Sismos Portugal 2021



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sismo de magnitude 4,1 sentido nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

Hoje às 08:13

Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado às 23:10 (00:10 em Lisboa) a sudeste da ilha de São Miguel, anunciaram as autoridades, este sábado.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indicou o epicentro localizou-se a cerca de 36 quilómetros a sudeste do Faial da Terra, na ilha de São Miguel.

Em comunicado, o CIVISA referiu que o "sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V, na escala de Mercalli modificada", nas freguesias de Ribeira Quente, Nossa Senhora dos Remédios e Furnas, também na ilha de São Miguel.

O sismo foi ainda sentido, com intensidade II/III, na freguesia de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, acrescentou.


https://www.jn.pt/nacional/sismo-de...-de-sao-miguel-e-de-santa-maria-13399475.html
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Sismo de magnitude 4,1 sentido nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

Hoje às 08:13

Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado às 23:10 (00:10 em Lisboa) a sudeste da ilha de São Miguel, anunciaram as autoridades, este sábado.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indicou o epicentro localizou-se a cerca de 36 quilómetros a sudeste do Faial da Terra, na ilha de São Miguel.

Em comunicado, o CIVISA referiu que o "sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V, na escala de Mercalli modificada", nas freguesias de Ribeira Quente, Nossa Senhora dos Remédios e Furnas, também na ilha de São Miguel.

O sismo foi ainda sentido, com intensidade II/III, na freguesia de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, acrescentou.


https://www.jn.pt/nacional/sismo-de...-de-sao-miguel-e-de-santa-maria-13399475.html

Já foi algo forte!:unsure:
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo sentido na ilha de S. Miguel


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 05:50 (hora local = hora UTC-1), do dia 14 de março foi registado um evento com magnitude 3,5 (Richter) e epicentro a cerca de 14 km a SE de Água Retorta, ilha de São Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Povoação, Nossa Senhora dos Remédios, Furnas, Faial da Terra e Água Retorta (concelho da Povoação). O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV na freguesia do Nordeste, concelho do Nordeste.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sismo sentido em Lisboa e arredores, não por mim, mas já vi vários relatos, incluindo familiares que estão aqui em casa, e eu não senti :lol:

A minha mãe ligou-me logo, está na Amadora. Diz que foi um abanão jeitoso, poucos segundos. Eu estava na rua, não senti nada.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Bom dia. As estações de televisão em última hora estão a falar de um sismo de magnitude 3.4 sentido há cerca de meia-hora na Grande Lisboa. Sinceramente não me apercebi de nada, talvez se ainda vivesse em Cacilhas o tivesse sentido melhor.

Epicentro localizado entre a Bobadela e São João da Talha, segundo o IPMA.


Screen-Shot-03-18-21-at-10-22-AM.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
intensity.jpg


Aviso de Sismo Sentido no Continente 18-03-2021 09:51
2021-03-18 09:51:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 18-03-2021 pelas 09:51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Noroeste de Alcochete.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Lisboa.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.