Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,041
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:facepalm:

"O Alex é um dos culpados"
[...]
"Porque empurrará até à Península Ibérica uma frente anticiclónica de ar quente." :lmao:

ZqPBEva.jpg
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há pouco, em "alerta" CM ( foto de telemóvel).
Portugal afetado por tempestade tropical, por causa do calor :uau:

Era furacão, mas perdeu intensidade e transformou-se numa tempestade tropical, que entrou pelo interior de Portugal:

9dAqvvD.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A saga continua na CMTV.

Há momentos, vá lá que não falaram (ainda) em mini tornados ou tromba de água...:unsure:


HNFZ3Qn.png


Clima ameaça culturas, eu penso que queriam (?) dizer: as condições meteorológicas adversas ameaçam culturas, ou é mesmo o clima que ameaça?

Vindo deles já nada me surpreende.. :unsure:

mpq4pA7.png
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Clima ameaça culturas, eu penso que queriam (?) dizer: as condições meteorológicas adversas ameaçam culturas, ou é mesmo o clima que ameaça?
A confusão entre "clima" e "estado do tempo/condições meteorológicas" é das coisas que mais me irrita. Sempre que oiço alguém a falar em "condições climatéricas para amanhã" fico possesso
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
A confusão entre "clima" e "estado do tempo/condições meteorológicas" é das coisas que mais me irrita. Sempre que oiço alguém a falar em "condições climatéricas para amanhã" fico possesso
Na escola, pouco aprende-se os termos meteorológicos: anticiclone, depressão chuva, sol e neve, os vários tipos de clima e pouco mais que isso, até os livros que se tem, colocam lá médias feitas a martelo e não as oficiais pelo IPMA, no meu tempo era assim, agora não sei se já ensinam mais alguma coisa ou menos ainda. :D
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Total ausência de noção.


Percebo perfeitamente o Amílcar se Coruche chegasse aos 48°C faziam a festa no sentido de passarem a ser o local mais quente do país mas infelizmente neste fórum só se pode fazer a festa para o frio e chuva (atenção que eu também faço para o frio e chuva mas também para o calor)
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Percebo perfeitamente o Amílcar se Coruche chegasse aos 48°C faziam a festa no sentido de passarem a ser o local mais quente do país mas infelizmente neste fórum só se pode fazer a festa para o frio e chuva (atenção que eu também faço para o frio e chuva mas também para o calor)
Vai pregar para outra freguesia. Quando me vires pedir - 10°C ou - 15°C aqui para a city, conversamos. Enquanto eu não perder o juízo e souber que isto ou o seu oposto mata centenas em poucos dias, não faças comparações ridículas.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Mata centenas por dia ! Em poucos dias deste tipo são largas centenas ou possivelmente entra mesmo no milhar.
Há mesmo muita falta de noção.
O frio extremo também mata muito. É ridículo alguém dizer que deseja 48°C mas dizer que não deseja que ninguém morra, que não haja incêndios, que não se percam vidas não humanas, etc. Até com 40ºC isso é inevitável. Seria como eu dizer que quero -15°C e metro e meio de neve aqui à porta mas não quero que ninguém morra de pneumonia, que os animais de rua não passem mal e que os sem-abrigo estejam todos quentinhos e confortáveis. É patético. É certo que, felizmente, os nossos desejos não passam disso mesmo mas a forma de viver que está por detrás desses desejos, o umbiguismo, o individualismo extremo, o estar literalmente a lixar-se para o que se passa à nossa volta, o sofrimento, as perdas (materiais e não só), a morte, os sacrifícios que muitos têm de fazer para mitigar estas circunstâncias fazem-me, muito honestamente, sentir enojada.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Percebo perfeitamente o Amílcar se Coruche chegasse aos 48°C faziam a festa no sentido de passarem a ser o local mais quente do país mas infelizmente neste fórum só se pode fazer a festa para o frio e chuva (atenção que eu também faço para o frio e chuva mas também para o calor)

Mortalidade​

Onda de calor provocou 238 mortes a mais nos últimos sete dias.​

Ontem às 19:17

Portugal registou um excesso de mortalidade entre 7 e 13 de julho correspondente a 238 óbitos, atribuídos à onda de calor que se verifica no continente nos últimos dias, anunciou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Neste caso concreto, este excesso pode ser atribuído à onda de calor. De facto, temos tido nos últimos dias temperaturas extremas muito elevadas, quer as máximas, quer as mínimas, e por um período bastante prolongado", disse a diretora-geral da Saúde à agência Lusa.

Segundo Graça Freitas, quando se analisa a mortalidade observada num determinado período com a mortalidade que seria esperada se não houvesse essa onda, há mais óbitos, o que "não quer dizer que essas mortes fossem evitáveis".

De acordo com a diretora-geral da Saúde, caso se mantenham os fenómenos meteorológicos idênticos aos que se têm registado nos últimos dias, é previsível que "continue a acontecer um número de mortes superior àquele que seria esperado se não houvesse calor" extremo.

Graça Freitas salientou que, para isso, é relevante o facto de as temperaturas mínimas também estarem elevadas, assim como a duração da onda de calor, o que causa um impacto maior do ponto de vista fisiológico.

 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Percebo perfeitamente o Amílcar se Coruche chegasse aos 48°C faziam a festa no sentido de passarem a ser o local mais quente do país mas infelizmente neste fórum só se pode fazer a festa para o frio e chuva (atenção que eu também faço para o frio e chuva mas também para o calor)

Continuas sem ter qualquer noção do que dizes!
E peço desculpa aos restantes membros por andar sempre "a bater no ceguinho"... Mas haja paciência!
Num país a arder... num país em seca severa e extrema... numa onda de calor que já vai com largos dias... que supostamente já causou 238 mortes devido ao calor... dizer que se percebe perfeitamente quem quer fazer a festa com 48ºC, só para poder dizer que é o local mais quente do país... é simplesmente pura ignorância (para não dizer outra coisa)! Vai lá fazer a festa com os agricultores cujas produções agrícolas estão a sofrer ou já se perderam com todo este calor extremo... ou com as pessoas que perderam os seus bens ou casas... ou com todos os bombeiros extenuados que temos neste momento... ou melhor ainda.. voluntaria-te e faz alguma coisa de jeito e vai ajudar os bombeiros a combater os fogos, debaixo de 40 e tal graus! Haja noção e algum bom senso!!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Percebo perfeitamente o Amílcar se Coruche chegasse aos 48°C faziam a festa no sentido de passarem a ser o local mais quente do país mas infelizmente neste fórum só se pode fazer a festa para o frio e chuva (atenção que eu também faço para o frio e chuva mas também para o calor)

Repara que, uma coisa é documentar, relatar determinado acontecimento, mesmo sendo extremo e que cause problemas ( ninguém controla a natureza) sendo que, muitas vezes, este relatos, sejam sob a forma escrita ou fotos/videos, ajudam a tentar compreender o que se passou do ponto de vista de estudo científico.

Outra situação ( e a meu ver o erro está aí ) é desejar que ocorra determinada situação extrema, apenas porque "é interessante" registar recordes, ou seja, embora, e como já disse, ninguém consegue controlar o que irá acontecer.

Essa atitude de desejar extremos "a todo o custo para ter registos interessantes ou recordes" é que está errada, não pode valer tudo para satisfazer o nosso desejo de extremos.

Tudo que seja extremo ( frio calor chuva ) mata, ou causa sérios problemas, mas ninguém controla isso, contudo os desejos pessoais ( sobretudo por situações extremas e perigosas) podem e devem ser controlados...
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Repara que, uma coisa é documentar, relatar determinado acontecimento, mesmo sendo extremo e que cause problemas ( ninguém controla a natureza) sendo que, muitas vezes, este relatos, sejam sob a forma escrita ou fotos/videos, ajudam a tentar compreender o que se passou do ponto de vista de estudo científico.

Outra situação ( e a meu ver o erro está aí ) é desejar que ocorra determinada situação extrema, apenas porque "é interessante" registar recordes, ou seja, embora, e como já disse, ninguém consegue controlar o que irá acontecer.

Essa atitude de desejar extremos "a todo o custo para ter registos interessantes ou recordes" é que está errada, não pode valer tudo para satisfazer o nosso desejo de extremos.

Tudo que seja extremo ( frio calor chuva ) mata, ou causa sérios problemas, mas ninguém controla isso, contudo os desejos pessoais ( sobretudo por situações extremas e perigosas) podem e devem ser controlados...
O termo ofensivo é mesmo 'fazer a festa'. Era um pano encharcado nas trombas.