Sismos Portugal - 2010

  • Thread starter Thread starter Teles
  • Data de início Data de início
Gostei de ler o que escreveste afinal parece que afinal alguém está atento ao que se passa na Aldeia da Serra. Se vires em outros tópicos, deste ano e do ano passado, tenho respostas minhas a sismos que consigo ouvir e sentir, especialmente em Junho de 2009.

Se precisarem de alguma coisa mandem pm, gostaria de saber mais sobre o estudo e a sua evolução !!

A ver se percebi: transformante é significado que pode estar a mudar qualquer coisa, cavalgante, é o quê, está a sobrepor-se a outro pedaço de terreno ?

Não sou eu que estou a fazer o estudo, mas tenho acompanhado a sua evuloções, pois ele esta a ser levado a cabo por professores meus. Mas não bem isso.. Transformante é como a falha de Santo Andre, nos EUA, Deslizam lateralmente, lado a lado. Cavalgamento é quando ha algo que não broqueia esse deslocamento laterar e obriga a cavalgar, nesce caso concreto ascendeu a aldeia da Serra.

A Aldeia da Serra o que se esta a supor ser é um “push up” activo associado à falha de Ciborro e ao lineamento de S. Gregório. Mas so o tempo e o decorrer irão provar!

Deixo-te aqui o resumo da investigação:
http://metododirecto.pt/CNG2010/index.php/vol/article/viewFile/56/243
 
Bom material ! :thumbsup:

Engraçado que a história que sempre ouvi da minha avó a dizer que "os antigos dizem que os cabeços da anuada(nome local?) estão a crescer", correspondem a uma falha marcada no mapa, a norte de Igrejinha! ;)

Sim, Eles estão realmente a crescer!! Mas não á escala do tempo dos nossos antepassados. Mas alguem ententido ou curioso na materia que reparou nisso!! hehehe
 
Sismo de magnitude 3.3 com epicentro a 35 quilómetros de Aljezur

Um sismo de magnitude 3.3 (escala de Richter), com o epicentro a 35 quilómetros de Aljezur, foi hoje registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo informou o Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo foi registado às 07:14, mas o IM acrescenta que "não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido".

i
 
Actividade Sísmica em 2010 – Balanço Preliminar
Em termos da sismicidade registada pela rede sísmica operada pelo Instituto de Meteorologia no território nacional em 2010, verifica-se que a maior parte da actividade sísmica na área do Continente e região adjacente teve origem epicentral em área submersa, a Sul e Sudoeste de Portugal Continental, na zona de interacção entre as placas tectónicas Núbia e Eurásia, sendo ainda de registar algumas ocorrências mais importantes com epicentro em terra, em particular no Alentejo.

Foram registados neste ano, no Continente e região adjacente, 2341 sismos próximos, dos quais foi possível localizar 1821, verificando-se que estes números são bastantes semelhantes aos de 2009. No arquipélago dos Açores pode-se considerar a sismicidade como moderada a reduzida, tendo sido localizados 1395 sismos próximos, os quais tiveram uma distribuição epicentral ao longo do alinhamento das ilhas (Grupos Central e Oriental) e também num sector da Crista Média AtlÂntica. No global do território nacional verifica-se que maioria dos sismos tem magnitude local (ML) inferior a 3.0.

Para além da sismicidade de origem natural, a rede sísmica nacional do IM registou ainda cerca de 6000 eventos de natureza artificial.

Em termos macrossísmicos, apenas 9 sismos foram sentidos no território de Portugal Continental, enquanto que no arquipélago dos Açores foram sentidos 25, verificando-se que nenhum deles provocou danos. No arquipélago da Madeira não ocorreram quaisquer sismos com efeitos macrossísmicos.

À escala global, a actividade sísmica mais significativa no ano de 2010, em termos de grandes sismos, ocorreu nas zonas de interacção entre as placas tectónicas principais, tendo o ano sido marcado pela ocorrência de alguns sismos com efeitos catastróficos, dos quais se destacam o do Haiti (12 de Janeiro), o do Chile (27 de Fevereiro) e o da China (13 de Abril).

No total, a rede sísmica do IM registou para o Mundo 861 sismos com magnitude superior a 5. Em termos comparativos com os valores médios anuais, baseados em observações desde 1900 (dados do USGS), podemos constatar que a actividade sísmica mundial detectada na rede sísmica nacional, em termos de magnitude, apresenta valores próximos dos valores médios, tendo ocorrido 1 sismo de magnitude superior a 8 (igual à média anual), 20 de magnitude entre 7 e 8 (média: 15) e 131 de magnitude entre 6 e 7 (média: 139).

IM

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...edia/noticias/textos/rel_sism_anual_2010.html