Sismos Portugal 2024

não estamos preparados para nada acima (talvez) dos 6- 6,5 para cima de magnitude (Richter)
A magnitude Richter mede a libertação de energia no hipocentro. Os efeitos que o sismo pode produzir num certo local dependem da distância ao epicentro e da profundidade do hipocentro. Por exemplo, em certas regiões do litoral do Pacífico há sismos de magnitude 7 a grandes profundidades (centenas de quilómetros) que não causam qualquer dano significativo à superfície mesmo em locais no epicentro. Pelo contrário, sismos de magnitude 5 quase à superfície (< 10 Km) podem destruir construções se ocorrerem a poucos quilómetros de distância horizontal. Portanto, depende sobretudo da posição do epicentro relativamente às regiões em causa.

Última edição:
Não senti nada, como costume.
Mas por Viseu e arredores muita gente sentiu.

Senti e não foi pouco. Estava a dormir mas foi o suficiente para me acordar. Senti a cama a abanar e percebi logo que era um sismo. Ou não acordei de imediato ou a duração foi apenas de 4/5 segundos. Não houve tempo para sentir medo. Pensei: 'este deve ter sido forte. Quando acordar a sério já deve estar no mail'. Virei para o outro lado e adormeci. Às sete e pouco lá fui confirmar ao mail que não tinha tido um sonho marado! Não me apercebi de grande barulho. Só mesmo a cama a abanar durante uns segundos.

o aviso da Google chegou uns momentos antes do sismo. O som de alerta foi pequeno mas muito diferente dos toques android. Eu acordei com aquilo a tentar perceber que toque era. Logo a seguir a cama a tremer e som estranho. De facto, é extraordinário o aviso...deu uns segundos de vantagem se fosse algo a sério.

Ora bons dias a todos da zona do Bombarral, agora e já no trabalho...acordei com alguém a chamar-me...sinceramente não dei por nada, mas.segundo a facção feminina cá de casa sentiu-se ainda bem o tremor e ainda durou alguns segundos, algum barulho também nos telhados (logicamente causado pela vibração do solo).
Segundo rezam os relatos a minha gata começou a entrar em pânico mas o cão nem deu sinal...uma questão de sensibilidade talvez..a mãe natureza a dizer o quão os felinos e mulheres estão sempre vigilantes enquanto que os caninos e a secção masculina são mais pedregulhos e insensíveis segundo me foi dito ao pequeno almoço lololol :)

Última edição:
"Anti-sismica" tem muitas gradações e compreende muita coisa. Depende do tipo de edificio e da função a que se destina.
Uma infrastrutura considerada critica terá alguns cuidados diferentes de uma não critica. De resto o Eurocodigo 2, que define os critérios para estruturas em betão armado, garante uma protecção e qualidade de construção bastante aceitavel do ponto de vista sismico para os edificios correntes. Ou seja as estruturas têm boa resistencia mecânica e são capazes de aguentar e deformar mas mantendo as condições de segurança e evacuação.
Se é obrigatório? Sim, todos os edificios projectados obedecem ao definido no EC2 e do anterior REBAP e, consequentemente, têm as acções sismicas em consideração.
Ou seja, posso reter das tuas palavras que o meu prédio, construído em 2022 terá todas essas "obrigatoriedades"? O mesmo não deve passar na baixa e muitas zonas de Lisboa com edifícios de 1900...

Assim que acordei (com os abanicos) também olhei o tlf e tinha o alerta do Google.. fiquei a pensar isso mesmo.. se a notificação tinha chegado antes, ou ao mesmo tempo que o sismo?.. já conseguem prever sismos, mesmo que momentos antes?..

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk

Esse aviso do Google merece um desenvolvimento porque de facto foi estranho

o aviso da Google chegou uns momentos antes do sismo. O som de alerta foi pequeno mas muito diferente dos toques android. Eu acordei com aquilo a tentar perceber que toque era. Logo a seguir a cama a tremer e som estranho. De facto, é extraordinário o aviso...deu uns segundos de vantagem se fosse algo a sério.
O aviso é praticamente instantâneo no momento da detecção pelos sistemas mundiais de monitorização. A detecção é do hipocentro e a antecipação relativamente ao tremor sentido num certo local depende da distância desse local ao hipocentro (composta por distância à superfície e profundidade) pois a propagação das ondas sísmicas não é instantânea. O aviso é tanto mais precoce quanto mais afastado está do epicentro o local que recebe o aviso.
Mal comparado é como o intervalo de tempo entre a detecção de um raio e o som do trovão, tanto maior quanto mais distante tiver ocorrido a descarga elétrica.

Num 11º andar na Avenida da Boavista, reparei agora que um relógio da parede está torto, e um quadro usado para afixar papeis ou memorandos está também torto, é natural ,dada a altura do edifício, portanto o edifício de 13 andares oscilou.

Última edição:
Esse aviso do Google merece um desenvolvimento porque de facto foi estranho

Repara que em princípio até eu aqui na Póvoa de Santa Iria podia avisar-te com uma mensagem que ias sentir um sismo aí nas Caldas da Rainha, pois as ondas sísmicas passaram primeiro aqui dado que estou mais perto do epicentro. A velocidade de propagação das ondas sísmicas é de cerca de 3,5 a 8 Km/s dependendo da composição litológica das camadas atravessadas. São relativamente lentas, para uma diferença de distâncias ao epicentro de 80 Km dá uma diferença de momento do tremor sentido de 10 segundos ou mais. Não há portanto mistério algum no aviso antecipado do Google ou outro sistema de aviso.

Bom dia,

Só agora reparei que eu e mais alguns users estávamos a partilhar relatos em 2023 peço à moderação que mova os mesmos, também reparei relatos nos seguimentos normais e deveriam ter sido feitos por aqui, para uma mais fácil pesquisa por todos.

Só vos digo foi a primeira vez que senti a sério: a minha mulher tremia... ao que eu disse estás a tremer e ao que ela responde, tu também... Deve ser um terramoto diz ela...antes de ela terminar a frase pensei logo nisso... barulho muito estranho parecia tipo um som repetitivo ao longe, tipo carruagem...vai lá vai!

@Ricardo Carvalho sê bem aparecido

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

No Barreiro felizmente não senti nada, pois estava a dormir profundamente. O facto de estar num rés do chão deverá ter ajudado.

Depois de 4 experiências a nível de sismos até ao momento dispenso totalmente qualquer coisa relacionada com o que aconteceu esta madrugada, mas é um risco que se corre todos os dias. Grande parte da AML e da Região Sul deve ter acordado em sobressalto. No interior alentejano tenho relatos de familiares que também sentiram.

Magnitude 5.3 já é bastante significativo. O último a ocorrer com uma escala tão elevada deverá ter sido o de 4.9 em Arraiolos em 2018, mas neste caso foi em terra.

“Maior sismo sentido em Lisboa desde 1969”, lembra geofísico, que afasta risco de tsunami