Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Vasculhando um pouco no google percebe-se que os tais 185mm em 6h não tinham muito por onde escapar. Todas as vertentes de escoamento apontam directamente para o Funchal. E são vertentes que descem dos 1200m até ao nível do mar em poucos quilómetros. Acho que não se pode falar em absurdo pluviométrico, são condições de descarga excepcionais mas temos no histórico situações relativamente próximas noutros pontos do nosso território. Aqui o ordenamento e a densidade populacional podem também ter sido decisivos. Será que o povoamento do Funchal comporta tantos habitantes?

madeira1.png
 

AMendonca

Cirrus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
3
Local
Faro - Portugal
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Recebi notícias da Serra de Água, uma pessoa conseguiu sair a pé. Só tenho a informação que junto à igreja está tudo bem.
Ainda não há comunicações lá.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Vou apresentar uma serie de imagens de satelite, editadas por mim:

1º imagem: A madeira no pano do fundo, numa visão geral, a figura ovalada, descreve o ponto critico das precipitações, claramente um vertente sul. As ribeiras que nascem nos picos mais altos da Ilha, Paul da Serra, "planalto oeste" provocaram grandes estragos na Ribeira brava e Tabua devido que as suas ribeiras nascem nos pontos mais altos. Mais no centro da ilha temos o maciço central onde encontra-se os picos mais altos da ilha, Ruivo e Arieero, nascem as ribeiras que passam pelo curral e as principais ribeiras do Funchal.

111dyp.jpg



2º imagem: Ilustras as localidades insoladas e com falta de comunicação, onde se suspeita, que a maioria dos desaparecidos e possiveis mortos se encontarm. A figura ovalada a vossa esquerda é Serra de Agua (Ribeira Brava) e a figura ovalada no vosso lado direito é o curral das freiras (câmara de lobos).

222usb.jpg



3º imagem com maior resolução é o Curral da freiras (Camara de Lobos), e as figuras ovaladas mostram, as localidades com potencial de destruição e possiveis mortos ou desaparecidos.


6666e.jpg



4º imagem: É a Serra de Agua e Moleiro (Ribeira Brava), localidades insoladas, onde as figuras ovaladas mostram, as localidades com potencial de destruição e possiveis mortos ou desaparecidos.

5555ch.jpg



Não sei se ajudou estas ilustrações para vocês terem melhor percepção da dimensão ainda uma incógnita!!!
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Agora vou mostra a minha sorte!!! eu moro frente a uma ribeira denominada a ribeira da Caldeira, a minha sorte, que a mesma não nasce nos picos mais altos da ilha e é uma ribeira com pouco km de comprimento. Ela de facto transbordou, mas devido por não nasce no próprio maciço central, foi a nossa sorte!!! As ribeiras que nascem nos picos mais altos da ilha em especial o Maciço central e algumas que provem do planalto oeste “paul da serra” foram as que causaram as maiores desgraças na ilha!!!

1º Imagem: Um perspectiva geral onde eu moro!!!

iiib.jpg



2º Imagem, mostra a ribeira da Caldeira onde nasce e o caminho que ela toma, até chegar ao mar. Reparem que ela não nasce nos pontos mais altos e a mesma é relativamente de poucos km de comprimento, por isso, o seu comportamento foi razoável. a figura ovalada é o local preciso onde eu moro. Existiu alguma destruição mas nada que se compare em outras zonas da Madeira. Só tenho que lamentar algumas inundações onde moro, e muito alcatrão levantado nas estradas e adufas!!!


3333k.jpg
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

bom dia,

alguem já sabe alguma coisa sobre o Rog (Adminstrador)?


Ele esta bem, segundo o vince disse a pouco aqui no própio forum. O norte onde mora o rog, não foi muito atingido!!! o pior foi na vertente sul da ilha. Hazores!!! Não te preocupes com ele esta tudo bem!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

O Rog até já postou aqui ontem à noite. Tudo fino ;)

Já há mais informações do Curral das Freiras, zona menos atingida é o centro da vila, há muitas derrocadas e até ao momento tem-se conhecimento de um morto e um desaparecido.
Parece que um professor da Escola local fez o duro percurso a pé pelas montanhas e trouxe mais informação. Helicópteros Merlim da Força Aérea tem tentado ir para lá mas tem estado muito vento, pode ser que à tarde melhore, enquanto isso maquinas tentam abrir as vias. Amanhã chega também à Madeira a fragata Corte Real com helicóptero da Marinha.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

pode ser que à tarde melhore, enquanto isso maquinas tentam abrir as vias.


Não me parece vince!!! o tempo aqui não vai permitir, e daqui a umas três horas, vai ficar de noite.

Actualmente, o vento médio se intensifica. Cai neste preciso momento chuvisco, o nevoeiro tende a descer!!!
 

Carlos Dias

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
426
Local
São Paulo e S Bernardo do Campo
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

A situação + grave está na Ribeira Brava , especialmente na freguesia de Serra D'Agua, que é caminho para quem vai para o lado Norte...E o Curral das Freiras que está praticamante isolada...nem helicopteros conseguem chegar no local e com certeza , deve ter sido o ponto de maior tragedia na ilha.

Tenho parentes na Vila de São Vicente , ao norte da Ilha e ainda não consegui ter noticias
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Ao início da tarde durante o almoço, até ao momento que me foi possível ver o noticiário da 13 horas na RTP1, pôde-se ter uma perspectiva geral da situação caótica que se vive em vários pontos da ilha, a equipa de reportagem ponderou a hipótese de uma deslocação até ao lugar de Curral das Freiras que no momento não passava de uma mera hipótese visto que muitos acessos estariam extremamente danificados e comportaria um elevado risco.

A fusão entre ribeiras e ruas ou até avenidas era notoriamente assustadora, muitas ribeiras simplesmente elevaram o seu leito com a acumulação de terras e rochas arrastadas desde as Serras o que fez com que as águas não encontrassem obstáculos à passagem pelas localidades, o r/c e caves de muitas casas completamente engolidos por enormes quantidades de terra, inclusive o mau estado em que ficaram diversas lojas de bens essenciais o que se torna particularmente complicado para os proprietários mas sobretudo para os clientes que ficam para já sem o único abastecimento em virtude da impossibilidade de outras deslocações, o amontoado de viaturas danificadas mais parecia um espaço de sucata, enfim, muito e muito trabalho pela frente, logo agora que a Madeira está a entrar numa das épocas de maior afluência de turistas ao início da Primavera…

O ambiente é de pesar, famílias, vidas inteiras que de um momento para o outro ficaram destroçadas...
Uma ilha com uma economia dependente da sua imagem para o mundo e que precisa reerguer-se… :(