Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Caros amigos Madeirenses, um abraço de solidariedade para vós e espero que recuperem o mais rapidamente possível. Não há mais nada a dizer, tudo isto é chocante. Todos nós gostamos de eventos extremos, mas sem consequências destas. Assim é só e apenas tragédia :(
 


ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Um abraço de solidariedade a todos os Madeirenses, e em particular aos familiares das vitimas desta tragédia.

Imagens impressionantes estas, que nos estão a entrar pela casa dentro pelos media, desta ilha que já visitei e que fiquei a gostar bastante pelas suas terras e suas gentes.

Os finalistas aqui de Cernache que se preparavam para regressar hoje depois de uns dias na Madeira, já ouvi dizer que estão bem, apenas viram o seu voo cancelado, um mal menor perante tal situação.

Espero que o pior já esteja para trás... e FORÇA ai.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Dia triste sem duvida, as minhas condolências as famílias :(

Não quero de maneira alguma lançar polémica até porque o momento não é para tal mas fica um aviso para as pessoas extremistas e irresponsáveis deste fórum, aqueles que anseiam grandes tempestades, certamente se isto fosse com um ente querido vosso talvez mudassem de opinião.....

Falando em outras coisas estou ansioso para ouvir as declarações dos responsáveis da ANPC e do IM acerca desta situação :rolleyes::rolleyes:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Tenho tido algumas dificuldades em acompanhar o que já se passou na Madeira, sobretudo através das webcams; as notícias que já tive a oportunidade de ouvir trazem quase sempre a marca sensacionalista por anexo, mas pelas informações aqui colocadas parece que desta vez não é tanto assim!

Certamente é bastante assustador estar em locais ao longo dos percursos por onde tudo é arrastado vindo de áreas com declives bastante acentuados.
Como é óbvio só quem conhece e lá vive poderá avaliar devidamente este terrível cenário de uma carga dramática já bem elevada. :(

Politiquices nesta fase são dispensáveis, o ponto de partida é obviamente o socorro às vítimas e a posterior avaliação dos estragos com vista à correcção de medidas menos boas antes aplicadas.
 

Debaser

Cirrus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
23
Local
Sines
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Um grande abraço de solidariedade aos madeirenses.
Estou incrédulo com a aquilo que vejo neste forum e na SIC noticias:surprise:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Esqueçamos a política.

Graças a muitas dessas notícias parvas do "Face Oculta", a corrida a Belém por parte de Fernando Nobre e a disputa entre Manuel Alegre a ário Soares são coisas TOTALMENTE DISPENSÁVEIS neste momento de tristeza e angústia.

Agora em cheio para a SIC e TVI, acho uma coisa muito triste e humilhante dois canais de recente fundação face à RTP1 estarem tão atrás desta estação... É TRISTE. Será preciso terem morrido 32pessoas(ou mais) para estas estações darem atenção ao sofrimento madeirense e português em geral? Não são estas duas estações que andam à procura das desgraças nacionais e internacionais?
Ainda à tempos a TVI deu uma notícia de um velhote que correu atrás da vizinha com uma machado. Será esta notícia corriqueira e TOTALMENTE DISPENSÁVEL mais importante que alertar os madeirenses para o alerta vermelho do IM? Será mais importante que ter salvo vidas humanas e estragos materiais?Será mais importante que dar a conhecer a situação ao país e ao mundo?Será mais importante que oferecer um bom e verdadeiro noticiário aos portugueses? Será preciso morrer quanta gente para aprenderem? Enfim, os meus parabéns à RTP pela transmissão ineterrupta que fez e às grandes reportagens publicadas. Para mim, esta estação cinquentenária continua a mais actual.:thumbsup:

Os meus parabéns a todos os homens e mulheres que arriscaram a vida para ajudar quem precisa...

AS minhas condolências a quem foi directa ou indirectamente afectado por esta intempérie, e um especial abraço amigo aos familiares das vítimas mortais.

Força madeirenses, somos mais 10milhões...:D

P.S. Queixava-mo-nos à tempos que a RTP tinha um curto noticiário meteorológico.Já não chega?
Espero que isto sirva de lição à SIC e TVI.:angry::disgust:
Pelo amor de Deus, Buda, Alá, o que quer que seja, será que até eu, um puto de 13 anos percebe mais e tem mais espírito que homens e mulheres formadas dos canais em causa? Será que não percebem o que vai na alma dos portugueses? Nem este extenso texto que escrevi serve para exprimir a minha desilusão e repulsão pela SIC e TVI.
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Quero apenas deixar os pesames a todos quantos perderam entes queridos, uma abraço de solidariedade a todos os Madeirenses, fiquei impressionado com as imagens da RTP Madeira, como é possivel em tão pouco tempo tamanha quantidade de agua, lama, pedregulhos, arvores criarem tanta destruição.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Temporal no Arquipélago da Madeira

O Arquipélago da Madeira foi afectado no dia 20 de Fevereiro por um sistema frontal de forte actividade associado a uma depressão que às 00UTC estava centrada na região dos Açores e em deslocamento para nordeste. A massa de ar quente associada a este sistema frontal caracterizou-se por elevada instabilidade e transportando um grande conteúdo de vapor de água. Na sua trajectória pela ilha, a orografia constituiu um factor adicional de agravamento do fenómeno.
Esta situação determinou a emissão de avisos de precipitação pelo Instituto de Meteorologia, I.P., a partir do dia 19, às 19h25, elevando-se o nível de severidade ao longo da evolução do fenómeno, tendo sido emitido aviso vermelho ? o nível mais severo na escala de avisos utilizada pelo IM - às 10 h do dia 20.
Os valores mais elevados de precipitação acumulada numa hora registados nas estações Funchal-Observatório e Pico do Areeiro foram respectivamente 52 mm (entre as 9 e as 10 h) e 58 mm (entre as 10 e as 11 h). Entre as 6 e as 11h registaram-se 108 mm e 165 mm nas estações mencionadas. O valor acumulado em 6 horas na estação Funchal-Observatório foi superior ao valor normal de 30 anos (1961-1990).

IM

Era isto que devia ter sido dito/lido no comunicado à comunicação social, acompanhado de previsão.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Tenho estado sem palavras... sempre a acompanhar a situação... que dizer?!

Ao povo madeirense, tem de ter muita força para se erguer e reconstruir...

As meus pesamos aos entes queridos, e uma palavra de carinho...

Não tenho muito jeito para isto mas é a intenção é de solidariedade...

Força Madeira nestas horas dificeis..:sad:
 

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Não compreendo como é que a situação chegou a este ponto :shocking: eu estou impressionadíssimo com os avultados estragos e o caos que está lançado na ilha.

Isto é, e foi, apenas mais uma prova de que os modelos não conseguem modelar bem estas situações dando apenas luzes daquilo que se poderá passar, cabe aos meteorologistas entender, interpretar e alertar para o perigo da situação.

Oh Mário, o nosso run de MM5 de ontem previu os mais de 50 mm/h que ocorreram!

http://www.weather.ul.pt/mapas.php?reg=madeira&dia=20100220_00&var=PSLVCHUVA&dom=4
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Os 50 mm numa hora são apenas um valor entre muitos outros, não esquecer os do Arieiro. E sobretudo não esquecer o muito que choveu há bem pouco tempo ( no dia 2 deste mês) também na Madeira, em que o Rog registou mais de 300mm no norte, e muitos outros mm mais em eventos menores. São situações que vão acumulando em solos cada vez mais saturados, não é apenas um dado valor que explica tudo.
 

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Que informação dispõe o IM para efectuar previsões numéricas para a Madeira? Por acaso não faço ideia! Nós corremos o MM5 para os arquipélagos em alta resolução (2km para a Madeira e 6km para os Grupos Central e Oriental dos Açores).
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

boa noite,

é muito, mas mesmo muito triste esta realidade que está acontecer na ilha da madeira.

um abraço muito forte a todos os madeirenses, que tenham esperança no futuro para reconstruirem uma ilha mais bonita ainda...

os meus pesamos a todos aqueles que perderam familiares ou amigos nesta tragédia de 20 Fevereiro

helder