Sugestões para o MeteoPT

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Para se criar um seguimento para o Algarve, também se teria de criar um para o Litoral Centro, para O Litoral norte e Interior Centro.
Mas até que não era má ideia de criar para cada um deles, para ser mais organizado.
Isto a minha opinião ;)

André, não acho minimamente viável essa política de separação. No caso do Seguimento, acho lógico a sua separação, porque apesar de Portugal ser uma rectângulo pequenino pode ter diversas formas de tempo no mesmo momento, e se toda a gente postasse num mesmo tópico as consições actuais de uma qualquer região do país anadavmos todos tontinhos sem saber onde fazia este tempo e onde fazia o outro.

No caso das previsões, não acho nada lógico, porque as previsões terão que ser feitas em relação a todo o país e não a uma região. Não tem nexo nenhum. Sendo isto a opinião de alguém leigo como eu.:D
 


AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
André, não acho minimamente viável essa política de separação. No caso do Seguimento, acho lógico a sua separação, porque apesar de Portugal ser uma rectângulo pequenino pode ter diversas formas de tempo no mesmo momento, e se toda a gente postasse num mesmo tópico as consições actuais de uma qualquer região do país anadavmos todos tontinhos sem saber onde fazia este tempo e onde fazia o outro.

No caso das previsões, não acho nada lógico, porque as previsões terão que ser feitas em relação a todo o país e não a uma região. Não tem nexo nenhum. Sendo isto a opinião de alguém leigo como eu.:D

Desculpem lá, mas somos um país tão pequeno que não faz sentido tantos desdobramentos.

Percebo a vossa ideia, mas arriscamo-nos a uma dispersão de Tópicos que, a meu ver, dificulta a consulta.

Eu sei, era apenas uma opinião, e um exemplo, não é necessário criar um topico seguimento algarve...

Bom dia a todos,

Antes de mais, deixo uma sugestão aos moderadores deste fórum? Porque não, criar um tópico Seg. Previsão do Tempo e Modelos para o ALGARVE? Ultimamente, 60% da discussão gira em torno do clima do Algarve, e discussão essa que comtempla choros e lamentações Sei de antemão que estamos a chegar à epoca das lamentações maiores, quando a neve não atinge as cotas esperadas Devemos é ter cuidado neste tipo de situações.

Pelo que vejo, a madrugada de Quarta-Feira irá dar uma grande rega no Minho e Douro Litoral, uma rega "normal" para o resto do país, se bem que o Algarve apenas irá levar com alguns aguaceiros. Porém, quer isto dizer que não fica a zeros
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tal como existe o botão do paypal pra fazer donativos pro meteomoita na secção dos modelos também poderia haver o mesmo pro fórum, não ? Assim ao menos sempre se ajudava a pagar o servidor que não é propriamente barato e talvez não fosse necessária tanta publicidade.

meteomoita.png


:rolleyes: :thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Penso que o tópico "Seg. Previsões do Tempo e Modelos" se devia desdobrar em 3 tópicos:

- Até às 76h (96h quando muito): neste tópico seria discutida a intensidade e abrangência das variáveis meteorológicas em Portugal Continental e Ilhas.
- Das 96h às 200h: Seriam discutidos os vários cenários, no que toca à dinâmica global e probabilidade de ocorrência.
- A partir das 200h: Seriam discutidos cenários de tendência, a sua probabilidade e consistência enquanto tendência a médio prazo.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Penso que o tópico "Seg. Previsões do Tempo e Modelos" se devia desdobrar em 3 tópicos:

- Até às 76h (96h quando muito): neste tópico seria discutida a intensidade e abrangência das variáveis meteorológicas em Portugal Continental e Ilhas.
- Das 96h às 200h: Seriam discutidos os vários cenários, no que toca à dinâmica global e probabilidade de ocorrência.
- A partir das 200h: Seriam discutidos cenários de tendência, a sua probabilidade e consistência enquanto tendência a médio prazo.

É uma boa ideia, é como se faz no Infoclimat. A parte a partir das 200h, incluir-se-ia mais na previsão sazonal. Ou então dividir o seguimento das previsões do tempo, que como é óbvio só são fiáveis a curto prazo do seguimento de modelos onde se analisa a evolução e tendência dos mesmos.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Desculpem lá, mas somos um país tão pequeno que não faz sentido tantos desdobramentos:(.

Percebo a vossa ideia, mas arriscamo-nos a uma dispersão de Tópicos que, a meu ver, dificulta a consulta.

Até agora, o post que vai mais ao encontro da minha opinião em relação a isto é este!
Penso que corríamos o risco de ao "descentralizar-mos" esse tópico, a sua dinâmica perder-se-ia visto que seria distribuída pelas várias regiões; agora há um ponto penso que importante a sublinhar, será que esta fase (não vejo outra coisa senão isso) deste dirigir de atenções para a região do Algarve cuja evolução desde há algumas semanas a esta parte se irá manter com a consistência necessária e ou suficiente para que arraste consigo e de forma paralela a existência deste tipo de tópico para as outras regiões? Não sei até que ponto a dimensão do nosso país o justifica!
Comparamo-nos muitas vezes aos países vizinhos com dinâmicas bem diferentes nesta matéria e embora isso mostre o nosso lado expansionista a funcionar, nem sempre serve de ponto de arranque para voos mais altos.
Enfim, o futuro próximo o dirá! ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Sim, apesar de ainda não se encontrar propriamente fora de época e a mesma se definir como fase de transição, o Inverno aproxima-se a passos largos.

O novo cenário poderá já estar na forja; Será com neve? Muita neve? É uma hipótese que (na minha simples opinião) não me parece muito adequada visto que boa parte do país não se identifica com um ambiente onde predomina o branco que de forma regular apenas se avista acima dos cerca de 1400m e com descida das cotas em eventos esporádicos. Mas venha daí um bom cenário de Inverno!