quando ouvi um pequeno barulho que parecia um camião a passar, e de momento o meu colchão começou a tremitar, logo a seguir começou a abanar tudo de forma considerável...:surprise: já foi bastante forte este sismo...

6. Ana M

Ana M
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    17 Dez 2009
    Local:
    Santarém
    Boa tarde

Eu sou de Santarém e acordei com o sismo.
    para além de me aperceber de um som forte, algumas portas tremeram e senti as paredes a oscilar, apenas por breves segundos.
    Felizmente, não provocou quaisquer tipo de danos, como rachas.
    No meu prédio, a percepção do sismo foi bem sentida. Mas efectivamente no meu local de trabalho, uma grande percentagem não teve noção do que se passou, referindo estar a dormir.

7. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    A referires apenas tráfego, ainda estive um minuto ás aranhas e ver que tipo de tráfego se tratava.

Mas neste caso parece que essa teroria não se confirma, visto que os Algarvios foram dos últimos a acederem à internet e terá sdo dos locais onde se sentiu mais o sismo.

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O rijo não estava a afirmar isso, estava apenas a falar da curiosidade do EMSC gerar automaticamente um produto de "sismo sentido" apenas pelo tráfego de visitas ao site, uma ideia bastante simples e interessante. Ou seja, n requer sequer que as pessoas informem explicitamente, eles pelo tráfego súbito e a origem dele conseguem logo ter uma ideia onde foi sentido.

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

É verdade. É uma coisa que surpreende, mas tem lógica. Em 2007 e agora não senti muito, moro num edifício já com algumas décadas mas andar baixo, mas num anterior sismo penso que epicentro a SW de Cascais, morava perto desta casa mas no último andar novo e em cima de uma colina e na altura senti o prédio a oscilar imenso, e amigos que moravam no vale próximo não sentiram praticamente nada.

É significativa a diferença que pode haver mesmo em locais bastante próximos.

10. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Eu é que, também, me expliquei mal e era sobre isso que referi.

Por um lado pode existir poucos internautas algarvios a acederem a esse site, por outro esses internautas não acederam ao site logo após o sismo.

11. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Houve há pouco um sismo de magnitude 5,4 a norte dos Açores:

2009-12-17 14:55:38.4 42.37 N 30.46 W 10 mb 5.4 AZORES ISLANDS REGION

Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Era precisamente isso que ia referir André, também já de uma magnitude considerável 5.4..

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Um pequeno de M2.0 noutra zona, 41km a sul de Tavira.

Magnitude ML 2.0
    Region STRAIT OF GIBRALTAR
    Cadiz
    Date time 2009-12-17 at 15:43:19.0 UTC
    Location 36.78 N ; 7.47 W
    Depth 1 km
    Distances 70 km SW Huelva (pop 144,174 ; local time 16:43 2009-12-17)
    41 km S Tavira (pop 13,871 ; local time 15:43 2009-12-17)
    39 km SE Luz (pop 3,627 ; local time 15:43 2009-12-17)

14. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Afinal, parece que ainda abriu algumas fissuras em prédios em Portimão.

Um facto que constatei esta tarde, foi de muitas pessoas dizerem que foi 2 sismos ao mesmo tempo, devido ao facto de ter havido 2 abanões com uma pausa de 2 a 3 segundos de intervalo entre dois.

15. METRIC

METRIC
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    17 Dez 2009
    Local:
    Portimão
    Aqui em Portimão sentiu-se e de que maneira! A cama, a secretária, a estante, as janelas, estava tudo a abanar, mas o pior nem sequer é isso, mas sim, e aqui vou roubar a palavra a alguém que o mencionou anteriormente, o "uivo" do sismo. Foi muito assustador, e devo confessar que me senti paralisada na cama, muita tensa, sem conseguir reagir adequadamente.:hehe: Sem dúvida o sismo mais forte que já senti.

Partilhar esta Página