Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Cada vez mais me convenço de que a comunicação social portuguesa deve perceber tanto de meteorologia como, por exemplo, eu de lagares de azeite.
Ainda há pouco, durante a transmissão da primeira parte do Portugal x Suécia, a dada altura os comentadores proferem a seguinte afirmação, e passo a citar:
"A noite está a ficar tão fria que não sei se é uma noite de outono ou se parece mais uma noite de inverno"
:facepalm::facepalm::facepalm:
:suicidio:

Uma mínima de 12°C para Lisboa é uma mínima de inverno??? Se é uma mínima de inverno... então não sei o que é realmente o inverno. Sinceramente... só rir com estes "experts" em meteorologia.:facepalm:

Está tanto frio , que eu hoje andei de manga curta durante todo o dia .
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Cada vez mais me convenço de que a comunicação social portuguesa deve perceber tanto de meteorologia como, por exemplo, eu de lagares de azeite.
Ainda há pouco, durante a transmissão da primeira parte do Portugal x Suécia, a dada altura os comentadores proferem a seguinte afirmação, e passo a citar:
"A noite está a ficar tão fria que não sei se é uma noite de outono ou se parece mais uma noite de inverno"
:facepalm::facepalm::facepalm:
:suicidio:

Uma mínima de 12°C para Lisboa é uma mínima de inverno??? Se é uma mínima de inverno... então não sei o que é realmente o inverno. Sinceramente... só rir com estes "experts" em meteorologia.:facepalm:
Sem querer ser muito desmancha prazeres, mas nem é dos piores tesourinhos.
Na verdade há mtas noites de inverno em Lisboa com essa temperatura e até mais quentes. Hehe

Ainda a propósito deste período, vi sim algures hoje uma notícia que era um autêntico tesourinho, anunciado como se os próximos dias fossem glaciais. Confesso que não me lembro a fonte!

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Não tem estado frio algum, aliás, em Portugal, poucos são os locais onde realmente faz frio, se tivéssemos o frio, que por exemplo o Norte da Europa tem, seria o fim do mundo para alguns.

Sim , frio a sério cá em Portugal só talvez no planalto mirandês em alguns dias do inverno , em especial com nevoeiros gelados. Já lá estive no inverno com dias assim e se não estivermos muito bem agasalhados , começamos logo a tremer de frio .
 

gtrp

Cirrus
Registo
3 Out 2020
Mensagens
26
Local
Portugal
Está de facto tanto frio, mas tanto frio que ainda não houve um único dia neste outono em que eu não andasse de t-shirt. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que ainda anteontem vi uma cobra no meu quintal de erva para o gado. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que as moscas não desapareceram, nalguns sítios ainda continuam aos montes, especialmente nos montes de esterco do gado. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que a Nutella ainda está mole como se tivéssemos no verão. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que eu ainda durmo com apenas um lençol e um cobertor, e numa casa que nem sequer isolamento tem, ou seja, gelada no inverno (a casa está de facto tão fria que até dar para me pôr nu por largos momentos). É um facto que as noites e as manhãs já pedem uma sweat ou um casaco mais fino daqueles típicos do outono e da primavera (os chamados blazers) mas durante o dia anda-se perfeitamente de t-shirt. Mas o que é certo, é que certas pessoas, com uma cultura meteorológica do tamanho de uma ervilha, tal e qual como os comentadores do Portugal x Suécia de ontem, já andam com tanto medo e tanta paranoia do frio que até ficam estupefactas com o facto de eu andar sempre de t-shirt. Essas pessoas, inclusivamente, já chegaram mesmo a dizer certas barbaridades de que estávamos em janeiro/inverno e não em outubro/outono. :facepalm:
Encasacam-se e agasalham-se duma maneira que faz parecer que estamos em pleno inverno. Isso sim, faz-me meter impressão. As mesmas pessoas que, se for preciso, nos meses bem mais frios de dezembro e janeiro, meses de plena geada, andam com um casaquinho fino e uma camisola ou uma t-shirt como se fosse outono e no início da primavera descascam-se todas como se fosse pleno verão. :facepalm:
Se isto fosse o inverno ou o mês de janeiro, então seria de facto muito, mas muito mau sinal!!! Habituaram-se tão mal, mas tão mal ao último inverno que para essas pessoas este tempo mais outonal seja tempo de pleno inverno e de pleno mês de janeiro. :facepalm:
É de facto inacreditável. :suicidio::suicidio::suicidio:
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Até já trocam o Mondego com o Guadiana

7c13560c8bc4dce9e049f7ce9d0cb71d.jpg


df6107338b98e0708bb97c2f209fe455.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Reportagem no dia 10/02, na RTP1, sobre a subida de caudal do rio Tejo, e parece que a as barragens agora tem portagens, em vez de comportas, estamos sempre a aprender algo de novo, ou não.:facepalm:



Tens que ir ao cerne (fundo) da questão: Quando a portagem está aberta, a água tem via verde até ao mar, quando a portagem está fechada, essa água é taxada aos consumidores todos os meses e se a portagem está nas lonas ainda pagas mais por ela, afinal aquilo é mesmo uma portagem. :D :intrigante:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
https://www.cascais.pt/noticia/mau-tempo-chuva-intensa-inunda-baixa-de-cascais

"Cascais registou uma pluviosidade muito elevada entre as 11h30 e as 13h00, cerca de 3 milímetros por metro quadrado por hora, mais do que em 1983, quando foram as últimas grandes cheias de Cascais, embora durante um período menor."

Primeiro: "milímetros por metro quadrado" !! Das duas uma, ou é litros por metro quadrado ou é milímetros de altura de água em qualquer área abrangida.

Segundo: 3 mm/hora é um valor muito escasso, nunca produziria inundação alguma em parte alguma. Talvez quisessem dizer 30 mm, que foi o que terá caído, em números redondos, em algum ponto daquela zona do concelho de Cascais, oficialmente representado pela EMA do Cabo Raso onde efectivamente entre as 12h e as 13h de 20 de Fevereiro de 2021 foi registado o acumulado de 25,7 mm.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Numa altura em que é precisa informação clara e responsável, a SIC não sabe ler um aviso do IPMA e diz que o aviso vermelho está em vigor até às 21h00 de Domingo.

"
27.03.2021 às 21h19


SIC Notícias


Madeira sob aviso vermelho até 21:00 de domingo.
Falhou a eletricidade em toda a ilha da Madeira por causa do mau tempo. uma forte chuvada está a afetar o arquipélago desde o início da manhã.

Não há luz na ilha há pelo menos uma hora e já há registo de várias inundações. A chuva também já entrou em garagens e estabelecimentos comerciais.

De acordo com o Jornal da Madeira, alguns locais estão completamente alagados e isolados. A polícia está a impedir a circulação rodoviária nas estradas mais condicionadas.

O mau tempo já fez sete desalojados - seis estão na Pousada da Juventude do Funchal e um deles em casa de familiares. A luz já está a ser reposta em algumas zonas da ilha. O hospital e os bombeiros estão a funcionar a geradores.


Madeira sob aviso vermelho até 21:00 de domingo
O Instituto do Mar e de Atmosfera elevou para vermelho o aviso para a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira devido à chuva, granizo e trovoada. O aviso vermelho estará em vigor até às 21:00 de domingo.

Os níveis de precipitação já atingiram em algumas zonas o de aviso laranja. No Funchal, as trovoadas são constantes. A tendência é para o agravamento dos estado do tempo, sendo que o pico da chuva deverá ocorrer durante a madrugada.
"
:hmm::nono::buh:

Isto é mais do que deprimente, é irresponsável. :facepalm:

Os avisos em causa foram estes:

hi2Ilg2.jpg


vrxqSPO.jpg