Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Vince 20 Fev 2010 às 12:23.

1. granizus

granizus
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
    Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Caros amigos Madeirenses, um abraço de solidariedade para vós e espero que recuperem o mais rapidamente possível. Não há mais nada a dizer, tudo isto é chocante. Todos nós gostamos de eventos extremos, mas sem consequências destas. Assim é só e apenas tragédia :(

2. ac_cernax

ac_cernax
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C

Um abraço de solidariedade a todos os Madeirenses, e em particular aos familiares das vitimas desta tragédia.

Imagens impressionantes estas, que nos estão a entrar pela casa dentro pelos media, desta ilha que já visitei e que fiquei a gostar bastante pelas suas terras e suas gentes.

Os finalistas aqui de Cernache que se preparavam para regressar hoje depois de uns dias na Madeira, já ouvi dizer que estão bem, apenas viram o seu voo cancelado, um mal menor perante tal situação.

Espero que o pior já esteja para trás... e FORÇA ai.

3. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m

Dia triste sem duvida, as minhas condolências as famílias :(

Não quero de maneira alguma lançar polémica até porque o momento não é para tal mas fica um aviso para as pessoas extremistas e irresponsáveis deste fórum, aqueles que anseiam grandes tempestades, certamente se isto fosse com um ente querido vosso talvez mudassem de opinião.....

Falando em outras coisas estou ansioso para ouvir as declarações dos responsáveis da ANPC e do IM acerca desta situação :rolleyes::rolleyes:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m

Tenho tido algumas dificuldades em acompanhar o que já se passou na Madeira, sobretudo através das webcams; as notícias que já tive a oportunidade de ouvir trazem quase sempre a marca sensacionalista por anexo, mas pelas informações aqui colocadas parece que desta vez não é tanto assim!

Certamente é bastante assustador estar em locais ao longo dos percursos por onde tudo é arrastado vindo de áreas com declives bastante acentuados.
    Como é óbvio só quem conhece e lá vive poderá avaliar devidamente este terrível cenário de uma carga dramática já bem elevada. :(

Politiquices nesta fase são dispensáveis, o ponto de partida é obviamente o socorro às vítimas e a posterior avaliação dos estragos com vista à correcção de medidas menos boas antes aplicadas.

5. Debaser

Debaser
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Out 2007
    Local:
    Sines

Um grande abraço de solidariedade aos madeirenses.
    Estou incrédulo com a aquilo que vejo neste forum e na SIC noticias:surprise:

6. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Viseu//Coimbra

Esqueçamos a política.

Graças a muitas dessas notícias parvas do "Face Oculta", a corrida a Belém por parte de Fernando Nobre e a disputa entre Manuel Alegre a ário Soares são coisas TOTALMENTE DISPENSÁVEIS neste momento de tristeza e angústia.

Agora em cheio para a SIC e TVI, acho uma coisa muito triste e humilhante dois canais de recente fundação face à RTP1 estarem tão atrás desta estação... É TRISTE. Será preciso terem morrido 32pessoas(ou mais) para estas estações darem atenção ao sofrimento madeirense e português em geral? Não são estas duas estações que andam à procura das desgraças nacionais e internacionais?
    Ainda à tempos a TVI deu uma notícia de um velhote que correu atrás da vizinha com uma machado. Será esta notícia corriqueira e TOTALMENTE DISPENSÁVEL mais importante que alertar os madeirenses para o alerta vermelho do IM? Será mais importante que ter salvo vidas humanas e estragos materiais?Será mais importante que dar a conhecer a situação ao país e ao mundo?Será mais importante que oferecer um bom e verdadeiro noticiário aos portugueses? Será preciso morrer quanta gente para aprenderem? Enfim, os meus parabéns à RTP pela transmissão ineterrupta que fez e às grandes reportagens publicadas. Para mim, esta estação cinquentenária continua a mais actual.:thumbsup:

Os meus parabéns a todos os homens e mulheres que arriscaram a vida para ajudar quem precisa...

AS minhas condolências a quem foi directa ou indirectamente afectado por esta intempérie, e um especial abraço amigo aos familiares das vítimas mortais.

Força madeirenses, somos mais 10milhões...:D

P.S. Queixava-mo-nos à tempos que a RTP tinha um curto noticiário meteorológico.Já não chega?
    Espero que isto sirva de lição à SIC e TVI.:angry::disgust:
    Pelo amor de Deus, Buda, Alá, o que quer que seja, será que até eu, um puto de 13 anos percebe mais e tem mais espírito que homens e mulheres formadas dos canais em causa? Será que não percebem o que vai na alma dos portugueses? Nem este extenso texto que escrevi serve para exprimir a minha desilusão e repulsão pela SIC e TVI.

7. carlitinhos

carlitinhos
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Jan 2009
    Local:
    Fundão (540m)

Quero apenas deixar os pesames a todos quantos perderam entes queridos, uma abraço de solidariedade a todos os Madeirenses, fiquei impressionado com as imagens da RTP Madeira, como é possivel em tão pouco tempo tamanha quantidade de agua, lama, pedregulhos, arvores criarem tanta destruição.

8. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Temporal no Arquipélago da Madeira

Era isto que devia ter sido dito/lido no comunicado à comunicação social, acompanhado de previsão.

9. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António

Tenho estado sem palavras... sempre a acompanhar a situação... que dizer?!

Ao povo madeirense, tem de ter muita força para se erguer e reconstruir...

As meus pesamos aos entes queridos, e uma palavra de carinho...

Não tenho muito jeito para isto mas é a intenção é de solidariedade...

Força Madeira nestas horas dificeis..:sad:

10. Johnny Storm

Johnny Storm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Lisboa

Oh Mário, o nosso run de MM5 de ontem previu os mais de 50 mm/h que ocorreram!

http://www.weather.ul.pt/mapas.php?reg=madeira&dia=20100220_00&var=PSLVCHUVA&dom=4

11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Sim, mas mesmo assim nunca com a extrema exactidão, às vezes preve-se isso e nada ocorre, não se prevê nada e ocorre, etc etc. Falo de situações extremas claro.

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Os 50 mm numa hora são apenas um valor entre muitos outros, não esquecer os do Arieiro. E sobretudo não esquecer o muito que choveu há bem pouco tempo ( no dia 2 deste mês) também na Madeira, em que o Rog registou mais de 300mm no norte, e muitos outros mm mais em eventos menores. São situações que vão acumulando em solos cada vez mais saturados, não é apenas um dado valor que explica tudo.

13. Johnny Storm

Johnny Storm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Lisboa

Que informação dispõe o IM para efectuar previsões numéricas para a Madeira? Por acaso não faço ideia! Nós corremos o MM5 para os arquipélagos em alta resolução (2km para a Madeira e 6km para os Grupos Central e Oriental dos Açores).

14. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores

boa noite,

é muito, mas mesmo muito triste esta realidade que está acontecer na ilha da madeira.

um abraço muito forte a todos os madeirenses, que tenham esperança no futuro para reconstruirem uma ilha mais bonita ainda...

os meus pesamos a todos aqueles que perderam familiares ou amigos nesta tragédia de 20 Fevereiro

helder

15. Black_Heart

Black_Heart
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2009
    Local:
    Covilhã - 600m

Quero apenas deixar uma palavra de Solidariedade a todo o povo Madeirense :(

Partilhar esta Página