Sismos Portugal 2018

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
...
“Em Évora, no bairro Alto dos Cucos, foi muito sentido e prolongado. Mais parecia ter iniciado uma explosão e continuou a abanar”, escreveu Maria Rita Fialho. “Os quadros da parede abanaram e tudo tremia. Fugiu imensa gente para a rua.” João Pedras, também de Évora, contou que “abanou a casa toda, a fazer lembrar o sismo de 1969”. Ana Pisco escreveu que tudo “começou por um enorme som, um barulho crescente” e que “depois começou tudo a tremer, as secretárias, a luz”.

Não terão sido registados danos materiais preocupantes, apesar de alguns habitantes em Montemor-o-Novo (a 25 quilómetros da origem do sismo) terem ficado sem eletricidade. Isso mesmo foi confirmado ao Observador por Daniel Simões, adjunto de comando dessa corporação. Além disso, receberam chamadas com perguntas às quais não podem ter resposta. “Ligaram várias vezes a perguntar se vai haver réplicas, mas isso é impossível saber”, refere. Ao Público, Manuel Cordeiro, adjunto de operações da Proteção Civil, diz que o sismo provocou fissuras no edifício da Escola Básica e Secundária de Cunha Rivara, em Arraiolos. Essas fissuras não colocam em perigo o edifício.

O sismo também foi sentido em Espanha, na região de Estremadura e nomeadamente em Mérida, Badajoz, Cáceres e Valência de Alcântara. A página “Cope Extremadura” publicou no Twitter um vídeo na altura do sismo numa biblioteca universitária.


...
http://observador.pt/2018/01/15/sismo-de-magnitude-4-9-abala-centro-do-pais/
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Acho que sou eu que costumo fazer esses reports mais rápido que qualquer sismógrafo! :)

Aquela zona tem dezenas de sismos pequenos ao longo do ano. Muitos deles só se ouvem como se fossem trovões ou um comboio a passar debaixo do chão.

Como foi sentido por aí este sismo? Há alguns danos a lamentar?

Essa zona costuma ter muitos sismos, mas sempre fraquinhos ao contrário deste...:unsure:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Acho que sou eu que costumo fazer esses reports mais rápido que qualquer sismógrafo! :)

Aquela zona tem dezenas de sismos pequenos ao longo do ano. Muitos deles só se ouvem como se fossem trovões ou um comboio a passar debaixo do chão.
Dás os teus testumunhos de sismos em Arraiolos, mesmo antes do IPMA colocar na internet!

Costumas sentir sismos tão pequenos como <1.5 magnitude, também estou curioso para saber se estavas em Arraiolos na altura do sismo, e como o sentiste..
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O sismo ainda foi qualquer coisa, só não consigo entender como sismos mais fracos e de tanta intensidade como este faça tantas vítimas mortais e destruição em Itália!! pais que já devia estar um pouquinho preparado para isto.
Em relação a Itália penso serem por um lado sismos muito superficiais e zonas com construção inadequada.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Por acaso não senti estava no quarto, mas a minha namorada que estava na sala sentiu e bem. Foi no Cartaxo.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu penso que esta falha devia ser melhor estudada. Não se imaginava que ela pudesse gerar sismos de magnitude 5... a dinâmica pode estar a mudar.
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
O sismo ainda foi qualquer coisa, só não consigo entender como sismos mais fracos e de tanta intensidade como este faça tantas vítimas mortais e destruição em Itália!! pais que já devia estar um pouquinho preparado para isto.

Sismos desta magnitude não costumam causar mortos em itália, não se esqueça que a escala Richter é logarítmica.
Este sismo foi de 4.9, um sismo de 6.5 como o de Itália a 30 Outubro de 2016 foi 40 vezes maior que este sismo de hoje e libertou 250 vezes mais energia.
Um sismo de 6.5 por cá, dependendo da profundidade, com epicentro numa região povoada também provocaria certamente mortos, e se fosse numa região urbana muito povoada, provavelmente seria mesmo bastante trágico.
https://earthquake.usgs.gov/learn/topics/how_much_bigger.php
 
Última edição:

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Dás os teus testumunhos de sismos em Arraiolos, mesmo antes do IPMA colocar na internet!

Costumas sentir sismos tão pequenos como <1.5 magnitude, também estou curioso para saber se estavas em Arraiolos na altura do sismo, e como o sentiste..

Felizmente estava por Évora! Havia de ter sido "lindo" se estivesse em casa .....
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Como foi sentido por aí este sismo? Há alguns danos a lamentar?

Essa zona costuma ter muitos sismos, mas sempre fraquinhos ao contrário deste...:unsure:

Não se conhecem danos mas também não estava lá.
O relato foi que durou bastante e tempo e foi um enorme estrondo!
Barulho > Explosão > e a seguir tremeu tudo durante muito tempo, segundo os relatos aqui agora por casa.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

4.9 já se sente e bem ... Deverá ter sido semelhante ao que senti aqui na Ilha Terceira na altura da crise no Banco D. João de Castro em 97 ... Começa a tremer devagar e de repente dá um sacão bem violento e um barulho das entranhas da terra ...

O último grande sismo aqui nos Açores em Julho de 98 teve grau 5.8 na escala de Richter pelo que este teve apenas - 0,9 de intensidade ... Acaba por ser curioso como apenas um grau pode mudar tudo no que aos danos materiais e humanos diz respeito ...

Felizmente parece que foi apenas um grande susto principalmente para os alentejanos do fórum ... Que nunca seja mais do que isso ...

Cumprimentos açorianos