Sugestões para o MeteoPT

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Reparei que nos primórdios do MeteoPT havia uma wiki. Porque é que foi descontinuada? Podia ser uma boa fonte de informação para quem soubesse menos, que pudesse ser editada livremente por quem soubesse.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O problema dos rankings é que dava imenso trabalho fazê-lo manualmente todos os dias, especialmente a uma só pessoa (acho que era o André). Depois pensou-se em fazer-se algo automático em que seriamos nós a introduzir os dados, mas acabou por ficar em nada. Quem sabe no futuro quando houver um portal.

Reparei que nos primórdios do MeteoPT havia uma wiki. Porque é que foi descontinuada? Podia ser uma boa fonte de informação para quem soubesse menos, que pudesse ser editada livremente por quem soubesse.

Bem isso foi mesmo nos primórdios :p, só esteve acessível durante uns meses como teste. Mas é uma ideia que já está pensada para o futuro (portal).
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
O problema dos rankings é que dava imenso trabalho fazê-lo manualmente todos os dias, especialmente a uma só pessoa (acho que era o André). Depois pensou-se em fazer-se algo automático em que seriamos nós a introduzir os dados, mas acabou por ficar em nada. Quem sabe no futuro quando houver um portal.

Sim, sim. Era o AnDré. Ele muitas ficava aqui horas a fio a noite, a espera que alguém mais atrasado lhe dessem os extremos.
Algo automático, seria uma excelente ideia. Mas uma coisa a seu tempo ;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Por vezes gosto de ir aos registos do fórum e recordar os eventos meteorologicos passados faço isso com alguma frequência e uma coisa de que sinto falta é dos tópicos de seguimentos especiais, era uma forma muito fácil e eficaz de localizar no espaço e no tempo determinado evento meteorológico. Mas os eventos dos anos mais recentes, depois do fim dos tópicos de seguimento especial são muito mais difíceis de encontrar, tenho muito mais dificuldade em encontrar em que mês aconteceu determinado evento e requer uma pesquisa mais demorada e a leitura de paginas de posts sem nada de especial.

O que venho sugerir é o regresso dos tópicos de seguimento especial, mas em outros moldes, por exemplo tópicos de seguimento especial por região, ou de outra forma qualquer, mas alguma forma que tornasse mais fácil a consulta à posteriori dos eventos ocorridos.

Deixo aqui este desabafo/sugestão de alguém que já que acompanha o fórum à quase 4 anos e gosta de recordar, afinal recordar é viver:)

--------------------------------------------------
Outra coisa, porque se deixou de nomear internamente as depressões/eventos meteorologicos?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Divisão por zonas de Portugal-Analise de Modelos

Gostaria de propor uma divisão por zonas de Portugal Continental, concordante com a divisão que o IM criou, de modo a facilitar a intrepertação dos posts de previsão.

Será uma divisão regional genérica, sendo que em posts mais detalhados é sempre preferivel descrever com maior rigor a escala regional...por exemplo, no caso do seguimento de uma célula em vez de se referir a esta divisão genérica é preferivel haver uma referencia aos concelhos/cidades por onde a célula pode passar.

A divisão regional genérica é a seguinte:


- Litoral Norte
- Litoral centro
- AML ( Area metropolitana de Lisboa)
- Litoral SW
- Litoral SE ( No Algarve em caso de necessidade de pormenor pode-se referir o Barrocal e a Serra)

- Interior Norte e Centro
- Interior Sul ( Incui Santarem e o vale do Tejo pois a nivel climatico essa faixa tem mais afinidade com o sul do que com o Interior Norte e Centro)



Uploaded with ImageShack.us
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Divisão por zonas de Portugal-Analise de Modelos

Gostaria de propor uma divisão por zonas de Portugal Continental, concordante com a divisão que o IM criou, de modo a facilitar a intrepertação dos posts de previsão.

Será uma divisão regional genérica, sendo que em posts mais detalhados é sempre preferivel descrever com maior rigor a escala regional...por exemplo, no caso do seguimento de uma célula em vez de se referir a esta divisão genérica é preferivel haver uma referencia aos concelhos/cidades por onde a célula pode passar.

Acho que esse seguimento de células, que se refere à previsão do tempo em nowcasting, se pode fazer no seguimento das condições meteorológicas em cada uma dessas regiões.

Quanto à análise de modelos não faz muito sentido, pois à escala da previsão global, só muito perto do acontecimento é que se tem a certeza que determinadas condições vão afectar uma determinada região, e não outra ao lado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Divisão por zonas de Portugal-Analise de Modelos

Acho que esse seguimento de células, que se refere à previsão do tempo em nowcasting, se pode fazer no seguimento das condições meteorológicas em cada uma dessas regiões.

Quanto à análise de modelos não faz muito sentido, pois à escala da previsão global, só muito perto do acontecimento é que se tem a certeza que determinadas condições vão afectar uma determinada região, e não outra ao lado.

Precisamente... A própria nomenclatura usada em cada post varia muito consoante o tipo de evento e a especificação que cada user entender, seja norte, centro sul, cidade, região...

Não me parece que fazer divisões específicas no tópico de previsões seja relevante.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Divisão por zonas de Portugal-Analise de Modelos

Precisamente... A própria nomenclatura usada em cada post varia muito consoante o tipo de evento e a especificação que cada user entender, seja norte, centro sul, cidade, região...

Não me parece que fazer divisões específicas no tópico de previsões seja relevante.

Eu só acho que poderia levar a um melhor entendimento...cada forista refere-se de modo diferente á sua região...sim, mas se houvesse como base essa nomenclatura, em caso de duvida o forista poderia sempre referir-se a uma dessas zonas genericas.
Poderia ajudar ao entendimento entre todos acerca daquilo a que se referem ao certo..

Mas é só uma sugestão..
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Uma boa coisa que vossas excelências administradoras desta casa poderiam fazer era criar um botão pra regressar ao topo da página, de preferência que estivesse sempre presente conforme a pessoa ia arrastando a página para o fundo, se não colocam-no cá mesmo ao fundo.

É que depois de cada página lida uma pessoa tem que regressar ao topo, ou retroceder para outra página, pra voltar para a página inicial do fórum, e assim tudo seria mais fácil, pois usar-se-ia a imagem do fórum (clicando) para regressar ao inicio.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Uma boa coisa que vossas excelências administradoras desta casa poderiam fazer era criar um botão pra regressar ao topo da página, de preferência que estivesse sempre presente conforme a pessoa ia arrastando a página para o fundo, se não colocam-no cá mesmo ao fundo.

É que depois de cada página lida uma pessoa tem que regressar ao topo, ou retroceder para outra página, pra voltar para a página inicial do fórum, e assim tudo seria mais fácil, pois usar-se-ia a imagem do fórum (clicando) para regressar ao inicio.

A ideia é boa, pois temos que arrastar a janela para o topo, na minha opinião substituia-se isto (aparece no fundo do tópico):


« Os nossos Aniversários! | - »

Por isto:
MeteoPT.com - Fórum de Meteorologia > Outros > Fórum e Comunidade > Sugestões para o MeteoPT
 

Administrador

Moderação
Registo
22 Ago 2005
Mensagens
131
Uma boa coisa que vossas excelências administradoras desta casa poderiam fazer era criar um botão pra regressar ao topo da página, de preferência que estivesse sempre presente conforme a pessoa ia arrastando a página para o fundo, se não colocam-no cá mesmo ao fundo.

É que depois de cada página lida uma pessoa tem que regressar ao topo, ou retroceder para outra página, pra voltar para a página inicial do fórum, e assim tudo seria mais fácil, pois usar-se-ia a imagem do fórum (clicando) para regressar ao inicio.

Sempre existiu um link para retornar ao topo:

nG4Tq.png


A ideia é boa, pois temos que arrastar a janela para o topo, na minha opinião substituia-se isto (aparece no fundo do tópico):


« Os nossos Aniversários! | - »

Por isto:
MeteoPT.com - Fórum de Meteorologia > Outros > Fórum e Comunidade > Sugestões para o MeteoPT

Isso já existe no topo de cada página.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Vamos rir???

Sei que não é bem este o tópico certo para a minha sugestão, mas estou a escrever do telemóvel e não encontro o tópico certo..

Já tenho saudades daqueles tópicos de votação! Havia para precipitação total e temperaturas mensais..

Lanço uma sugestão, mas não me levem a mal: que tal um tópico para votação do número de dias consecutivos no mês de fevereiro, com pressão atmosférica superior a 1012mb em Portugal continental?

Vá lá.. Não é assim tão descabido, embora também não seja para rir!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas pessoal

Não sei se já repararam, mas a MEO criou o Meo Kanal, uma espécie de rede social por televisão onde cada utilizador pode partilhar fotos e vídeos. Cada utilizador pode ter até 6 canais.

Que tal criar um Meo Kanal com as melhores fotos/vídeos postados aqui no fórum e partilhar com Portugal??

Abraços;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas pessoal

Não sei se já repararam, mas a MEO criou o Meo Kanal, uma espécie de rede social por televisão onde cada utilizador pode partilhar fotos e vídeos. Cada utilizador pode ter até 6 canais.

Que tal criar um Meo Kanal com as melhores fotos/vídeos postados aqui no fórum e partilhar com Portugal??

Abraços;)

Por acaso também acho que poderia ser uma ideia bem interessante! Um Meteopt.com Canal:D