Sismos Portugal 2020

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
Em Santo António no Funchal senti o terramoto. Estava dentro de casa e comecei e sentir um barulho que vinha do guarda fatos. Pensei que algo tinha caído dentro deste. Mas depois comecei a achar estranho pois o barulho não parava e depois comecei a sentir a janela a fazer barulho e a tremer. Então é que percebi que era um terramoto. Fiquei bastante assustado e cheguei a abrir a porta para sair mas voltei para trás por causa de uma familiar. E depois parou. Deve ter demorado no máximo uns 10s.
Foi só o susto, não houve danos dentro de casa. Apenas encontrei um objecto caído no chão dentro de casa que estava meio solto, uma vela.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Vídeo mostra como sismo interrompeu concerto na Igreja de São Vicente



DNoticias

Felizmente, foi bastante curto.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Vigilantes nas Desertas reportam derrocadas

O tremor de terra sentido esta noite ao largo do arquipélago da Madeira foi sentido com grande intensidade na Deserta Grande, a maior das ilhas que ficam a sul da ilha da Madeira.

Segundo informação relatada ao DIÁRIO, os Vigilantes da Natureza alocados em serviço na Deserta Grande reportaram um derrocada a norte da casa de abrigo e outra junto ao mar, mas sem mais qualquer situação a assinalar.

DNoticias

Deve ter sido um valente susto...:unsure:
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
O abalo sísmico sentido esta noite na Madeira resultou em quedas de pedras da encosta da Penha D’Águia para a estrada que liga o Faial, concelho de Santana, ao Porto da Cruz, Machico.

Segundo relato de uma testemunha, será possível passar, pois um cliente de um restaurante passou, mas de motorizada, já depois do ocorrido.

Entretanto tudo já foi limpo por populares ou bombeiros, estando estes muito activos na zona, segundo relatou a tetemunha que notou que algumas foram afastadas tendo deixado marcas no asfalto.

Também ao longo do Caminho dos Pretos, nas proximidades do estádio do Nacional, nas zonas altas do concelho do Funchal, na área limítrofe da mancha florestal, ocorreram também derrocadas ligeiras.

https://www.dnoticias.pt/madeira/sismo-na-madeira-provocou-pequenas-derrocadas-pela-ilha-HY5881180
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Madeirenses contam como reagiram ao sismo
Desafiamos os madeirenses a partilhar no nosso mural do Facebook o que fizeram mal sentiram o sismo que esta noite abanou por instantes a Região. Faltavam dois minutos para as nove da noite quando a terra tremeu. A magnitude sentida foi de 5.1 na escala de Richter.

Se há quem relativize o abalo sísmico, tendo continuado impávido e sereno, muitos testemunham sentimento de impotência, medo e pânico. Quem estava em casa, tentou proteger-se “debaixo da viga da porta”, como conta Ana Sofia Luís, ou para “debaixo da mesa”, como confidencia Ana Ornelas. Mas também, por falta de capacidade de reacção há quem tenha ficado no sofá “assustado”. Ou então, porque precavido, tenha percebido o que se estava a passar. Foi o caso de Catarina de Sousa. “Os meus cães começaram a ladrar uns 10 segundos antes, sentiram muito antes de mim. Incrível!”, escreve.

Continua...
___________
Sempre notável o comportamento dos animais momentos antes de acontecer algo deste género. Há cerca de 2 anos, por estas horas (2 da manhã) ocorreu um pequeno sismo na zona de Arraiolos, não senti nada, mas ouvi o estrondo. Momentos antes de ouvir tal coisa, tinha o meu gato ao pé de mim e o seu comportamento ficou algo alterado de repente.
Imagino o susto que muita gente apanhou. Quando houve o sismo de magnitude 5 na falha de Arraiolos e outro na zona de Sousel (em 2010, se não me engano) fiquei igual. :unsure:
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
O maior sismo na região foi a 26 de Maio de 1975. Magnitude de 7.9 mas epicentro a mais de 300 km da ilha. Na altura também não houve danos nem feridos mas os relatos foram semelhantes ao de ontem. Olhando para alguns registos, é bem possível que o sismo de ontem tenha sido o mais forte e sentido por mais pessoas na ilha nos últimos 100 anos.
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boas pessoal. É possível observar um ligeiro movimento da webcam. Devo dizer que esta webcam está devidamente fixada e normalmente não mexe nem com rajadas na ordem dos 60 km/h. Actualmente encontro-me fora de Portugal, mas segundo relatos de familiares, começou primeiro com um leve sismo e depois seguiu-se um abalo de maior intensidade, comparado com uma forte trovoada.

https://my.angelcam.com/recording/c...nfo&utm_medium=email&utm_campaign=clip_shared
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
A Madeira mensalmente sempre teve um ou outro sismo a rondar magnitude 2, mas não me recordo de nenhum a rondar esta magnitude. Inclusive quando ouvi falar de sismo sentido fortemente na Madeira, até pensei que o epicentro fosse mais a norte, para os lados da Joséphine/Gorringe/Horseshoe.

Fica o registo na estação de Porto Moniz (IPMA - IRIS)
plot-f-PMOZ-PM-BHZ-2020-067.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Histórico dos sismos na região:

836528.regional.seismicity.mag.jpg


Fonte: EMSC