Tempestade Ana - 10 a 12 de Dezembro 2017

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Apesar da rapidez na sua formação, haverá condições para desenvolver trovoada? Alguém sabe? Não está em nenhuma previsão descritiva que eu tenha lido.
Trovoada, só eventualmente a partir de amanhã de manhã com o pós—frontal, mas as condições serão poucas para trovoada, apenas pequenas células e mais provável no litoral.

Atualização do IPMA. Agravamento do vento a altitudes mais baixas e colocada a hipótese de fenómenos localizados de vento extremos (provavelmente downbursts associados à frente), em especial no litoral, que podem exceder o limiar do nível de aviso.

A tempestade Ana irá formar-se a noroeste da Península Ibérica durante este domingo, 10 de dezembro de 2017, embebida numa região depressionária complexa já existente e que se estende até à Escandinávia. A tempestade Ana localizar-se-á sobre o Golfo da Biscaia às 00UTC de 2ªfeira, 11 de dezembro de 2017, com uma pressão atmosférica mínima prevista de cerca de 966 hPa e resultando de um processo de cavamento intenso, designado por ciclogénese explosiva.

O território de Portugal Continental irá assim começar a ser afetado já a partir da manhã deste domingo, sendo o período mais crítico, o final da tarde de domingo e a madrugada de 2ªfeira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima.

Em particular, o vento irá intensificar durante a tarde de dia 10, tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 km/h a partir do final do dia, podendo chegar a 130 km/h nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã de dia 11, e não se poderá excluir um evento ocasional de vento extremo, em particular no litoral oeste, onde as rajadas poderão ser superiores aos níveis de aviso emitidos.

Prevê-se precipitação por vezes forte a partir do meio da tarde de dia 10, sendo persistente na região Norte, em particular no Minho e Douro Litoral, e na noite de dia 10 para 11, os valores acumulados em 12 horas deverão variar entre 60 a 90 mm na região Norte, podendo chegar a 120 mm no Minho. No entanto, em qualquer local do território, poderá chover intensamente numa hora, com valores acumulados de 10/20 mm ou mesmo 20/30 mm.

Prevê-se ainda no dia 11, queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, acima de 800/1000 metros, com uma espessura de neve no solo superior a 5 cm em alguns locais, associada à descida de temperatura, que será muito significativa.

Prevê-se também um aumento da altura significativa das ondas a partir de dia 10, com valores entre 5 e 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.

Estão emitidos para os dias 10 e 11, aviso VERMELHO de rajada para as terras altas das regiões Norte e Centro e avisos LARANJA relativos a vento, precipitação, neve e agitação marítima.
Link arquivo do comunicado: http://archive.is/bBr6e

Como já escrevi anteriormente o radar é mais útil nos eventos convectivos do que nos eventos estratiformes. Os ecos 'amarelos' na zona de Aveiro não se estão a refletir em acumulados por aí além (isto não quer dizer que não haja chuva forte e persistente localmente mas a realidade é diferente da abrangência dos referidos ecos).

KY6xZg3.jpg

O IPMA devia inserir mais umas opções ao estilo da MG.

XIzE7RQ.png

L875Gq2.png

---

A MF lá emitiu avisos laranja para algumas zonas da costa oeste.

Última edição:
Orion, sem descartar o que dizes de outros produtos mais elaborados de pós-processamento do radar, que concordo, não sei se será bem assim o que argumentas...

Tendo em conta que grande parte desta precipitação pré-frontal se gera sobre terra com devido à orografia "despejar" o imenso fluxo de humidade associado ao tal "rio atmosférico", e ainda por cima se estar a dar essencialmente a níveis próximos do solo (pois não há convecção profunda como dizes e bem), a tendência no radar, para precipitação limitada a níveis baixos, é exatamente a oposta do que dizes... É de chover até mais do que aparenta no radar.

Geralmente chove menos do que aparenta no radar quando precipita de base alta, pois boa parte perde-se por evaporação no caminho.

Aliás, o produto que mostraste é a REFLECTIVIDADE. Logo, nem me faz sentido estares a criticar esse produto ser enganador, quando ele não representa nem pretende representar a INTENSIDADE. Se vires o mapa da INTENSIDADE do próprio IPMA, de facto só tens verdes, representando portanto precipitação fraca a moderada, e que na verdade, como disse atrás, provavelmente até estimada por baixo relativamente à realidade, pelos factores que já referi acima. E pelo contrário também do que dizes, a abrangência espacial dessa precipitação fraca a moderada e persistente é enorme sim. É generalizada.

Última edição:
Parece que a la Universidad de Berlín no le ha gustado que la llamemos Ana :D

Pero está vez IPMA, AEMET y Météo-France mandan :brucelee::lol:

Tendo em conta que grande parte desta precipitação se gera sobre terra com a orografia, e ainda por cima a níveis próximos do solo, a tendência no radar, para precipitação limitada a níveis baixos, é exatamente a oposta... De chover até mais do que aparenta no radar.

Geralmente chove menos do que aparenta no radar quando precipita de base alta, pois boa parte perde-se por evaporação no caminho.

É esse mesmo o meu propósito. Enfatizar a desconexão entre o que o radar mostra e a realidade. Na convecção, pelo menos para mim, há mais clareza entre as zonas em que pode chover mais e menos.

Aliás, o produto que mostraste é a REFLECTIVIDADE. Logo, nem me faz sentido estares a criticar esse produto ser enganador, quando ele não representa nem pretende representar a INTENSIDADE. Se vires o mapa da INTENSIDADE de facto só tens verdes, representando portanto precipitação fraca a moderada, e que na verdade, como disse atrás, provavelmente até estimada por baixo relativamente à realidade, pelos factores que já referi acima.

6Z3vmMU.jpg

O utilizador comum olha para o satélite e vê uma colossal mancha nebulosa. Mais de metade dela (centro sul) é nebulosidade alta que não gera acumulado mas a maior parte das pessoas não sabe isso.

Quanto ao radar, o princípio é o mesmo. Usei a refletividade porque considero que poucos utilizam a outra opção. Geralmente usa-se a refletividade como métrica para se inferir a intensidade da chuva, correto? E aí volto ao início: para o utilizador comum o radar é bem mais útil para eventos convectivos (ou estratiformes com convecção) do que para estratiformes 'puros' (como este é pelo menos no início).

Escrito isto, onde vivo há mais eventos estratiformes do que convectivos e eu também quero um radar. Sempre é melhor que ver nuvens de cima sem ter uma ideia mínima do que se passa por baixo :D

Última edição:
Orion, desculpa mas isso para mim não faz qualquer sentido...

Tens logo à entrada um produto chamado: INTENSIDADE DA PRECIPITAÇÃO (mm/h)

E dizes que a maior parte das pessoas não usa esse produto que é a intensidade, para ver a intensidade... Mas sim a reflectividade? Correcto não, errado! Nem percebo muito bem onde queres chegar..

Mas... É como dizer: tenho aqui um termómetro, devidamente calibrado, mas não gosto muito de usar para ver a temperatura, prefiro pegar aqui num tubinho de mercúrio sem escala e ver assim a temperatura, ao olhar para se está ou não mais dilatado! Basicamente é o que tu estás a dizer, e desculpa mas isso é um contra-senso para mim, especialmente para o "comum utilizador" como tu dizes. Que para um utilizador mais entendido, conjugar os dois produtos possa ser uma mais-valia, aí já posso concordar, mas parece-me que estás a dizer exatamente o oposto!

O utilizador olha e vê uma colossal mancha nebulosa com precipitação, e sim, é mesmo isso que está a acontecer na metade norte do país. Nem percebo a dúvida...
Uma colossal área de precipitação fraca a moderada, em algumas zonas por vezes mais forte devido à orografia, e acima de tudo persistente e constante. E sim, em muitas áreas até mais intensa do que o radar aparenta, não mais fraca como dizes...

Adiante, pelo menos neste tópico, que estamos a atrapalhar aqui um bocado o seguimento com esta "discussão".

• Gosto
Reactions: Wessel1985