Sismos Portugal - 2010

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Gostei de ler o que escreveste afinal parece que afinal alguém está atento ao que se passa na Aldeia da Serra. Se vires em outros tópicos, deste ano e do ano passado, tenho respostas minhas a sismos que consigo ouvir e sentir, especialmente em Junho de 2009.

Se precisarem de alguma coisa mandem pm, gostaria de saber mais sobre o estudo e a sua evolução !!

A ver se percebi: transformante é significado que pode estar a mudar qualquer coisa, cavalgante, é o quê, está a sobrepor-se a outro pedaço de terreno ?

Não sou eu que estou a fazer o estudo, mas tenho acompanhado a sua evuloções, pois ele esta a ser levado a cabo por professores meus. Mas não bem isso.. Transformante é como a falha de Santo Andre, nos EUA, Deslizam lateralmente, lado a lado. Cavalgamento é quando ha algo que não broqueia esse deslocamento laterar e obriga a cavalgar, nesce caso concreto ascendeu a aldeia da Serra.

A Aldeia da Serra o que se esta a supor ser é um “push up” activo associado à falha de Ciborro e ao lineamento de S. Gregório. Mas so o tempo e o decorrer irão provar!

Deixo-te aqui o resumo da investigação:
http://metododirecto.pt/CNG2010/index.php/vol/article/viewFile/56/243
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bom material ! :thumbsup:

Engraçado que a história que sempre ouvi da minha avó a dizer que "os antigos dizem que os cabeços da anuada(nome local?) estão a crescer", correspondem a uma falha marcada no mapa, a norte de Igrejinha! ;)

Sim, Eles estão realmente a crescer!! Mas não á escala do tempo dos nossos antepassados. Mas alguem ententido ou curioso na materia que reparou nisso!! hehehe
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sismo de magnitude 3.3 com epicentro a 35 quilómetros de Aljezur

Um sismo de magnitude 3.3 (escala de Richter), com o epicentro a 35 quilómetros de Aljezur, foi hoje registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo informou o Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo foi registado às 07:14, mas o IM acrescenta que "não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido".

i
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A informação do catálogo de sismos do IM aponta para 3,1.

As "minhas fontes" no local também não deram por nada...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Actividade Sísmica em 2010 – Balanço Preliminar
Em termos da sismicidade registada pela rede sísmica operada pelo Instituto de Meteorologia no território nacional em 2010, verifica-se que a maior parte da actividade sísmica na área do Continente e região adjacente teve origem epicentral em área submersa, a Sul e Sudoeste de Portugal Continental, na zona de interacção entre as placas tectónicas Núbia e Eurásia, sendo ainda de registar algumas ocorrências mais importantes com epicentro em terra, em particular no Alentejo.

Foram registados neste ano, no Continente e região adjacente, 2341 sismos próximos, dos quais foi possível localizar 1821, verificando-se que estes números são bastantes semelhantes aos de 2009. No arquipélago dos Açores pode-se considerar a sismicidade como moderada a reduzida, tendo sido localizados 1395 sismos próximos, os quais tiveram uma distribuição epicentral ao longo do alinhamento das ilhas (Grupos Central e Oriental) e também num sector da Crista Média AtlÂntica. No global do território nacional verifica-se que maioria dos sismos tem magnitude local (ML) inferior a 3.0.

Para além da sismicidade de origem natural, a rede sísmica nacional do IM registou ainda cerca de 6000 eventos de natureza artificial.

Em termos macrossísmicos, apenas 9 sismos foram sentidos no território de Portugal Continental, enquanto que no arquipélago dos Açores foram sentidos 25, verificando-se que nenhum deles provocou danos. No arquipélago da Madeira não ocorreram quaisquer sismos com efeitos macrossísmicos.

À escala global, a actividade sísmica mais significativa no ano de 2010, em termos de grandes sismos, ocorreu nas zonas de interacção entre as placas tectónicas principais, tendo o ano sido marcado pela ocorrência de alguns sismos com efeitos catastróficos, dos quais se destacam o do Haiti (12 de Janeiro), o do Chile (27 de Fevereiro) e o da China (13 de Abril).

No total, a rede sísmica do IM registou para o Mundo 861 sismos com magnitude superior a 5. Em termos comparativos com os valores médios anuais, baseados em observações desde 1900 (dados do USGS), podemos constatar que a actividade sísmica mundial detectada na rede sísmica nacional, em termos de magnitude, apresenta valores próximos dos valores médios, tendo ocorrido 1 sismo de magnitude superior a 8 (igual à média anual), 20 de magnitude entre 7 e 8 (média: 15) e 131 de magnitude entre 6 e 7 (média: 139).

IM

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...edia/noticias/textos/rel_sism_anual_2010.html