Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Andam é todas escaldadas, devem-se esquecer que o IUV aqui atinge quase o dobro do que na região delas... :lol:
A quantidade de gente que anda quase sem roupa e sem óculos de sol ao sol (até com crianças ao colo) durante o meio dia solar até mete impressão. :wacko:
Ás vezes vejo pessoas que andam o dia todo ao sol sem nada na cabeça, nem um chapéu, boné, nada, até me faz impressão...
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E o tornado de ontem (em Alcanena), alguém sabe alguma coisa??? :facepalm:


"Por sua vez, no Algarve há registo de queda de granizo com alguma intensidade no concelho de Monchique. Na Fóia, no espaço de uma hora choveram doze litros por metro quadrado. Há também a indicação de precipitação no concelho vizinho de Odemira. Também em Castro Marim choveu esta quarta-feira com alguma intensidade."

Só se aproveita o granizo em Monchique. De resto, o chover já é considerado uma ameaça, um "mau-tempo". E ainda, em Castro Marim? Alguém tem conhecimento de chuva com "alguma" intensidade nessa zona? :unsure: Terá havido inundações? :facepalm:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
"[...]
a precipitação atmosférica foi de 25 milímetros (ml), a cinco quilómetros foram registados 5 ml e na Aldeia da Luz (Mourão) apenas 1 ml. "

https://www.publico.pt/2023/05/23/azul/noticia/seca-governo-nao-autoriza-culturas-permanentes-olival-abacate-frutos-vermelhos-2050768

O que será um ml de chuva? "Mililitro" de chuva, em que área? Estou confuso... vou voltar para a primária, acho que não aprendi bem...
1 ml/m2 de chuva é 10^-3 mm de chuva, ou seja, 1000 mm = 1 ml/m2:
1 ml/m2 = 1 cm3/m2 = 10^-6 m3/m2 = 10^-6 m = 10^-3 mm

Ainda assim acho que é mesmo erro e que não foram por este meu raciocínio físico-científico... :rolleyes:
 
  • Haha
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A mim parece-me simplesmente que escreveram ml quando deviam ter escrito mm, até porque escreveram "milímetros", e isso toda a gente sabe que no contexto da precipitação X mm = X mm/m^2 = X l/m^2.
É isso mesmo que eu quero pensar que aconteceu. Mas o lapso foi escrito três vezes, ou seja, quem o escreveu não conhece bem as abreviaturas dos submúltiplos.
 

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
No contexto dado, a conversão entre milímetros (mm) e litros por metro quadrado (l/m²) não é direta, pois as unidades representam medidas diferentes.

Milímetros (mm) é uma unidade de comprimento ou distância. Não é possível converter milímetros diretamente em litros ou litros por metro quadrado sem informações adicionais, como a largura e o comprimento de uma área.

Por outro lado, litros por metro quadrado (l/m²) é uma unidade de densidade volumétrica, usada para medir a quantidade de líquido (geralmente água) por unidade de área. Essa unidade é usada em medições pluviométricas para expressar a quantidade de chuva que caiu em uma área específica.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Obviamente que milímetros não são convertíveis numa medida de área ou de volume mas, como referi, no contexto meteorológico, todos sabemos que a precipitação é expressa vulgarmente em milímetros, mas que na realidade exprime l/m^2 ou kg/m^2. Mesmo nos relatórios do IPMA a precipitação é expressa em mm e depois na legenda faz a referência à fórmula 1mm = 1kg/m^2.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A catástrofe. O Horror. o Drama. Nada de novo nestes tempos que vivemos, com profetas sempre na busca do fim do mundo. Haja paciência.

Sobre o meteorologista e climatologista Mário Marques: https://observador.pt/opiniao/metedor-de-agua/
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
A catástrofe. O Horror. o Drama. Nada de novo nestes tempos que vivemos, com profetas sempre na busca do fim do mundo. Haja paciência.

Que tristeza de artigo.

Ainda no ano passado houve uma onda de calor muito significativa e duradoura no mês de julho e a situação de seca era pior do que em 2017. Enfim!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se não perceberem esta explicação não serei eu que posso explicar porque também não percebi :huhlmao:

"
É assim porque a dorsal africana, um sistema de altas pressões atmosféricas (associadas ao tempo menos nublado, menos húmido e mais seco) que existe sobre o Norte do continente, vai estender-se em direcção à Península Ibérica – e, por isso mesmo, a pressão atmosférica também vai aumentar a oeste dos Açores e na bacia ocidental do Mediterrâneo. O ar vindo da Europa Central e Meridional aquece ao passar em África e depois, obedecendo ao movimento dos anticiclones, que circulam no sentido contrário ao do ponteiro dos relógios no hemisfério Norte, sobe para a Península Ibérica. "

https://www.publico.pt/2023/06/14/azul/noticia/onda-calor-sao-joao-traz-seca-tempo-torrido-nao-desde-2017-2053277
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se não perceberem esta explicação não serei eu que posso explicar porque também não percebi :huhlmao:

"
É assim porque a dorsal africana, um sistema de altas pressões atmosféricas (associadas ao tempo menos nublado, menos húmido e mais seco) que existe sobre o Norte do continente, vai estender-se em direcção à Península Ibérica – e, por isso mesmo, a pressão atmosférica também vai aumentar a oeste dos Açores e na bacia ocidental do Mediterrâneo. O ar vindo da Europa Central e Meridional aquece ao passar em África e depois, obedecendo ao movimento dos anticiclones, que circulam no sentido contrário ao do ponteiro dos relógios no hemisfério Norte, sobe para a Península Ibérica. "

https://www.publico.pt/2023/06/14/azul/noticia/onda-calor-sao-joao-traz-seca-tempo-torrido-nao-desde-2017-2053277


Percebi perfeitamente, e passo a explicar:

No meu ponto de vista trata-se de uma publicação pertinente, que aborda uma temática passível de avaliações variadas, e que por norma tendem a subverter a capacidade individual de tal forma que, por vezes possa criar alguma confusão nos seus interlocutores, levando até alguns a acreditar nos valores em si retratados.

Embora possa parecer que a subjectividade de tais publicações interfere de forma irremediável no contexto ao qual se propõe, não deixa também de ser verdade que, não obstante opiniões em contrário, tudo pode ser resumido com a absorção da mensagem por parte do destinatário, encerrando assim o ciclo iniciado pelo mensageiro. :D