Suicidios 2006/2007

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Confirmo! A minha irmã nasceu a 18 de Maio de 1979 e pouco antes de nascer a minha mãe deu uma grande queda à entrada de casa pq escorregou no imenso manto branco. Por sorte a minha irmã acabou por nascer normal! :p


Então foi em 1979, já me tinham falado várias vezes nesse episódio mas sem referir uma data exacta.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Boas,

Acho que vai haver muitos membros que estão a cantar antes do tempo:p
Eu prefiro aguardar apesar de alguns indicadores darem como mudança após o Carnaval e sobretudo para o 1ª FDS de Março mas.....

além disso não somos um país do Norte da Europa e a neve não é sinónimo de Inverno, é sinónimo de eventos chuvosos, tempestuodos, anticiclone e frio e alguns de episódios de neve que sempre foram de menor escala;)

Até parece um tempo de Primavera onde a sucessão de depressões é normal nesa época;)

Lanço o desafio se aqueles que afirmam que o Inverno acabou (fora a cronologia climática) é pq estão a ver ou pelo menos a prever que não surgirá mais nada que seja connectado com o Inverno no vosso ponto de vista.
e lemberem-se o Inverno não é só neve ( são sobretudo eventos chuvosos, tempestuosos, anticiclone e frio e alguns de episódios de neve);)

Pois então, convido-vos a colocarem os vossos pensamentos, que alguns de nós não estamos a ver, i.e., o que é que indica nas v/ previsões para levarem a crer que o Inverno acabou?:huh: ;)

Claro que não me suicido pelo contrário agora é que vai começar animação em termos de (eventos chuvosos, tempestuosos, anticiclone e frio e alguns de episódios de neve) até Abril;) :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lol: :p

Nunca disse que o inverno tinha terminado, disse que o inverno caminha rapidamente para o seu fim e apesar de nestes últimos anos a 2º quinzena de Fevereiro nos ter brindado belas situações invernais, a cada ano que passa maior é a probabilidade que isso deixe de suceder. E a tendência dos últimos tempos é a de que é a primavera que ganha terreno ao inverno e não o contrário.

Eu sei que Portugal não está no norte da Europa e não peço nevões ao nivel do mar, mas acho razoável aguardar todos os invernos sem excepção por uma grande situação de neve no norte e interior centro tal como aguardo com confiança os dias ou semanas a fio de céu azul que terei no verão. Um nevão a cotas intermédias sempre tivemos, pelo menos que me lembre pois diz-se que a memória meteorológica é a pior :p Até no cálido inverno 95/96 a neve, e em boas quantidades, não deixou de nos visitar (tenho foto). Mesmo a cotas altas este inverno, que não tem sido muito seco, tem sido horroroso em termos de neve, que o diga o pessoal da Covilhã que têm vista para a serra. Eu tenho vista para as serras da sanábria e a meados de fevereiro pouca ou nenhuma neve têm.

É normal sentir-se um pouco frustado agora que o inverno se aproxima do fim, todo o ano á espera dele e ainda não houve sequer acumulação de 1cm de neve em qualquer cidade do interior norte e centro como é habitual (excepto talvez Montalegre). Na primavera também ocorrem nevões mas são casos raros excepto nas terras altas. Chuvas, tempestades, etc podemos as ter em qualquer altura do ano (até no verão se tivermos sorte), agora neve com boas probabilidades só no período Dez Jan Fev.

PS: Pior que tudo é que acho que todos nós esperavamos muito mais deste inverno. Arrefecimento onde paras? :lmao:

PS2: spiritmind, se vier um nevão é melhor esconderes-te! :D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
A aldeia (que é um lugar apenas,n tem mais que 100 habitantes) chama-se Sanradela e fika no sitio assinalado ai no mapa a cerca de 565m d altitude + coisa - coisa, segundo as cartas militares que tenho da zona.Como vês Kim, para ir do Porto até la com neve não é muito dificil..so antes do marão poderia ser + complicado e mm assim tive sempre neve!! :D


Qual é a carta a que te referes? A 103... Será? :unsure:. É aqui que encontro a tua terrinha! :w00t:

Aqui fica o link para a carta: http://www.igeoe.pt/igeoearcweb/igeoesig/selFolha.asp?serie=M888&n=103

103largezg7.gif


E aqui dá para ver a cota 567m ;) :thumbsup:

103aqq0.gif


(...) Até no cálido inverno 95/96 a neve, e em boas quantidades, não deixou de nos visitar (tenho foto).

(...)

Fil de que estás à espera? Coloca lá a bendita da foto, desde que seja de neve é linda!!! :w00t: :thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Nunca disse que o inverno tinha terminado, disse que o inverno caminha rapidamente para o seu fim e apesar de nestes últimos anos a 2º quinzena de Fevereiro nos ter brindado belas situações invernais, a cada ano que passa maior é a probabilidade que isso deixe de suceder. E a tendência dos últimos tempos é a de que é a primavera que ganha terreno ao inverno e não o contrário.

Eu sei que Portugal não está no norte da Europa e não peço nevões ao nivel do mar, mas acho razoável aguardar todos os invernos sem excepção por uma grande situação de neve no norte e interior centro tal como aguardo com confiança os dias ou semanas a fio de céu azul que terei no verão. Um nevão a cotas intermédias sempre tivemos, pelo menos que me lembre pois diz-se que a memória meteorológica é a pior :p Até no cálido inverno 95/96 a neve, e em boas quantidades, não deixou de nos visitar (tenho foto). Mesmo a cotas altas este inverno, que não tem sido muito seco, tem sido horroroso em termos de neve, que o diga o pessoal da Covilhã que têm vista para a serra. Eu tenho vista para as serras da sanábria e a meados de fevereiro pouca ou nenhuma neve têm.

É normal sentir-se um pouco frustado agora que o inverno se aproxima do fim, todo o ano á espera dele e ainda não houve sequer acumulação de 1cm de neve em qualquer cidade do interior norte e centro como é habitual (excepto talvez Montalegre). Na primavera também ocorrem nevões mas são casos raros excepto nas terras altas. Chuvas, tempestades, etc podemos as ter em qualquer altura do ano (até no verão se tivermos sorte), agora neve com boas probabilidades só no período Dez Jan Fev.

PS: Pior que tudo é que acho que todos nós esperavamos muito mais deste inverno. Arrefecimento onde paras? :lmao:

PS2: spiritmind, se vier um nevão é melhor esconderes-te! :D

este inverno para mim foi uma desgraça, para mim e certamente para a turistrela (http://www.turistrela.pt/pistas/pistas.html) pistas encerradas em pleno mes de fevereiro :disgust: e ainda por cima sem temperaturas minimas que possibilitam a criaçao de neve artificial pelos canhoes:( nao me venham dizer que existe potencial pois afirmo novamente existe potencial sim para chover bem nas terras altas (covilha guarda bragança ect) e talvez podera cair neve na serra da estrela nunca abaixo dos 1200/1300m e nas serras do norte, e agora perguntam em que dados me baseio? e simples tenho seguido a tendencia dos modelos e nota-se perfeitamente a entrada de ar mais quente e humido nas nossas latitudes;) (minima de 10ºc) espero estar enganado e se o tiver sou o primeiro a vir aki a dar razao aos meus amigos que dizem o contrario mas sinceramente penso que nao vai ser preciso:sad:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Qual é a carta a que te referes? A 103... Será? :unsure:. É aqui que encontro a tua terrinha! :w00t:

Aqui fica o link para a carta: http://www.igeoe.pt/igeoearcweb/igeoesig/selFolha.asp?serie=M888&n=103

Certissimo Kim!! :D É a aldeia dos meus avós!A casa agr foi reconstruida e temos bastantes terrenos la, com varios hectares de vinha(maioritariamente) e olival..
Tenho esta vista do meu quarto de lá...(foi tirada, não neste que passou, mas no outro fim de semana anterior)


Quando nao tem nuvens ve-se o Marao :D, por isso quantas sao as vezes que acordo e vejo neve a frente dos meus olhos!!
Kim,desta nao arranjas o brasão...so se for o da minha familia..:D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Qual é a carta a que te referes? A 103... Será? :unsure:. É aqui que encontro a tua terrinha! :w00t:

Aqui fica o link para a carta: http://www.igeoe.pt/igeoearcweb/igeoesig/selFolha.asp?serie=M888&n=103

Certissimo Kim!! :D É a aldeia dos meus avós!A casa agr foi reconstruida e temos bastantes terrenos la, com varios hectares de vinha(maioritariamente) e olival..
Tenho esta vista do meu quarto de lá...(foi tirada, não neste que passou, mas no outro fim de semana anterior)


Quando nao tem nuvens ve-se o Marao :D, por isso quantas sao as vezes que acordo e vejo neve a frente dos meus olhos!!
Kim,desta nao arranjas o brasão...so se for o da minha familia..:D

Pois dessa não, provavelmente porque não terá brasão?? :unsure: Isso faz parte de que concelho Tiago?
Mas foi bom ficar a saber que temos por aqui albguém de sangue real com latifundios aí por terras nortenhas! :thumbsup: :D És então o Don Tiago de Sanradela :uau: :surprise: :hehe:.

É uma excelente vista Tiago e deve ser um local de sonho para viver! Isso é qualidade de vida e com vinhas ao redor e tudo! Num próximo encontro aqui da casa tens de levar um garrafãozito aí com a pomada aí de casa! :w00t: :D
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
O ano passado o último nevão de jeito na Serra da Estrela foi no 25 de Abril. Nevou a partir dos 1300/1400m ou algo assim.

Lembro-me perfeitamente pois fui passar o fds prolongado lá para cima, para alem de todos os modelos daram neve a cotas bastante altas..acima dos 1800.

Lembras-te spiritmind ??
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O ano passado o último nevão de jeito na Serra da Estrela foi no 25 de Abril. Nevou a partir dos 1300/1400m ou algo assim.

Lembro-me perfeitamente pois fui passar o fds prolongado lá para cima, para alem de todos os modelos daram neve a cotas bastante altas..acima dos 1800.

Lembras-te spiritmind ??

boas tardes, lembro-me muito bem pois tava la numa casa a passar o feriado começou a chover e dps de repente passou de chuva a neve ;) ninguem estava a contar que nevasse na zona das penhas pois a cota prevista era muito elevada fikei supreendido:surprise: agora digo uma coisa tem de nevar o mais rapido possilvel pois senao o carnaval sera um fiasco e coitadas das pessoas que ja tem marcacoes para esses dias a pagar um balurdio sem terem direito a neve :(
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Pois, pois, a Serra da Estrela bem está a precisar de neve, porque as últimas chuvas levaram o manto branco que existia.

Sobre nevões na Serra em Abril/Maio, quase todos os anos são uma presença e mesmo no local onde resido já vi acumular neve nos telhados e nos carros no final de Abril de 1995. E há meia dúzia de anos, também vi cair uns flocos na noite de 30 de Abril para 01 de Maio a 700 metros de altitude.

O que é certo este ano, é que ainda não vi acumulação de neve à minha porta, porque os dias em que nevou mal deu para branquear os automóveis e os telhados, portanto, arrisco-me a passar o primeiro Inverno sem ver os meus terrenos com neve.

Vamos esperar que as próximas semanas tragam alguma surpresa...
 

Rui Ferreira

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
40
Local
Vila das Aves
boas tardes, lembro-me muito bem pois tava la numa casa a passar o feriado começou a chover e dps de repente passou de chuva a neve ;) ninguem estava a contar que nevasse na zona das penhas pois a cota prevista era muito elevada fikei supreendido:surprise: agora digo uma coisa tem de nevar o mais rapido possilvel pois senao o carnaval sera um fiasco e coitadas das pessoas que ja tem marcacoes para esses dias a pagar um balurdio sem terem direito a neve :(


Pois é, eu sou um desses felizardos :sad: que reservou duas noites na covilhã a contar com a neve e parece-me que nem a vou ver....:sad:

Na torre ainda há alguma coisa ou já foi tudo á vida?.....

No entanto ainda tenho alguma esperança que sexta e sábado ainda me caia alguma coisa....:)

Cump
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pois, pois, a Serra da Estrela bem está a precisar de neve, porque as últimas chuvas levaram o manto branco que existia.

Sobre nevões na Serra em Abril/Maio, quase todos os anos são uma presença e mesmo no local onde resido já vi acumular neve nos telhados e nos carros no final de Abril de 1995. E há meia dúzia de anos, também vi cair uns flocos na noite de 30 de Abril para 01 de Maio a 700 metros de altitude.

O que é certo este ano, é que ainda não vi acumulação de neve à minha porta, porque os dias em que nevou mal deu para branquear os automóveis e os telhados, portanto, arrisco-me a passar o primeiro Inverno sem ver os meus terrenos com neve.

Vamos esperar que as próximas semanas tragam alguma surpresa...


Sim confirmo no marão nevou em forma de aguaceiros em 02 de Maio e no ano passado no dia 25 de Abril a 1000m.:)

Bem para mim não está a ser fustrante;) , pq esperava um Inverno temperado e só falava em frio além da 1ª quinzena de Dezembro e, agora a partir da 2ª quinzena até 2ª semana de Março, pelo que só será fustrante se não acontecer nenhuma situação de frio para cotas acima dos 600m até meados de Março.;)
A ver vamos, o pior é se é seco, mas dúvido...:rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pois é, eu sou um desses felizardos :sad: que reservou duas noites na covilhã a contar com a neve e parece-me que nem a vou ver....:sad:

Na torre ainda há alguma coisa ou já foi tudo á vida?.....

No entanto ainda tenho alguma esperança que sexta e sábado ainda me caia alguma coisa....:)

Cump

Não se preocupem, pq que a partir do dia 16 à tarde, com alguns interlúdios de temperaturas a 850hPa elevadas (dia 19), irá nevar bem acima dos 1500/1600m e depois descer a cota para os 1000-1200 mas, neste caso já com pouca precipitação
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Pois é, eu sou um desses felizardos :sad: que reservou duas noites na covilhã a contar com a neve e parece-me que nem a vou ver....:sad:

Na torre ainda há alguma coisa ou já foi tudo á vida?.....

No entanto ainda tenho alguma esperança que sexta e sábado ainda me caia alguma coisa....:)

Cump

nao torre tb nao ha neve :( as pistas estao encerradas em pleno mes de fevereiro http://www.turistrela.pt/pistas/pistas.html mas em contrapartida podemos ter esperança ;)
sera pouca mas melhor do que nada :rolleyes:

2cgyd87.jpg