Tempestade Tropical NADINE (Atlântico 2012 #AL14)

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
A NADINE parece um mau filme de terror onde o mau da fita recusa-se a morrer... E quando pensamos que está morto, lá estica a mão outra vez! :D

two_atl.gif
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A ver mas é se ela vira para Norte, para que depois possa ser puxada pelo cavado, porque uma depressão tropical no meio do Atlântico em sitio nenhum nem aos peixes interessa, mas pronto parece ser o mais provável.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na zona em que está começa já a ser praticamente impossível ser arrastada por um cavado para norte, e apesar de ir criando convecção, a circulação da nuvens baixas parece indiciar que a própria circulação na superfície está a ceder, começa a ficar mais alongada em vez de circular e fechada.

9lisx.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A Nadine encontra-se em ambiente favoravel, com aguas já na ordem dos ideais 26-27ºC, shear mais fraco e um padrão em altura caracterizado por divergencia e um excelente canal de outflow par NE que alimenta a depressão que nos está a afectar agora no continente.

A norte da circulação esta interage com uma frente fria, mas nas proximas horas essa interacção será menor.

A Nadine encontra-se embebida numa massa de ar tropical muito energética á superficie, e no eixo central de um cavado estacionario em altura.

Nos proximos dias o sistema mover-se-há em conjunto com este cavado, e a sua movimentação é muito incerta, dependendo da influencia das depressões extratropicais a norte, do AA a oeste, do anticiclone sahariano a leste e de uma onda tropical a SSE.

Espera-se que a Nadine se mantenha num ambiente favoravel á intensificação nos proximos 2 a 3 dias pelo menos.

IMAGEM ACTUAL:
hGXSQ.jpg


Como é notório a Nadine já sente os efeitos da melhoria das condições dinamicas, e desenvolveu convecção intensa e pressistente, com um CDO-like feature mesmo a N do centro de circulação.
Se asssim se mantiver a actividade convectiva dentro de 12h poderemos classificar de novo a depressão como inteiramente tropical.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Passaram já 11dias desde que foi classificada de depressão tropical (12 setembro). Se tudo correr bem, e parece ter agora condições para isso, podemos ter nadine por mais quanto tempo a vaguear pelo atlântico?

Acho curioso.. Qual foi a depressão tropical que mais tempo durou este ano? E o recorde absoluto?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Nadine strikes back... Se não a reactivarem novamente vão-lhe subir mais uns pozinhos na percentagem... :D

twoatla.gif


frameoisir039westatlant.jpg


Várias coisas por aqui. A Nadine, o que sai de áfrica em direcção a norte e mesmo hoje as trovoadas embebidas na frente fria aqui para o sul.

nadiiine.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O NHC já coloca 90% de probabilidades de ser Nadine novamente. :D A Nadine ligou para o INEM e está quase a ressuscitar. Nadine anda cá até ao Algarve. :D:lol:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O NHC já coloca 90% de probabilidades de ser Nadine novamente. :D A Nadine ligou para o INEM e está quase a ressuscitar. Nadine anda cá até ao Algarve. :D:lol:

Era bom era mas enfim parece que perdemos mesmo a possibilidade de ver das tempestades mais violentas de sempre por muito pouco!! :( bom por um lado mas mau para alguns :P