StormRic
Furacão
Também me pareceu que sim. Depende do critério de inclusão na lista, provavelmente a magnitude.Faltam aí alguns sismos mais recentes
Também me pareceu que sim. Depende do critério de inclusão na lista, provavelmente a magnitude.Faltam aí alguns sismos mais recentes
Alguns, mas principalmente sedimentares e de aluvião.O subsolo no Montijo e Península de Setúbal é praticamente arenosa, correto?
Em 2007 tivemos um de 6.0 e em 2009 outro, fora os outros de Arraiolos e afins que são mais pequenos.Também me pareceu que sim. Depende do critério de inclusão na lista, provavelmente a magnitude.
A magnitude Richter mede a libertação de energia no hipocentro. Os efeitos que o sismo pode produzir num certo local dependem da distância ao epicentro e da profundidade do hipocentro. Por exemplo, em certas regiões do litoral do Pacífico há sismos de magnitude 7 a grandes profundidades (centenas de quilómetros) que não causam qualquer dano significativo à superfície mesmo em locais no epicentro. Pelo contrário, sismos de magnitude 5 quase à superfície (< 10 Km) podem destruir construções se ocorrerem a poucos quilómetros de distância horizontal. Portanto, depende sobretudo da posição do epicentro relativamente às regiões em causa.não estamos preparados para nada acima (talvez) dos 6- 6,5 para cima de magnitude (Richter)
Vou procurar uma lista mais completa, se entretanto encontrares põe aqui por favor.Em 2007 tivemos um de 6.0 e em 2009 outro, fora os outros de Arraiolos e afins que são mais pequenos.
Não senti nada, como costume.
Mas por Viseu e arredores muita gente sentiu.
Foi longe, no mar.6.0 e em 2009
Igualmente longe no mar, talvez seja a conjugação distância/magnitude/efeitos que sirva melhor de critério para uma lista de sismos significativos.2007 tivemos um de 6.0
o aviso da Google chegou uns momentos antes do sismo. O som de alerta foi pequeno mas muito diferente dos toques android. Eu acordei com aquilo a tentar perceber que toque era. Logo a seguir a cama a tremer e som estranho. De facto, é extraordinário o aviso...deu uns segundos de vantagem se fosse algo a sério.
Ou seja, posso reter das tuas palavras que o meu prédio, construído em 2022 terá todas essas "obrigatoriedades"? O mesmo não deve passar na baixa e muitas zonas de Lisboa com edifícios de 1900..."Anti-sismica" tem muitas gradações e compreende muita coisa. Depende do tipo de edificio e da função a que se destina.
Uma infrastrutura considerada critica terá alguns cuidados diferentes de uma não critica. De resto o Eurocodigo 2, que define os critérios para estruturas em betão armado, garante uma protecção e qualidade de construção bastante aceitavel do ponto de vista sismico para os edificios correntes. Ou seja as estruturas têm boa resistencia mecânica e são capazes de aguentar e deformar mas mantendo as condições de segurança e evacuação.
Se é obrigatório? Sim, todos os edificios projectados obedecem ao definido no EC2 e do anterior REBAP e, consequentemente, têm as acções sismicas em consideração.
Assim que acordei (com os abanicos) também olhei o tlf e tinha o alerta do Google.. fiquei a pensar isso mesmo.. se a notificação tinha chegado antes, ou ao mesmo tempo que o sismo?..
já conseguem prever sismos, mesmo que momentos antes?..
Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
Esse aviso do Google merece um desenvolvimento porque de facto foi estranho
O aviso é praticamente instantâneo no momento da detecção pelos sistemas mundiais de monitorização. A detecção é do hipocentro e a antecipação relativamente ao tremor sentido num certo local depende da distância desse local ao hipocentro (composta por distância à superfície e profundidade) pois a propagação das ondas sísmicas não é instantânea. O aviso é tanto mais precoce quanto mais afastado está do epicentro o local que recebe o aviso.o aviso da Google chegou uns momentos antes do sismo. O som de alerta foi pequeno mas muito diferente dos toques android. Eu acordei com aquilo a tentar perceber que toque era. Logo a seguir a cama a tremer e som estranho. De facto, é extraordinário o aviso...deu uns segundos de vantagem se fosse algo a sério.
Esse aviso do Google merece um desenvolvimento porque de facto foi estranho