Sismos Portugal 2024

Aviso de Sismo Sentido no Continente 26-08-2024 05:11
2024-08-26 05:11:40
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 26-08-2024 pelas 05:11 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines.

De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

Comunicado do IPMA

Site do IPMA tem estado com problemas para mim, alguém confirma?
Demasiados acessos e o site crashou.

Que excelente sistema de notificação da Google ou o que é.

O meu telemóvel tocou com a notificação exactamente quando comecei a ouvir o som ao longe.

Se fosse o caso tinha dado para sair de casa!
Já agora, a história dos cães ladrarem é tudo treta!

E durante o acontecimento nem um único ruído além do "bruuummmm", tenho as janelas abertas e há vezes que os cães lá ao fundo ladram e ladram e ladram, pássaros nocturnos a piar ou ovelhas a balir...

Agora nadinha, tava tudo sossegado e sossegado ficou.

@StormRic, como não estou em Sacavém, pergunto, como foi isso ai na Póvoa???
Pior do que este só o de 69, tinha 5 anos, mas ainda me lembro bem!!!:scared:

Nada caíu, mas o mais importante foi o tempo da sacudidela, cerca de 10 segundos, de período longo portanto só se sentiram as ondas L. Não houve aquela frequência inicial de aviso, como senti no sismo de 1969. E o ruído surdo também foi um bocado impressionante, como um camião gigante a passar na rua.

Que excelente sistema de notificação da Google ou o que é.

O meu telemóvel tocou com a notificação exactamente quando comecei a ouvir o som ao longe.

Se fosse o caso tinha dado para sair de casa!
Por aqui desligo sempre a net....

Nada caíu, mas o mais importante foi o tempo da sacudidela, cerca de 10 segundos, de período longo portanto só se sentiram as ondas L. Não houve aquela frequência inicial de aviso, como senti no sismo de 1969. E o ruído surdo também foi um bocado impressionante, como um camião gigante a passar na rua.
Tal e qual. Muito mais longo que o que senti há uns anos, cujo epicentro foi no Sobral de Monte Agraço. 4,0 richter se bem me lembro.

Foi um pouco mais a sul do canhão, não é um local frequente.
Costuma haver actividade a oeste de Sines, mas sim não é o primeiro local que nos ocorre quando pensamos em sismos.

Obrigado!!!
Pois, eu não consigo ter ideia da duração, porque estava a dormir, mas desde o momento em que acordei, senti abanar seguramente uns 4/5 segundos.
Também ouvi bem o ruido, principalmente depois de parar de tremer, ficou um eco por mais uns segundos.

Peniche acordei com a cama a abanar e ainda fiquei uns segundos até perceber se estava acordada ou a sonhar.
Screenshot_20240826-052226_Chrome.webp
SmartSelect_20240826-060055_Chrome.webp

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Anexos

• SmartSelect_20240826-060055_Chrome.webp
    SmartSelect_20240826-060055_Chrome.webp
    43.6 KB · Visto: 10
Terá gerado algum tsunami fraquinho (uns centímetros)? Em princípio não, pela profundidade, que já tem estimativas dos 10 aos 20 Km.

Atendendo ao post anterior sobre as ondas L, existe correlação maior ou menor entre esse tipo de onda e risco de tsunami, ou entre ondas R e risco de tsunami? Ou não existe correlação a esse nível e prevalecem sempre outros factores?

Assim que acordei (com os abanicos) também olhei o tlf e tinha o alerta do Google.. fiquei a pensar isso mesmo.. se a notificação tinha chegado antes, ou ao mesmo tempo que o sismo?.. já conseguem prever sismos, mesmo que momentos antes?..

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
o aviso da Google chegou uns momentos antes do sismo. O som de alerta foi pequeno mas muito diferente dos toques android. Eu acordei com aquilo a tentar perceber que toque era. Logo a seguir a cama a tremer e som estranho. De facto, é extraordinário o aviso...deu uns segundos de vantagem se fosse algo a sério.

Reparei no mesmo. Há uns meses o sismo no Algarve fez com que a cama tremesse muito tempo e de tal maneira que nos sacudiu mesmo. Hoje, acordei com um ruído fundo, como se fosse um camião na estrada, e as portas todas a bater durante tanto tempo que tive discernimento para me levantar e colocar-me na ombreira da porta. Com o sismo que houve no Algarve entrei em pânico e nem me mexi, porque foi uma sensação completamente diferente.

Sentido e bem aqui no Porto, estava meio acordado e a cama oscilou por alguns segundos, oscilação lateral bem perceptivel, parecia alguem a empurrar a mesma.

Aqui em casa outras pessoas sentiram.

Muito sentido aqui no Porto, a cama oscilou de forma lateral durante alguns segundos.

Por aqui sigo com 16.1ºc , vento fraco e 86%HR.

Céu limpo.