Sismos Portugal 2018



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Quando vejo pessoal a dizer que quer sentir um sismo é ser masoquista, o sismo é o fenómeno que causa-me mais medo e a impotência que ficamos quando ocorre um é algo surreal e só quem passa por eles é que sabe.
O tempo para nestas situações, tanto que sentir um sismo durante mais um segundo do que algum anterior que tenhamos sentido já é razão de preocupação porque mais parece 1 minuto. Esse sentimento de querer sentir um sismo imediatamente é substituído por receio quando realmente estão a sentir os seus efeitos.

Entretanto, aumentam para 9 os operacionais em Arraiolos alocados ao sismo. Provavelmente a fazer peritagens e talvez inclua a equipa do IPMA (referida no tal briefing).
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Alentejo - Sismo de 4.9 em Arraiolos sentido em Arronches e Badajoz
Um sismo de magnitude 4.9 na escala de Richter, com epicentro perto de Arraiolos, esta segunda-feira cerca das 11h50, foi sentido com intensidade em Arronches e Badajoz.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o terramoto teve epicentro a 7 quilómetros de Arraiolos, no distrito de Évora: "O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 15-01-2018 pelas 11h51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos".
Ainda de acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido em várias localidades, do Alentejo e da Extremadura espanhola, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica atualizada", acrescenta o IPMA.
Em Badajoz na Biblioteca de la UEx, e um pouco por toda a cidade o sismo foi sentido com intensidade, como se pode constatar pelos inúmeros comentários publicados nas redes sociais.

"En la Biblioteca de la UEx se ha notado bastante, toda la gente nos hemos levantado con el movimiento progresivo del edificio y hemos salido a la calle sobresaltados.. una experiencia más".
Fonte: Arronches Em Notícias
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Por acaso mais alguém do fórum ficou zonzo após o sismo?? É que já lá vão quase duas horas e não deixo de sentir algum mau estar a nível cerebral, assim como uma dor de cabeça após andar num carrossel ou diversão de feira mais movimentada...
No sismo de 2010 senti algo parecido mas foi muito temporário, a primeira onda de choque deixou-me ligeiramente desorientado. É possível, afinal um sismo faz efeitos na gravidade.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Por acaso mais alguém do fórum ficou zonzo após o sismo?? É que já lá vão quase duas horas e não deixo de sentir algum mau estar a nível cerebral, assim como uma dor de cabeça após andar num carrossel ou diversão de feira mais movimentada...
Eu penso que é natural. A libertação de energia sísmica foi forte e continua...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Comunicado do IPMA:
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...ticias/textos/sismo-15-janeiro-arraiolos.html

SISMO DE 15 DE JANEIRO DE 2018 A NORDESTE DE ARRAIOLOS
2018-01-15 (IPMA)


O sismo que ocorreu às 11:51 (UTC), com uma magnitude ML=4.9, localizou-se na região NE de Arraiolos, perto de Aldeia da Serra. O hipocentro (preliminar) tem as coordenadas 38.779 N, 7.960 W e a profundidade de 11.8 km.

Indicando um mecanismo focal em desligamento direito, compatível com as determinações realizadas para sismos que ocorreram anteriormente na mesma região, de que é exemplo o sismo ocorrido em 31 de julho de 1998 com magnitude 4.

Este sismo ocorre numa conhecida área de sismicidade, designada habitualmente por “cluster sí¬smico” de Arraiolos, onde os acidentes morfológicos e os estudos geológicos apontam para uma orientação dominante WNW-ESE. A origem destes sismos está associada a uma zona de transição entre uma área relativamente calma sismicamente a norte, e uma área mais ativa sismicamente a Sul, dentro de uma zona denominada “Zona de Ossa-Morena”, caracterizada por soco Paleozóico da Pení¬nsula Ibérica que no Alentejo apresenta falhas orogénicas WNW-ESE e falhas frágeis tardi-variscas (pós-orogénicas) com a mesma orientação. A morfologia e em particular a rede drenagem tem a mesma orientação desta fracturação.

O IPMA enviou já uma equipa de sismologistas para realizar o inquérito macrossísmico na região. Este inquérito é importante para a caracterização do risco sísmico na região.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O meu gato que estava no andar de baixo, à hora da ocorrência do sismo veio a correr para cima meio assustado e parecia desorientado, pensei que andava nas brincadeiras dele, mas pelos visto não foi isso.. :confused:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
No sismo de 2010 senti algo parecido mas foi muito temporário, a primeira onda de choque deixou-me ligeiramente desorientado. É possível, afinal um sismo faz efeitos na gravidade.

Eu penso que é natural. A libertação de energia sísmica foi forte e continua...

O estranho é que não senti a vibração do solo, pois estive sempre sentado e não houve nenhuma sensação de tremor na secretária ou na cadeira. A sensação foi igual à vibração de um som agudo, muito prolongado, semelhante a um veículo pesado a trabalhar a 5 metros de onde estava... Não sei se foi o som, mas ao certo, nem com o café passou esta sensação estranha... :unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
O estranho é que não senti a vibração do solo, pois estive sempre sentado e não houve nenhuma sensação de tremor na secretária ou na cadeira. A sensação foi igual à vibração de um som agudo, muito prolongado, semelhante a um veículo pesado a trabalhar a 5 metros de onde estava... Não sei se foi o som, mas ao certo, nem com o café passou esta sensação estranha... :unsure:
Mas em Arronches abanou e bem, ainda assim, tal como tu houve pessoas que não deram por nada e outras que estiveram na duvida do que seria porque ouviram apenas o estrondo. Mas essa sensação aparece mesmo que não se tenha sentido nada.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
eu percebo-vos mas gostava de sentir 1x :p claro um pequeno, grande não livra, vá lá ainda ouvi um barulho se fosse 1min depois não tinha ouvido nada porque estava junto do aquecedor :lol:

Eu digo o mesmo. Masoquista é quem quer sentir um destruidor e ficar debaixo de escombros o que claramente não é o meu caso. Sismos fracos a moderados como os que temos regularmente no território continental não fazem mal a ninguém. Claro que com o tipo de construções italianas por exemplo a coisa é diferente.
Mas só saberei o que é sentir um sismo quando o sentir realmente. :) Aí entender-vos-hei perfeitamente, se não for como aquele senhor de Arraiolos que há pouco foi entrevistado pela RTP que se mostrou fascinado com o abalo, "O meu Deus é a Natureza" diz ele :rolleyes: