Sismos Portugal - 2015

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Grande explicação @fablept !

Já agora, para ajudar a interpretar, a habitação é de 3 andares em altura, com 2 chaminés a roçar os 11 metros a contar do solo, por apenas quase 8 metros de largura, inserida numa banda de 7 casas iguais. Talvez seja por isso que amplifica bem as vibrações e os ruídos. Bem, com esta informação já chegam ao local onde moro... mas afinal isto é um forum onde se tratam assuntos sérios e onde se aprendem bastantes coisas !

Neste ultimo de sábado eu estava num anexo e ouvi, e quem estava dentro de casa veio ter comigo e disse que ouviu perfeitamente e sentiu a vibração a passar.

Quem ler isto há-de pensar que está aqui um maluquinho !!!!
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Grande explicação @fablept !

Já agora, para ajudar a interpretar, a habitação é de 3 andares em altura, com 2 chaminés a roçar os 11 metros a contar do solo, por apenas quase 8 metros de largura, inserida numa banda de 7 casas iguais. Talvez seja por isso que amplifica bem as vibrações e os ruídos. Bem, com esta informação já chegam ao local onde moro... mas afinal isto é um forum onde se tratam assuntos sérios e onde se aprendem bastantes coisas !

Neste ultimo de sábado eu estava num anexo e ouvi, e quem estava dentro de casa veio ter comigo e disse que ouviu perfeitamente e sentiu a vibração a passar.

Quem ler isto há-de pensar que está aqui um maluquinho !!!!

Interessante informação. Pode-se averiguar qual é a estrutura geológica e tipo de solo e substrato rochoso nessa zona.
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
E eis que a Natureza continua a dar das suas !
Não estava presente no local mas disseram-me que foi um grande rugido e vibração do solo / paredes.

Podera, pelo valor e profundidade é de esperar que já seja sentido.

Data (TU) Lat. Lon. Prof. Mag. Ref. Grau Local + info
2015-08-31 13:09 38,77 -7,97 4 2,0 NE Arraiolos --- --- -
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
O rugido não é mais que o som de um trovão forte, mas mais abafado que se nota que passa por baixo da terra.
Lês uns posts atrás que há umas excelentes explicações aqui dos nossos colegas profissionais.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Um dos melhores exemplos sobre ouvir ou não sismos abaixo de 20Hz..



Um subwoofer a gerar ondas sinusoidais a 7Hz. Não se ouve nada à excepção da interação das ondas com os objectos/estrutura do quarto.

Ps: Não sou profissional ou "expert" na matéria, apenas dedico-me à sismologia como hobbie.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Possível micro sismicidade em São Miguel, no período das 00h e 05h, não consigo localizar decentemente nenhuma onda P..por isso não confirmo se são sismos.
O IPMA/CVARG não cataloga publicamente sismos <M2.

CMLA.II.10.BHZ.2015.264.png

Dados: IRIS -> IDA -> CMLA 10 BHZ
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismo sentido no Faial/Pico ao inicio da noite de hoje..

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 06-10-2015 pelas 19:55 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de Madalena (Pico).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Madalena (ilha do Pico), foi ainda sentido com intensidade III/IV nas freguesias de Conceição, Angustias, Praia do Almoxarife e Ribeirinha (ilha do Faial).
.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Cá está no mapa...
Portanto, muito interessante! Estou quase em cima do epicentro e nem senti! O meu cunhado que está na graciosa sentiu! Estando ele a mais de 100km! Como é que é possível... Quando penso que já sei o suficiente, surge isto... Lolol
410a5292ef3fcc95fe7ac4e312b26301.jpg
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
@AzoresPower

Tiveste uma boa razão para acordar ... Eu não senti nada ...


Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 07-10-2015 05:15
2015-10-07 05:15:00
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 07-10-2015 pelas 05:15 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Oeste-Sudoeste de Sta Bárbara (Terceira).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na freguesia de São Pedro, concelho Angra, na Ilha Terceira.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mais um que por aqui não foi sentido ... O epicentro foi mais para os lados da Praia ...

Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 15-10-2015 16:06
2015-10-15 16:06:00
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 15-10-2015 pelas 16:06 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Nordeste das Lajes (Terceira).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na região de São Bráz, Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Não é comum a localização desses sismos na Terceira, 2 a norte das Lajes, 1 a sudoeste de Angra..


Aqui vai uma pergunta, como localizar a fronteira entre a Placa Tectónica Euroasiática e a Africana (ex: Rift da Terceira) utilizando o epicentro dos sismos nos Açores?

azores_rift_terceira.png

Resposta
Just connect the dots!

azores_rift_terceira2.png