O tempo para nestas situações, tanto que sentir um sismo durante mais um segundo do que algum anterior que tenhamos sentido já é razão de preocupação porque mais parece 1 minuto. Esse sentimento de querer sentir um sismo imediatamente é substituído por receio quando realmente estão a sentir os seus efeitos.Quando vejo pessoal a dizer que quer sentir um sismo é ser masoquista, o sismo é o fenómeno que causa-me mais medo e a impotência que ficamos quando ocorre um é algo surreal e só quem passa por eles é que sabe.
No sismo de 2010 senti algo parecido mas foi muito temporário, a primeira onda de choque deixou-me ligeiramente desorientado. É possível, afinal um sismo faz efeitos na gravidade.Por acaso mais alguém do fórum ficou zonzo após o sismo?? É que já lá vão quase duas horas e não deixo de sentir algum mau estar a nível cerebral, assim como uma dor de cabeça após andar num carrossel ou diversão de feira mais movimentada...
Eu penso que é natural. A libertação de energia sísmica foi forte e continua...Por acaso mais alguém do fórum ficou zonzo após o sismo?? É que já lá vão quase duas horas e não deixo de sentir algum mau estar a nível cerebral, assim como uma dor de cabeça após andar num carrossel ou diversão de feira mais movimentada...
O sismo que ocorreu às 11:51 (UTC), com uma magnitude ML=4.9, localizou-se na região NE de Arraiolos, perto de Aldeia da Serra. O hipocentro (preliminar) tem as coordenadas 38.779 N, 7.960 W e a profundidade de 11.8 km.
Indicando um mecanismo focal em desligamento direito, compatível com as determinações realizadas para sismos que ocorreram anteriormente na mesma região, de que é exemplo o sismo ocorrido em 31 de julho de 1998 com magnitude 4.
Este sismo ocorre numa conhecida área de sismicidade, designada habitualmente por “cluster sí¬smico” de Arraiolos, onde os acidentes morfológicos e os estudos geológicos apontam para uma orientação dominante WNW-ESE. A origem destes sismos está associada a uma zona de transição entre uma área relativamente calma sismicamente a norte, e uma área mais ativa sismicamente a Sul, dentro de uma zona denominada “Zona de Ossa-Morena”, caracterizada por soco Paleozóico da Pení¬nsula Ibérica que no Alentejo apresenta falhas orogénicas WNW-ESE e falhas frágeis tardi-variscas (pós-orogénicas) com a mesma orientação. A morfologia e em particular a rede drenagem tem a mesma orientação desta fracturação.
O IPMA enviou já uma equipa de sismologistas para realizar o inquérito macrossísmico na região. Este inquérito é importante para a caracterização do risco sísmico na região.
No sismo de 2010 senti algo parecido mas foi muito temporário, a primeira onda de choque deixou-me ligeiramente desorientado. É possível, afinal um sismo faz efeitos na gravidade.
Eu penso que é natural. A libertação de energia sísmica foi forte e continua...
Mas em Arronches abanou e bem, ainda assim, tal como tu houve pessoas que não deram por nada e outras que estiveram na duvida do que seria porque ouviram apenas o estrondo. Mas essa sensação aparece mesmo que não se tenha sentido nada.O estranho é que não senti a vibração do solo, pois estive sempre sentado e não houve nenhuma sensação de tremor na secretária ou na cadeira. A sensação foi igual à vibração de um som agudo, muito prolongado, semelhante a um veículo pesado a trabalhar a 5 metros de onde estava... Não sei se foi o som, mas ao certo, nem com o café passou esta sensação estranha...![]()
eu percebo-vos mas gostava de sentir 1xclaro um pequeno, grande não livra, vá lá ainda ouvi um barulho se fosse 1min depois não tinha ouvido nada porque estava junto do aquecedor
![]()