Sismos Portugal 2021

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Depois deste da manhã houve mais um sentido na mesma zona ...

Sismo sentido na ilha de S. Miguel




O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:54 (hora local = hora UTC-1), do dia 15 de novembro foi registado um evento com magnitude 2,4 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a WNW de Furnas, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia das Furnas (concelho da Povoação). O evento foi ainda sentido com intensidade III na freguesia da Maia (concelho da Ribeira Grande).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
No Telejornal da RTP Açores falaram em 37 eventos de origem tectônica, localizados na Achada das Furnas (perto do miradouro e campo de golfe), olhando para a sismicidade nos Açores nos últimos dias, tudo indica ser mesmo de origem tectônica.

Acho que esta zona teve um episódio à uns anos atrás, com a duração de alguns dias.
 


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
No Telejornal da RTP Açores falaram em 37 eventos de origem tectônica, localizados na Achada das Furnas (perto do miradouro e campo de golfe), olhando para a sismicidade nos Açores nos últimos dias, tudo indica ser mesmo de origem tectônica.

Acho que esta zona teve um episódio à uns anos atrás, com a duração de alguns dias.
Sim ...

Recordo me bem na altura que até houve reportagens televisivas no local dado o número de sismos sentidos na zona ...

Até entrevistaram pessoas de um café que falaram do sobressalto que viveram nessa altura ...

Deve ser de facto estranho viver uma crise sísmica no teu local tão pronunciada ...

Apenas me recordo da do Banco D. João de Castro e apenas senti um sismo nessa altura apesar de me ter assustado de uma maneira que ainda mal consigo descrever ...

Foi grau 5 Mercalli se não estou em erro ...

mas deu para abanar bem ...

E não é nada agradável ...
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Data/hora (UTC)LatitudeLongitudeProfundidadeMagnitudeReferênciaFonte
2021-11-26 01:06:0339.06 N7.71 W16 km2.5W FronteiraIPMA

intensity.jpg
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Já foi anteontem mas fica aqui a informação.


Sismo sentido na ilha de São Miguel



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 22:31 (hora local = hora UTC-1), do dia 1 de dezembro foi registado um evento com magnitude 2,0 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a SSW de Povoação, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Povoação (concelho de Povoação, ilha de S. Miguel).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.






Fontes

IVAR/CIVISA
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Esse sismo de 5.2, nem aparece na página norte-americana USGS nem na página europeia EMSC-CSEM, na volta nem aconteceu, um sismo dessa magnitude não desaparece assim do mapa. :D
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Esse sismo de 5.2, nem aparece na página norte-americana USGS nem na página europeia EMSC-CSEM, na volta nem aconteceu, um sismo dessa magnitude não desaparece assim do mapa. :D

Tb estranhei ontem esse sismo não fazer parte da lista da USGS ou EMSC..

O IVAR (Açores), coloca este sismo com magnitude 5.5.


Mas o sismo ocorreu mesmo :D
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Tb estranhei ontem esse sismo não fazer parte da lista da USGS ou EMSC..

O IVAR (Açores), coloca este sismo com magnitude 5.5.


Mas o sismo ocorreu mesmo :D
Bem ... com esta magnitude se fosse mais perto de terra podia ser bem complicado ...

Ainda bem que foi no meio do mar e que só alguns peixinhos e gaivotas o sentiram porque foi bem grandinho ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Tb estranhei ontem esse sismo não fazer parte da lista da USGS ou EMSC..

O IVAR (Açores), coloca este sismo com magnitude 5.5.


Mas o sismo ocorreu mesmo :D
Obrigado pela informação, deve ter havido alguma falha de comunicação sobre esse sismo, que a informação não chegou ao EMSC e ao USGS..