Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
tvi no jornal na noite a dar aguaceiros para quase todo o país para amanhã sábado e há 0% de precipitação, quanto máximo há 1% lá no cantinho em cima em Caminha
...e 5 por cento na Praia de Moledo, no extremo noroeste do país! :lol:

Agora a sério, será que os jornalistas não conseguem analisar previsões básicas? Já nem falo de analisar modelos, porque isso já é outra história... :hmm:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
...e 5 por cento na Praia de Moledo, no extremo noroeste do país! :lol:

Agora a sério, será que os jornalistas não conseguem analisar previsões básicas? Já nem falo de analisar modelos, porque isso já é outra história... :hmm:
No caso da TVI por exemplo, eles retiram previsões de sites " manhosos", nem se dão ao trabalho de ver se aquelas previsões são fiáveis, vergonhoso.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Hoje o Correio da Manhã elevou bastante a fasquia do disparate. Esta notícia é a primeira do seu site:

Onda de calor atinge Europa em agosto. Temperaturas podem subir mais 20 graus em Portugal

img_900x508$2021_08_04_09_07_35_1067159.jpg


Uma onda de calor vai atingir a Europa na segunda metade do mês de agosto, elevando as temperaturas até mais 20 graus do que o habitual para a época e, em Portugal não será exceção. As temperaturas, que oscilam em média entre os 20 e os 27 graus, podem atingir valores mais elevados do que 40 graus.

De acordo com o Express, os meteorologistas avançam que essa onda de calor virá de uma frente quente, proveniente de África.

Em Portugal, as temperaturas vão ultrapassar os 40 graus. Já na Grécia, por exemplo, vão ser batidos recordes de temperaturas recordes, sendo previstos 48 graus de máxima.
img_770x433$2021_08_04_09_04_37_1067157.jpg

À semelhança de Portugal e a Grécia, também Espanha, Itália e o Reino Unido vão enfrentar uma onda de calor que se pode tornar perigosa para as populações.

https://www.cmjornal.pt/sociedade/c...0-graus-em-portugal?ref=HP_PrimeirosDestaques
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Hoje o Correio da Manhã elevou bastante a fasquia do disparate. Esta notícia é a primeira do seu site:



https://www.cmjornal.pt/sociedade/c...0-graus-em-portugal?ref=HP_PrimeirosDestaques
Ainda bem que pusseste isso aqui. Pena eu ainda estou sem computador até setembro...
Se não fazia já uma brincadeira...
Agora a sério, + 20 graus centrigados?
Então o pessoal do Porto tem tido cerca de 22 graus com mais 20 são 42 e no Alentejo onde a tempetatura tem rondado os 32 ou 34 quer dizer que vamos ter 54?

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Ainda bem que pusseste isso aqui. Pena eu ainda estou sem computador até setembro...
Se não fazia já uma brincadeira...
Agora a sério, + 20 graus centrigados?
Então o pessoal do Porto tem tido cerca de 22 graus com mais 20 são 42 e no Alentejo onde a tempetatura tem rondado os 32 ou 34 quer dizer que vamos ter 54?

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk
Já me esquecia... Isto é um "Alerta CM"

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O mais triste ainda é órgãos de comunicação social tão bons irem atrás deste tipo de notícia sensacionalista Agora é o DN , e logo com uma manchete de brandar aos céus!


"Onda de calor
Inferno da Grécia e da Turquia pode chegar a Portugal daqui a duas semanas"


https://www.jn.pt/feeds/milenium/in..._source=push&utm_medium=mas&utm_term=14007707

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Já se expandiu a vários órgãos de comunicação social.:facepalm:

https://digital-luso.com/prepare-se...vao-subir-mais-20-graus/?utm_source=bombeiros
 

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
Então mas quem está certo? Eles ou vocês? É q gostava de ver fundamentos do vosso lado.