Tempestade Vento Região Oeste (23 Dezembro 2009)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Fonte IM

Temos aqui a total conclusão para o sucedido:thumbsup: e realmente os ventos excederam os 220km/h:shocking: daí os estragos tão elevados !

Só podia ser, essa velocidade de ventos, para derrubarem as torres de alta tensão, não é ventos de 150 km/h que derrubam essas torres, agora o IM confirmou realmente que os ventos superaram os 220 km/hora impressionante.:shocking:
 


PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

agora sim o I.M., actualizou de forma correcta o que realmente aconteceu aqui na Região Oeste, eu próprio enviei uma mensagem ao I.M. a contestar que o 1º relatório emitido por eles não correspondia ao que realmente se havia passado e que deveria ser alvo de um estudo mais aprofundado, porque nessa noite viveram-se momentos algo apreensivos, nunca na vida tinha assistido a um fenómeno tão assustador, apesar de ter um fascínio por grandes vendavais, depois desta prefiro que o vento se mantenha bem longe:D. Nessa noite por volta das 4.00H/4.30H acordei com uma barulheira enorme e fui olhar para a estação e ela marcava uma rajada de 122 Km/h e a pressão estava nos 977,8hpa, depois disso o vento começou a intensificar-se mais e mais e fazia um barulho/zumbido impressionantemente assustador, só se ouvia coisas (detritos vários) a bater nas paredes e nas portadas e corrimão, a minha mulher foi para o pé dos nossos filhos e eu fiquei petrificado no meio da sala em pé sem saber minimamente o que é que haveria de fazer, senti uma enorme impotência face ao que estava acontecer, quando acalmou foi um enorme alivio. Quando aquilo passou saí para fora e era só detritos por todo o lado, arvores caídas, postes tombados ou seja parecia um cenário de guerra, e depois disso ficámos 4 dias sem água e luz. A minha estação a partir da rajada de 122 Km/h não registou mais nada só voltando a registar dados a partir das 22.00H do dia 23 (já tentei ver o que se passou mas não consigo, simplesmente apagou-se durante aquele período). Nesse dia ainda
falei com uma pessoa que têm uma estação em Casalinhos da Alfaiata (perto de Santa Cruz) que registou uma rajada de 203 Km/h.
Tenho fotos que irei por aqui mais tarde (ainda estão na máquina).
Parabéns ao I.M. por ter aprofundado mais o estudo de modo a termos mais noção da realidade que por aqui foi vivida, ficando então a aguardar por mais pormenores.

Até logo:thumbsup:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Bom dia,

. Nesse dia ainda
falei com uma pessoa que têm uma estação em Casalinhos da Alfaiata (perto de Santa Cruz) que registou uma rajada de 203 Km/h.
Tenho fotos que irei por aqui mais tarde (ainda estão na máquina).
Parabéns ao I.M. por ter aprofundado mais o estudo de modo a termos mais noção da realidade que por aqui foi vivida, ficando então a aguardar por mais pormenores.

Até logo:thumbsup:

Eu tenho uma estação na Cabeça Gorda, Campelos (Torres Vedras)
registou às 4.18 a rajada máxima de 124 km/h mas não teve nenhum "apagão". Hoje quando li o relatório final do IM fiquei assim (não estive lá nessa noite) :surprise:

http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=39.194922,-9.259255&daddr=Cabe%C3%A7a+Gorda,+2530+Lourinh%C3%A3,+Portugal&hl=en&geocode=%3BCRS0pBxTgEahFd0RVgId7Jxy_ykx88m68DMfDTFRV-dlP_o0LA&mra=mi&mrsp=0&sz=18&sll=39.194638,-9.259586&sspn=0.001917,0.003449&ie=UTF8&t=h&z=18
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mau tempo: Municípios do Oeste vão poder endividar-se fora dos limites impostos pela Lei das Finanças Locais

Os municípios do Oeste afectados pelo mau tempo vão poder endividar-se fora dos limites impostos pela Lei das Finanças Locais, ao abrigo de uma norma que o Governo vai incluir na Lei do Orçamento do Estado para 2010.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros de 30 de Dezembro, publicada hoje em Diário da República, a Presidência do Conselho de Ministros fica encarregada de "prever, na Lei do Orçamento do Estado para 2010, uma norma que excepcione, dos limites de endividamento previstos nos artigos 37.º e 39.º da Lei das Finanças Locais, os empréstimos destinados ao financiamento das obras necessárias à reposição das infraestruturas e equipamentos municipais afectadas pelas intempéries".

Os concelhos em causa são os de Alenquer, Almeirim, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Chamusca, Golegã, Lourinhã, Mafra, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas e Torres Vedras.

Lusa

Que novela :disgust: vai acabar por ficar tudo igual ao que estava.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Devo referir que com a leitura do relatório, que este é o fenomono de tempo mais importante e relevante deste outono inverno(na minha opinião), é pela primeira vez que na minha existencia que soube que houveram ventos de 220 km por hora, e é algo de extrodinário para Portugal continental:shocking: e a esta latitude!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ventos das últimas semanas ultrapassaram 220 km/hora

O Instituto de Meteorologia (IM) está a estudar em detalhe os fenómenos meteorológicos das últimas semanas. No que toca à madrugada de 23 de Dezembro, os resultados são impressionantes: a zona de Coruche registou ventos com velocidade superior a 220 km/hora

Para além da devastação que o mau tempo das últimas semanas provocou, nomeadamente na produção agrícola e em habitações, os resultados dos estudos meteorológicos que agora começam a ser conhecidos em detalhe revelam-se também impressionantes.

Os ventos de 23 de Dezembro ultrapassaram os 220 km/hora na zona coberta pelo radar do IM em Coruche/Cruz de Leão entre as 4h e as 5h desse dia, numa faixa com 30 km de largura.

A estes resultados preliminares juntam-se os colhidos a Oeste. Em Torres Vedras, por exemplo, as rajadas atingiram os 142 km/hora, «ventos extraordinariamente fortes à superfície», concretiza o próprio IM no seu site.

SOL
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Pelo relatório do I.M. de 12 de Janeiro, tratou-se de uma "Ciclogenese Explosiva", fenómeno que acontece em Portugal Continental (assim classificado) pela 3ª vez, desde que há registos(?).
Com a ciclogenese explosiva de 15 de Fevereiro de 1941, sem estruturas organizadas...não se sabe o número de vitimas falando-se apenas de destruições em todo o território, registaram-se os valores da pressão atmosférica mais baixa e ventos com rajadas superiores a 100km/h de Norte a Sul de Portugal Continental.
A ciclogenese explosiva de 5 de Novembro de 1997, que afectou com chuvas fortes e vento com rajadas superiores a 100 km/h, a região Sul de Portugal Continental (Baixo Alentejo e Algarve), sabendo-se que causou vítimas mortais e elevadíssimos prejuizos materiais.
A ciclogenese explosiva na região Oeste, de 23 de Dezembro de 2009, felizmente não provocou vítimas embora com graves prejuizos materiais devido às rajadas de vento. O vento registado, nesta situação, foi da ordem de grandeza do registado nas outras situações descritas, o que levanta a questão de, perante a determinação ou cálculo, do I.M., de rajada de 220 km/h, não se poder comparar com as situações anteriores, pois os meios técnicos disponíveis, hoje, são muito diferentes.
Para concluir que, com estes eventos extremos, não se pode afirmar que ..."o aquecimento global está a gerar mais (em quantidade e intensidade) fenómenos meteorológicos adversos..."
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
A minha dúvida é a seguinte. Este foi um fenómeno extremo, no entanto havia ou há alguma forma de os prever? Eu sei que é difícil dizer que vai acontecer neste ou naquele local, mas é possivel dizer que vai acontecer?
A minha dúvida surge, e corrigam-me se estiver errado, porque ninguém fez referência antes dele acontecer.Nem aqui, nem no IM. Porque com esta violência o IM só podia colocar esta e outras zonas geográficas lá perto em alerta vermelho. :huh:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Há forma de prever sim, mas neste caso, foi um agravamento "à última da hora", nada previa que a depressão agrava-se tanto, foi um fenómeno que se deu devido a entrada de ar muito seco nos níveis altos no núcleo da depressão, devido a isso houve uma brusca descida da pressão atmosférica denominada ciclogénese explosiva, desceu abaixo do previsto, como tal o vento sofreu um aumento, que também superou e muito o que estava previsto ! ;)
Se a previsão dos modelos tivesse sido essa, o IM teria tomado as devidas medidas e sim colocado as respectivas zonas que iriam ser afectadas em Alerta Vermelho:p
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
A minha dúvida é a seguinte. Este foi um fenómeno extremo, no entanto havia ou há alguma forma de os prever? Eu sei que é difícil dizer que vai acontecer neste ou naquele local, mas é possivel dizer que vai acontecer?
A minha dúvida surge, e corrigam-me se estiver errado, porque ninguém fez referência antes dele acontecer.Nem aqui, nem no IM. Porque com esta violência o IM só podia colocar esta e outras zonas geográficas lá perto em alerta vermelho. :huh:

Na minha opinião, actualmente e em qualquer parte do Mundo, é impossível prever a ocorrência de um fenómeno meteorológico extremo, num determinado local concreto.
A previsão a muito curto prazo e ligada à vigilância meteorológica, "nowcasting" responde em certas situações e para ocorrência de determinados fenómenos, para os quais já se sabe existirem condições favoráveis à sua ocorrência...por exemplo nos E.U.A. a previsão registo e acompanhamento de tornados é feito de forma espectacular...mas nas regiões onde por norma ocorrem e em épocas do ano bem conhecidas...e também dispôem de disponibilidade técnica e humana, para esse "exercício" que não existe em Portugal....mesmo assim, não nos esqueçamos do número de vitimas e de prejuizos materiais que estes fenómenos provocam anualmente...
Hoje é fácil prever as condições para a ocorrência de trovoada...mas quantas descargas? e quais os pontos de impacto dos raios quando "saltam" para terra?
Num aguaceiro forte porquê 5 mm/1hora e não 53 mm/1hora (como aliás já aconteceu em Lisboa em 19 de Novembro de 1983)...etc
É bom ter consciência que fazer previsões meteorológicas é dificil...que os modelos, hoje, são uma ferramenta fundamental mas que ainda é preciso aprender muito...e aperfeiçoar os próprios modelos o que tem sido feito desde sempre!
Só por ignorância se pode exigir aos Meteorologistas que ultrapassem os limites que hoje têm...infelizmente Dirigentes e Políticos têm esta postura.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Na minha opinião, actualmente e em qualquer parte do Mundo, é impossível prever a ocorrência de um fenómeno meteorológico extremo, num determinado local concreto.
A previsão a muito curto prazo e ligada à vigilância meteorológica, "nowcasting" responde em certas situações e para ocorrência de determinados fenómenos, para os quais já se sabe existirem condições favoráveis à sua ocorrência...por exemplo nos E.U.A. a previsão registo e acompanhamento de tornados é feito de forma espectacular...mas nas regiões onde por norma ocorrem e em épocas do ano bem conhecidas...e também dispôem de disponibilidade técnica e humana, para esse "exercício" que não existe em Portugal....mesmo assim, não nos esqueçamos do número de vitimas e de prejuizos materiais que estes fenómenos provocam anualmente...
Hoje é fácil prever as condições para a ocorrência de trovoada...mas quantas descargas? e quais os pontos de impacto dos raios quando "saltam" para terra?
Num aguaceiro forte porquê 5 mm/1hora e não 53 mm/1hora (como aliás já aconteceu em Lisboa em 19 de Novembro de 1983)...etc
É bom ter consciência que fazer previsões meteorológicas é dificil...que os modelos, hoje, são uma ferramenta fundamental mas que ainda é preciso aprender muito...e aperfeiçoar os próprios modelos o que tem sido feito desde sempre!
Só por ignorância se pode exigir aos Meteorologistas que ultrapassem os limites que hoje têm...infelizmente Dirigentes e Políticos têm esta postura.

Subscrevo;) Num determinado local não diria totalmente impossível, mas é muito difícil prever a ocorrência de fenómenos extremos...
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
O IM divulgou no site uma espectacular animação de radar com frames de 10 minutos e melhor resolução

(clicar para aumentar)

Uma imagem Doppler PPI(V) do IM às 04:36 que mostra ventos acima dos 48m/s (172.8km/h)

radar.png




doppler.png

Boas

Era um sonho poder ter estas ferramentas disponíveis. Não só no acompanhamento em tempo real mas para depois poder fazer uma melhor análise.

Como se tinha falado o jacto Sting é o que mais se encaixa nesta situação.

A sting jet is a meteorological phenomenon which is believed to be the cause of the most damaging winds in European windstorms.
Following reanalysis of the Great Storm of 1987, led by Professor Keith Browning at the University of Reading, researchers identified a mesoscale flow where the most damaging winds were shown to be emanating from the evaporating tip of the hooked cloud head on the southern flank of the cyclone. This cloud, hooked like a scorpion's tail, gives the wind region its name the "Sting Jet".[1]
It is thought that a zone of strong winds, originating from within the mid-tropospheric cloud head of an explosively deepening depression, are enhanced further as the "jet" descends, drying out and evaporating a clear path through snow and ice particles. The evaporative cooling leading to the air within the jet becoming denser, leading to an acceleration of the downward flow towards the tip of the cloud head when it begins to hook around the cyclone centre. Windspeeds in excess of 80 kn (150 km/h) can be associated with the Sting jet.[2]
It has since been reproduced in high-resolution runs with the mesoscale version of the Unified Model. The Sting jet is distinct from the usual strong-wind region associated with the warm conveyor belt and main cold front. There are indications that conditional symmetric instability also plays a role in its formation but the importance of these processes remains to be quantified.[3]

by wiki

aqui fica um esquema



Abraços
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
deixo aqui um mapa que penso representar bem o que se passou nos distritos de lisboa, leiria e santarem, a nivel de vento, já que o radar do IM apresenta algumas falhas:

verde: limite dos ventos medios entre 30 e 50km.h com rajadas de 50-80km.h
amarelo:limite dos ventos medios entre 50 e 80km.h com rajadas de 100 a 150km.h
vermelho:limite dos ventos medios igual ou superior a 100km.h com rajadas de 150 a 220km.h

retiro isto a partir de dados do WU. e de observaçoes/analises feitas por membros do forum e outros relatos como o meu proprio, eu que estava na arranhó em arruda.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Que confirmam perfeitamente que havia ventos acima dos 200 km/h, que muitos ridicularizavam os que defendiam essa teoria, e que mencionavam a existia de um ciclone !!

A meu ver uma faixa de pelo menos 30 km é claramente um ciclone ....

Uma boa tarde, e felizmente ainda existem pessoas que podem confirmar a veracidade do que o povo diz ... ao contrário de outros que somente criticam o que é dito pelos outros .. e que se acham detentores da verdade suprema !!