Tempestade Tropical NADINE (Atlântico 2012 #AL14)

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
Saudações.
Estou na Horta. A chuva é bem menor a esta hora, mas o vento aumentou de intensidade, sendo as rajadas bem fortes.
Informo que um bocado do telhado do Hotel Canal (chapa penso eu) bloqueou uma das vias da cidade.
Apresento também a ultima informação da NASA sobre o Nadine no link http://www.nasa.gov/mission_pages/hurricanes/archives/2012/h2012-nadine.html. Enviaram o NASA's Global Hawk para o Nadine.

Hasta

Pela ilha terceira o cenário é semelhante....
tenho a sensação que existem rajadas superiores a 100 Km/h
 


Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
Vim agora da parte nordeste do Faial, da freguesia da Ribeirinha onde fui treinar, e pelo caminho havia uma arvore de grande porte derrubada pelo vento com o trânsito cortado. A estrada estava alegremente decorada com ramos inteiros e folhas de arvores. O vento é geralmente muito forte, sendo naturalmente MUITO FORTE nas zonas um pouco mais elevadas. Está uma boa noite para navegar na estrada, já que é necessário compensar a deriva do carro. Chuva, só alguns aguaceiros curtos.

Do Facebook do gabinete meteorológico da base das Lages pode-se ler:

Tropical Storm (soon to be post-tropical) Nadine has finally shown her strength. The winds have picked up as predicted and can reach speeds up to 40 gusting to near 65 mph through the night into early morning tomorrow. The gusts come in big wallops due to the showery nature of the rain. These big “jumps” in wind speed can knock things lose that would otherwise stay put with a slower increase in winds. Keep that in mind if you need to be out, what out for flying debris.
Our biggest concerns are with her rain bands. We expect these moderate to heavy rains to remain in the area for most of the night. This will lead to some significant accumulation, upwards of 2” of rain is possible, especially on the North Eastern portion of Terceira. This will cause problems in low lying areas and steep hillsides/banks. If you have the option, don’t drive around tonight. If you must be out, Be VERY careful this evening for water related hazards.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas,

Os record's de ONTEM/HOJE nos PE's da EDA (máximo vento instantâneo lido pelo operador a cada 30m):

Boca da Vereda - Flores - 133,2/118,8 km/h;
Pico da Urze - São Jorge - 108/165,6 km/h;
Terras do Canto - Pico - 104,4/126 km/h;
Serra Branca - Graciosa - 100,8/126 km/h;
Serra do Cume - Terceira - 72/122,4 km/h;
Figueiral - Santa Maria - 68,4/90 km/h.

Os Graminhais em São Miguel e a Lomba do Frade no Faial não tenho acesso aos dados neste momento (a partir de casa)... no Corvo não há!

Cumprimentos.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Pela ilha terceira o cenário é semelhante....
tenho a sensação que existem rajadas superiores a 100 Km/h

Boas,

Os record's de ONTEM/HOJE nos PE's da EDA (máximo vento instantâneo lido pelo operador a cada 30m):

Boca da Vereda - Flores - 133,2/118,8 km/h;
Pico da Urze - São Jorge - 108/165,6 km/h;
Terras do Canto - Pico - 104,4/126 km/h;
Serra Branca - Graciosa - 100,8/126 km/h;
Serra do Cume - Terceira - 72/122,4 km/h;
Figueiral - Santa Maria - 68,4/90 km/h.

Os Graminhais em São Miguel e a Lomba do Frade no Faial não tenho acesso aos dados neste momento (a partir de casa)... no Corvo não há!

Cumprimentos.
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Aviso nº. 38A, acabadinho de sair!!!

000
WTNT34 KNHC 202347
TCPAT4

BULLETIN
TROPICAL STORM NADINE INTERMEDIATE ADVISORY NUMBER 38A
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL142012
800 PM AST THU SEP 20 2012

...NADINE HESITATES AGAIN...


SUMMARY OF 800 PM AST...0000 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...36.0N 28.1W
ABOUT 170 MI...275 KM S OF PICO IN THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50 MPH...85 KM/H
PRESENT MOVEMENT...ESE OR 110 DEGREES AT 8 MPH...13 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...981 MB...28.97 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
CHANGES WITH THIS ADVISORY...

NONE.

SUMMARY OF WATCHES AND WARNINGS IN EFFECT...

A TROPICAL STORM WARNING IS IN EFFECT FOR...
* THE AZORES

FOR STORM INFORMATION SPECIFIC...PLEASE MONITOR PRODUCTS ISSUED BY
YOUR NATIONAL METEOROLOGICAL SERVICE.


DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 800 PM AST...0000 UTC...THE CENTER OF TROPICAL STORM NADINE WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 36.0 NORTH...LONGITUDE 28.1 WEST. NADINE
APPEARS TO HAVE TEMPORARILY SLOWED DOWN. HOWEVER...AN EAST-
SOUTHEASTWARD MOTION AT NEAR 8 MPH...13 KM/H...IS EXPECTED TO
RESUME OVERNIGHT. A TURN TOWARD THE SOUTHEAST IS EXPECTED ON
FRIDAY.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS REMAIN NEAR 50 MPH...85 KM/H...WITH HIGHER
GUSTS. LITTLE CHANGE IN STRENGTH IS FORECAST DURING THE NEXT 48
HOURS...BUT NADINE COULD BECOME A POST-TROPICAL CYCLONE IN A DAY OR
TWO.

TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 275 MILES...445 KM
FROM THE CENTER.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 981 MB...28.97 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
WIND...TROPICAL STORM OR GALE CONDITIONS ARE EXPECTED WITHIN
PORTIONS OF THE TROPICAL STORM WARNING AREA THROUGH TONIGHT.

SURF...SWELLS GENERATED BY NADINE WILL AFFECT THE AZORES DURING THE
NEXT COUPLE OF DAYS. THESE SWELLS ARE LIKELY TO CAUSE LIFE-
THREATENING SURF AND RIP CURRENT CONDITIONS. PLEASE CONSULT
PRODUCTS FROM YOUR LOCAL WEATHER OFFICE.

RAINFALL...NADINE IS EXPECTED TO PRODUCE TOTAL RAIN ACCUMULATIONS
OF 1 TO 2 INCHES OVER THE AZORES.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...1100 PM AST.

$$
FORECASTER KIMBERLAIN/BROWN

Neste momento chuva fraca pelo norte de S. Miguel.
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Bem, no Faial apartir das 15H o tempo vem-se agravando.

Por volta das 21H o mar simplesmente saltava para um dos lados do Porto da Horta e o vento era forte.

Neste momento o vento encontra-se realmente muito forte, e chove um pouco o vento deverá andar pelos 100 e muitos KM/H com fortes rajadas, o mar encontra-se revolto mas dado que a maré está vazia, está tudo controlado.
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
O Instituto de meteorologia reporta na sua página que o vento no observatório principe do monaco é de 90km/h.

As rajadas são efectivamente fortes, no aeroporto, um pouco antes das 00:00 UTC foi registado 48kts (metar). Mas agora está mais forte. O mar está com aspecto pouco convidativo, em porto ou mar aberto.

Uma boa noite para passar no sofá!
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Eu penso que a velocidade do vento que o Instituto de Meteorologia mostra é na altura que é actualizado, penso eu ser de hora a hora.

Posto isto se ás 01H por vários segundos estiver 30KMH é isso que lá mostra.

Não tenho a certeza mas penso ser isto.

Realmente agora o vento aumentou bastante de intensidade, na espalamaca deve estar uma coisa gira, deve.
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
Eu penso que a velocidade do vento que o Instituto de Meteorologia mostra é na altura que é actualizado, penso eu ser de hora a hora.

Posto isto se ás 01H por vários segundos estiver 30KMH é isso que lá mostra.

Não tenho a certeza mas penso ser isto.

Realmente agora o vento aumentou bastante de intensidade, na espalamaca deve estar uma coisa gira, deve.

As 22:30 quando passei na Espalamaca, tive efectivamente de compensar a direcção para o carro andar a direito. A chuva era Horizontal. E o carro desengatado não embalava... Metia respeito!
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Ontem fui ao Cabeço Gordo apenas por curiosidade e o vento cá em baixo estava fraquinho e lá em cima soprava com bastante intensidade, portanto a esta hora aquilo lá em cima deve estar bonito hehe
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Notícia do DN:

'Nadine' causa inundações e queda de árvores na Terceira

As corporações de bombeiros da ilha Terceira, nos Açores, registaram esta noite mais de duas dezenas de ocorrências devido ao agravamento do estado do tempo provocado pela passagem da tempestade tropical Nadine a sul do arquipélago.

Na Praia da Vitória, os bombeiros registaram até agora cerca de "uma dúzia de situações, espalhadas pelas freguesias do concelho", revelou João Cunha, adjunto do comandante, em declarações à Lusa, acrescentando que as freguesias mais afetadas foram Lajes, Agualva, Porto Martins e Santa Cruz da Praia.

João Cunha destacou, entre as ocorrências registadas, duas inundações, quatro quedas de árvores, "que estavam a interromper o trânsito" e dois telhados que começavam a ceder.

Em Angra do Heroísmo, os bombeiros já registaram mais de uma dezena de ocorrências, na maioria "cortes de árvores e pequenas inundações", afirmou o bombeiro Vítor Melo, em declarações à Lusa.

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alertou para um agravamento do estado do tempo no arquipélago, prevendo vento forte e chuva intensa em sete das nove ilhas.

A previsão do Instituto de Meteorologia aponta para mar tempestuoso de nordeste, com ondas de seis a sete metros, até às 13:00 de sexta-feira no Grupo Ocidental (Corvo e Flores), bem como precipitação forte e mar tempestuoso de nordeste, com ondas de oito a nove metros, até às 09:00 de sexta-feira, no Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial).

Prevê-se ainda que o vento se mantenha "muito forte" no Grupo Central até às 19:00 de sexta-feira, sendo que no Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), a previsão indica precipitação forte e mar tempestuoso, com ondas de oito a nove metros, até às 17:00 de sexta-feira.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2782526&seccao=A%E7ores
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boas aqui por Angra do Heroísmo o vento é muito forte e acompanha-se de precipitação constante ... Cheguei agora a casa e as estradas estão repletas de detritos desde caixotes do lixo caídos até ramos de árvores ... Até alguns sinais de trânsito já caíram devido à intensidade constante do vento ... Saudações e esperemos que esteja tudo bem nas outras ilhas também ...