Sonda Dawn, viagem ao asteróide Vesta e planeta-anão Ceres

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Boas... Mais uma imagem... Fresquinha, fresquinha...
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4555
pia19317-16.gif

This animation shows the north pole of dwarf planet Ceres as seen by the Dawn spacecraft on April 10, 2015. Dawn was at a distance of 21,000 miles (33,000 kilometers) when its framing camera took these images. Credit: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

EDIT:
Bem, parece que a Nasa lançou uma aplicação similar ao google Earth, mas que utiliza imagens de Vesta, por isso se estiverem interessados em explorar dêem uma espreitadela http://dawn.jpl.nasa.gov/news/NASA_ReleasesTool_To_Examine_Asteroid_Vesta.asp

EDIT2: Lol, acabei de descobrir que há uma cratera em Vesta com o nome de Eusebia :) fica mesmo ao lado de Tuccia http://vestatrek.jpl.nasa.gov/ , honras ao King.
 
Última edição:


Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Mas é estranho brilharem com o sol ainda tão baixo, quase rasante à superfície.
Eu dei a minha opinião, se leres o artigo no link que postei, eles dizem que ainda não têm dados suficientes para dizer o que realmente são.

Quanto à irradiação/reflexão de luz também depende muito do ângulo de incidência desta.
 
  • Gosto
Reactions: Teles

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece-me que esta frame do vídeo acima é a melhor imagem até ao momento que eu já vi das manchas brilhantes. Consegue não sobre-expôr o grupo menor e de certo modo mostrar que a mancha maior está incrustada numa espécie de cratera menor, com bordo montanhoso e fissuras. Também é notável que as manchas menores têm um bordo suave, com decréscimo de luminosidade gradual.


D4qZPxe.jpg


Hipótese interessante a que é explicada neste artigo. Fenómeno semelhante já foi observado em Marte aquando de "recentes impactos que expôem gelo fresco sob a superfície, oculto por poeira".
http://www.universetoday.com/120428/ceres-bright-spots-sharpen-but-questions-remain/

Se fôr possível obter uma imagem sub-exposta, mais escura, os detalhes da mancha maior poderão ser mais esclarecedores.
No entanto parece não haver dúvida que assim que o interior da cratera deixa de receber luz solar, não se vêem mais as manchas. Ou seja, eu pelo menos ainda não encontrei uma imagem da face escura de Ceres em que se vissem as manchas, logo aquilo não tem luz própria.

Outro artigo interessante:
http://www.universetoday.com/120897/ceres-has-lots-of-bright-spots/
 
Última edição: