eu bem disse xD
segundo os registos do IM a rajada maxima do vento foi de 140 km e a velocidade média 90 km
portanto isso dos mais de 200 km acreditem que so em tufoes de grau 5
se 140 km faz os estragos que faz entao imaginem os tufoes
O facto do IM não ter registado mais do que 140km/h não significa que ventos superiores não tenham existido, aliás, é bastante raro que por sorte uma estação apanhe os ventos mais fortes num evento qualquer mais extremo, e se numa estação registas x de vento a probabilidade de eles terem sido superiores é significativa.
Muitos dos estragos que as fotos documentam parecem de vento superiores aos registados pelo IM sem qualquer dúvida, se não foi 200 andou próximo disso, e quem sabe, até acima disso, obviamente não de forma generalizada, mas nalguns locais onde algo de agravante ocorreu.
E o que afirmas dos tufões de categoria 5 é incorrecto, caso te estejas a referir à escala Saffir–Simpson de Furacões. Um furacão de categoria 5 tem ventos sustentados (vento médio num minuto nesta escala) de mais de 250km/h e normalmente tem rajadas superiores a isso, em média cerca de 30%, ou seja, rajadas de mais de 325km/h.
Além disso há muitos fenómenos de vento intenso sem ser em ciclones tropicais, nada bate por exemplo um Tornado dos mais intensos, um F5 (outra escala, a Fujitsa) pode ter ventos de 500km/h, têm é uma existência temporal e geográfica muito inferiores à de um ciclone tropical.