Suicidios 2006/2007

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Yap também estou de acordo com o que disse o nisso amigo Seringador...o nosso Inverno não é caracterizado por grandes fenómenos de frio e neve mas sim mais por bons episódios de frentes activas e temporais apesar de tarem a ficar para o escassos ultimamente:sad: com isto não quer dizer que o frio também não faça parte claro que faz como já o fez apenas tivemos azar de ser algo seco...mas não vamos desesperar e a neve vai voltar as serras ainda este mes;) mas até lá temos actividade provocada por frentes frias afinal estamos no Inverno Portugues:)
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Se calhar estamos todos a falar de coisas diferentes. Se utilizarmos uma definição de Inverno tal como a que é utilizada nas regiões de clima temperado, então os Invernos em Portugal, quando os há, são curtos e muito amenos.
Por aqui, a neve até é relativamente habitual no início da Primavera. Em Fevereiro de 2004 lembro-me de ver muitas árvores, já com em floração, cobertas de neve e pode muito bem voltar a acontecer.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Eu lembro-me,já nao sei em k ano foi ao certo mas talvez 97 que durante as ferias de pascoa,estiveram dias com quase 30 graus e d um momento para o outro mudou totalmente o panorama e fui kse desde o porto ate Tras os Montes p a minha aldeia com neve quase constante!Não podemos perder a esperança..;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Eu lembro-me,já nao sei em k ano foi ao certo mas talvez 97 que durante as ferias de pascoa,estiveram dias com quase 30 graus e d um momento para o outro mudou totalmente o panorama e fui kse desde o porto ate Tras os Montes p a minha aldeia com neve quase constante!Não podemos perder a esperança..;)


Qual é a tua aldeia Tiago?

Ainda vai toda a minha gente encher a barriguinha de neve! Pode é que seja só para o ano! :D Ou pode que não :rolleyes:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Qual é a tua aldeia Tiago?

Ainda vai toda a minha gente encher a barriguinha de neve! Pode é que seja só para o ano! :D Ou pode que não :rolleyes:

Talvez ainda este ano...lá para dezembro :p :p :p

Falando mais a sério, em termos de inverno climatologico ele é Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Qualquer previsão para o inverno é DJF. Eu as vezes até me esqueço que a suposta Primavera só começa a 21 de Março. No entanto as situações sinopticos nos últimas dias tem sido típicas de Primavera.

Encher a barriguinha de neve a cotas baixas acho dificil...Acima dos 1000/1200 é bem possivel ainda.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Talvez ainda este ano...lá para dezembro :p :p :p

Falando mais a sério, em termos de inverno climatologico ele é Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Qualquer previsão para o inverno é DJF. Eu as vezes até me esqueço que a suposta Primavera só começa a 21 de Março. No entanto as situações sinopticos nos últimas dias tem sido típicas de Primavera.

Encher a barriguinha de neve a cotas baixas acho dificil...Acima dos 1000/1200 é bem possivel ainda.

é o problema dos Invernos modernos e isso da cota acho que vais preferir não ter dito:p facilmente pode nevar em Março a cotas baixas 600-800m;)
Masnão disses-te se te suicidavas:huh: :D
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
é o problema dos Invernos modernos e isso da cota acho que vais preferir não ter dito:p facilmente pode nevar em Março a cotas baixas 600-800m;)
Masnão disses-te se te suicidavas:huh: :D

Em termos de encher a barriga como o KIM disse...este ano não me parece ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Talvez ainda este ano...lá para dezembro :p :p :p

Falando mais a sério, em termos de inverno climatologico ele é Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Qualquer previsão para o inverno é DJF. Eu as vezes até me esqueço que a suposta Primavera só começa a 21 de Março. No entanto as situações sinopticos nos últimas dias tem sido típicas de Primavera.

Encher a barriguinha de neve a cotas baixas acho dificil...Acima dos 1000/1200 é bem possivel ainda.

sim, realmente a altura mais propicia para episódios realmente frios já está a passar.. depois do final de Janeiro, inicio de Fevereiro começa a ficar mais dificil.. entao à medida que vamos entrando em Março..:rolleyes: para haver "festa" a partir desta altura realmente teem que ser situações excepcionais.. mas de qq maneira, muito longe de impossiveis! afinal, se bem me lembro (corrijam-me se estiver enganado:hehe: ).. a temperatura mais baixa registada em Lisboa (e provavelmente em muitas outras cidades) em cerca de 20 anos foi em 2005, e precisamente no dia 1 de MARÇO!:D portanto.... até foi 1 entrada seca sem precipitação acho eu.. mas foi de certeza das situações sinopticas de entrada fria mais importantes dos ultimos anos não?

e lá está.. já foi em Março.. e ainda estamos a meio de Fev;) portanto embora pouco provável, "não vá o Diabo tecê-las" qd estamos já a anunciar o fim do Inverno! :D
mas pronto, isto relativamente a "festa" com frio e neve em cotas baixas.. o que na verdade.. nem é propriamente o "normal" do nosso Inverno.. acho que concordamos que o nosso Inverno "normal" é ameno, chuvoso, e com neve razoavel em cotas altas.. e quanto a isso.. vamos lá ver o que se desenrola, mas acho que talvez ainda haja bastante para dar:D
 
M

Membro excluído 274

Ok amigos... Eu suicido-me também as esperanças morreram agora! Não houve nem haverá neve para ninguém... É triste mas é verdade!:sad: :sad: :sad:
 

mesq

Cirrus
Registo
28 Jan 2007
Mensagens
24
Local
Porto
Eu lembro-me,já nao sei em k ano foi ao certo mas talvez 97 que durante as ferias de pascoa,estiveram dias com quase 30 graus e d um momento para o outro mudou totalmente o panorama e fui kse desde o porto ate Tras os Montes p a minha aldeia com neve quase constante!Não podemos perder a esperança..;)

Contaram-me uma vez que, em Maio de 1979, houve uma semana de temperaturas estivais, bem acima dos 30ºC, para na semana a seguir haver um grande nevão no Interior Norte. Foi uma razia nas colheitas. :unsure:

Outros tempos. :lol:
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Contaram-me uma vez que, em Maio de 1979, houve uma semana de temperaturas estivais, bem acima dos 30ºC, para na semana a seguir haver um grande nevão no Interior Norte. Foi uma razia nas colheitas. :unsure:

Outros tempos. :lol:

Confirmo! A minha irmã nasceu a 18 de Maio de 1979 e pouco antes de nascer a minha mãe deu uma grande queda à entrada de casa pq escorregou no imenso manto branco. Por sorte a minha irmã acabou por nascer normal! :p
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
sim, realmente a altura mais propicia para episódios realmente frios já está a passar.. depois do final de Janeiro, inicio de Fevereiro começa a ficar mais dificil.. entao à medida que vamos entrando em Março..:rolleyes: para haver "festa" a partir desta altura realmente teem que ser situações excepcionais.. mas de qq maneira, muito longe de impossiveis! afinal, se bem me lembro (corrijam-me se estiver enganado:hehe: ).. a temperatura mais baixa registada em Lisboa (e provavelmente em muitas outras cidades) em cerca de 20 anos foi em 2005, e precisamente no dia 1 de MARÇO!:D portanto.... até foi 1 entrada seca sem precipitação acho eu.. mas foi de certeza das situações sinopticas de entrada fria mais importantes dos ultimos anos não?

e lá está.. já foi em Março.. e ainda estamos a meio de Fev;) portanto embora pouco provável, "não vá o Diabo tecê-las" qd estamos já a anunciar o fim do Inverno! :D
mas pronto, isto relativamente a "festa" com frio e neve em cotas baixas.. o que na verdade.. nem é propriamente o "normal" do nosso Inverno.. acho que concordamos que o nosso Inverno "normal" é ameno, chuvoso, e com neve razoavel em cotas altas.. e quanto a isso.. vamos lá ver o que se desenrola, mas acho que talvez ainda haja bastante para dar:D

Sim, foi o episódio responsável pelo valor de temperatura mais baixo nestes últimos anos, pelo menos por aqui, e por novos mínimos absolutos do mês de Março na maior parte das estações meteorológicas.
Não foi uma entrada totalmente seca, ainda deixou alguma neve com acumulação na noite de 2 para 3 de Março. Aqui foi no dia 2 que se registou o valor mais baixo com -10,4ºC.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Qual é a tua aldeia Tiago?

Ainda vai toda a minha gente encher a barriguinha de neve! Pode é que seja só para o ano! :D Ou pode que não :rolleyes:

A aldeia (que é um lugar apenas,n tem mais que 100 habitantes) chama-se Sanradela e fika no sitio assinalado ai no mapa a cerca de 565m d altitude + coisa - coisa, segundo as cartas militares que tenho da zona.Como vês Kim, para ir do Porto até la com neve não é muito dificil..so antes do marão poderia ser + complicado e mm assim tive sempre neve!! :D