Tempestade Vento Região Oeste (23 Dezembro 2009)

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por thunderboy 23 Dez 2009 às 10:17.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O facto do IM não ter registado mais do que 140km/h não significa que ventos superiores não tenham existido, aliás, é bastante raro que por sorte uma estação apanhe os ventos mais fortes num evento qualquer mais extremo, e se numa estação registas x de vento a probabilidade de eles terem sido superiores é significativa.

Muitos dos estragos que as fotos documentam parecem de vento superiores aos registados pelo IM sem qualquer dúvida, se não foi 200 andou próximo disso, e quem sabe, até acima disso, obviamente não de forma generalizada, mas nalguns locais onde algo de agravante ocorreu.

E o que afirmas dos tufões de categoria 5 é incorrecto, caso te estejas a referir à escala Saffir–Simpson de Furacões. Um furacão de categoria 5 tem ventos sustentados (vento médio num minuto nesta escala) de mais de 250km/h e normalmente tem rajadas superiores a isso, em média cerca de 30%, ou seja, rajadas de mais de 325km/h.

Além disso há muitos fenómenos de vento intenso sem ser em ciclones tropicais, nada bate por exemplo um Tornado dos mais intensos, um F5 (outra escala, a Fujitsa) pode ter ventos de 500km/h, têm é uma existência temporal e geográfica muito inferiores à de um ciclone tropical.

2. blood4

blood4
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Nov 2009
    Local:
    Ponte de Lima
    pois tens razao
    mas la diz que so foi essta tal depressao muito cavada
    mas que nao tem nada haver com ciclones tropicais ou tornados
    pelo menos é o que la diz nao seise estou a dizer bem ou mal

3. thunderboy

thunderboy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    27 Nov 2008
    Local:
    Alcanena/Aveiro
    Achei curioso ter reparado que apenas as árvores de grande porte foram arrancadas/partidas. Isto poderá dever-se ao facto de elas oferecerem maior resistência ao vento...? :unsure:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. blood4

blood4
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Nov 2009
    Local:
    Ponte de Lima
    É importante clarificar que este fenómeno não se enquadra na classe de ciclones tropicais, cuja natureza é distinta da do fenómeno actual. Por exemplo, é de notar, que um ciclone tropical de categoria 1 apresenta vento médio superior a cerca de 120 km/h, valor que não foi registado em nenhuma das estações da rede do IM.

de referir que as estaçoes do IM tavam a menos de 30 km do incidente

5. olhosdeazeitona

olhosdeazeitona
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    28 Dez 2009
    Local:
    Torres Vedras

Lamento mas tenho fotos minhas para contradizer essa teoria.

Dentro da cidade de Torres Vedras

3 entre dezenas delas e de todos os tamanhos...

6. thunderboy

thunderboy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    27 Nov 2008
    Local:
    Alcanena/Aveiro
    Posso reformular e dizer grande parte das que se partiram/caíram são de relativamente grande porte:p

7. ruiva

ruiva
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Dez 2009
    Local:
    bombarral

olá, andré e todos! primeira vez para saber se os peritos já avançaram com explicações sobre "o fenómeno"
    não há cá ninguém de torres? nem lourinhã? cadaval?, peniche?

é que há aqui uma coisa que me admira muito e ninguém comenta nem na rádio nem na tv nem na net em geral:
    ninguém ficou ferido?!!

"o fenómeno" teve artes de mandar abaixo os postes de muito alta e alta tensão, [ árvores de grande porte fizeram o serviço com limpeza! :thumbsup: ]
    e voaram toneladas de materiais pesados sem que tenha havido mortos nem feridos?

fiz a nacional 8 entre o bombarral e torres no dia 25 e a a8 até lx, e sei o que vi ao longo das estradas

tenho que tratar de arranjar um avatar :p
    té**

8. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)

O IM possui uma estação em Dois Portos perto de Torres Vedras, bem mais próxima dos locais mais afectados mas não divulgou os valores de pressão e vento dessa estação infelizmente...

9. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    O primeiro balanço detalhado dos estragos deixados pelo mau tempo na região Oeste aponta para um prejuízo de 53 milhões de euros só no concelho de Torres Vedras, avançou esta segunda-feira o governador civil de Lisboa, citado pela Lusa.

«Temos 53 milhões de euros de estragos no concelho de Torres Vedras», disse o governador civil de Lisboa durante uma conferência de imprensa, após a reunião da comissão municipal da protecção civil de Torres Vedras.

O responsável detalhou que, no sector agrícola, dos 600 hectares de estufas, registou-se uma «perda total em 250» e outros 250 ficaram parcialmente danificados. Dos 500 hectares de área florestal, «350 hectares de pinheiros e 150 de eucaliptos ficaram afectados».

Registaram-se também estragos no sector agropecuário, equipamentos municipais, em escolas, na rede viária municipal e nacional, no centro histórico da cidade de Torres Vedras, em infra-estruturas da EDP, Portugal Telecom, em antenas de telecomunicações e de radioamadores, em associações, igrejas, na rede de gás canalizado, na indústria hoteleira e em empresas e habitações privadas.

O governador civil de Lisboa adiantou que está a ser concluído o levantamento solicitado a todos os municípios afectados pelo mau tempo, mas disse que Torres Vedras foi o concelho onde houve mais estragos.

«Estamos a concluir um primeiro inventário dos danos para ponderarmos outras possibilidades de apoio em áreas em que não foram anunciados apoios pelo Governo», acrescentou, dando o exemplo os prejuízos das autarquias.

10. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Já um dos sites noticiosos relata ventos de 220km/h nessa noite:

11. ruiva

ruiva
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Dez 2009
    Local:
    bombarral

cedro arrancado ao chão, uns 30km a nordeste de santa cruz, 87m altitude, 50 metros a norte da minha casinha...

e eu a dormir como um anjo! :D

12. rufer

rufer
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    15 Set 2007
    Local:
    Alcobaça.
    Eu fiz a estrada que liga Alenquer a Abrigada e Alcoentre, (não sei qual é), nessa noite. Passei lá por volta da meia noite e meia. Estava a chover pouco e não se verificava praticamente vento nenhum. Depois voltei a passar lá por volta das 10 horas da manhã desse dia e parecia outra estrada completamente diferente, tal o grau de destruição. Árvores caidas por todo o lado. Se foi um tornado? É possivel que tenha acontecido esse fenómeno nalgum local. Agora, a área é demasiado extensa para que tenha sido só um tornado a fazer aquilo. Existiu ali algo que quanto a mim não foi tornado, mas foi extremo o suficiente para provocar toda aquela destruição.

Não há dados/estação no alto da serra de Montejunto? Seria interessante ver o que ela captou (se existir) nessa noite.

Gostava também de referir que as autoridades competentes no que respeita às estradas fizeram um trabalho notável, porque com o grau de destruição que se verificava, nas estradas, e nomeadamente aquela a que me referi, já ser possivel circular pelas 10 da manhã é de realçar o bom trabalho.

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O IM divulgou no site uma espectacular animação de radar com frames de 10 minutos e melhor resolução

(clicar para aumentar)

14. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    grande animaçao do radar de coruche:thumbsup::eek:
    no quadrante SE da depressao nota-se uma linha tipo mesofrente provavelmente com grande acelaraçao do vento em seu seio a progredir para leste sobre a AML e extremadura, esta deve-se provavelmente devido ao sting jet ou downdraft da celula do hoock em interaçao ou colisao com o forte fluxo de WSW que rodopiava o referido sector da baixa que estava em pujante cavamento.
    tambem o baixo geopotencial deve ter rebaixado o jet de niveis baixos ao ponto de este ter afectado a superficie.
    o cavamento inesperado desta baixa pode dever-se ao forte calor latente em superficie, forte gradiente termico horizontal e vertical e posiçao numa area do jet com divergencia em altura.
    aqui no concelho de arruda essa tarde caracterizou-se por ceu muito nublado por um mix de nebulosidade baixa media e alta, precipitaçao fraca a moderada e vento fraco a moderado de SW, pela noite os aguaceiros tornaram-se fortes a muito fortes e o vento aumentou de intensidade tornando-se forte a muito forte com rajadas á volta dos 120km.h de WSW, aquando da passagem do centro a norte o ceu clareou e o vento rodou para WNW/NW enfraquecendo, os danos variaram entre arvores arrancadas, algum destelhamento nalgumas casas e danos no que toca a estruturas fracas como galinheiros, etc.
    :thumbsup:

15. JoãoPT

JoãoPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Nov 2008
    Local:
    Vidigueira
    Fonte IM

Temos aqui a total conclusão para o sucedido:thumbsup: e realmente os ventos excederam os 220km/h:shocking: daí os estragos tão elevados !

Partilhar esta Página