Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Faz-me alguma impressão como Alvor foi também atingido pelo mesmo tornado ... 10 quilómetros para oeste do Carvoeiro ...

Gerofil, esse vídeo (confiando que é filmando na Meia Praia como diz o título) bate certo com a descrição anterior de um tornado também ter entrado em terra perto do Alvor, um segundo tornado, o tal também fotografado a partir de Lagos ainda sobre o mar.
Neste vídeo, o tornado parece estar umas centenas de metros à frente de onde é filmado, portanto aproximadamente para E/SE, tendo em conta a orientação da linha de costa, e vendo o seguinte mapa, lá está, 1-2km a Este do meio da praia (tudo meio a olho) está a zona de Alvor.

Parece-me coerente então que essas fotos de Lagos e este vídeo sejam mesmo do tal segundo tornado.

 

GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
O que significa que Portimão teve a sorte grande... ficou no meio entre as trovoadas... :cold:

Pode-se dizer que sim. A tromba de água de Alvor penso que no máximo terá entrado em terra por uns 1,5km a 2km, pelo menos é +/- a distância em que se estendem os danos mais visíveis.

Curiosamente só hoje vi referência nas noticias sobre Alvor. Na Sic mostraram os danos causados no cemitério e nas escolas da pré e primária.

Eu penso ainda ter visto alguma rotação residual das nuvens por cima da minha casa. Filmei mas é pouco perceptível e não sei se terá alguma relação.

Gerofil, esse vídeo (confiando que é filmando na Meia Praia como diz o título) bate certo com a descrição anterior de um tornado também ter entrado em terra perto do Alvor, um segundo tornado, o tal também fotografado a partir de Lagos ainda sobre o mar.
Neste vídeo, o tornado parece estar umas centenas de metros à frente de onde é filmado, portanto aproximadamente para E/SE, tendo em conta a orientação da linha de costa, e vendo o seguinte mapa, lá está, 1-2km a Este do meio da praia (tudo meio a olho) está a zona de Alvor.

Parece-me coerente então que essas fotos de Lagos e este vídeo sejam mesmo do tal segundo tornado.

A mim também me parece que esse video seja da meia praia porque se vê a barra da Ria de Alvor e as falésias da Prainha ao fundo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se o Blizzard nos pode garantir que o relógio da máquina dele está mesmo certo, o exif diz que as fotos são das 14:03/14:04, ora por essa altura até já havia notícias de danos na comunicação social, pelo que nunca poderia ser o Tornado ainda no mar fotografado por ele a partir de Lagos.
Blizzard, podes verificar isso para ver se chegamos a uma prova conclusiva?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O video é de Alvor, estão lá ao fundo os prédios da Torralta. São visíveis de qualquer lugar da praia. E terá entrado mais pra lá de onde vocês estão a dizer... bem perto do campo de futebol do Alvorense...

torralta.jpg
 

GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
Deixo aqui o que eu penso que terá sido o trajecto aproximado tendo em conta os danos que vi quando passei pela zona. Quando falo em danos falo principalmente em sinalização, árvores, paragens de autocarros montras/vidros e telhados.



Uploaded with ImageShack.us
 

Blizzard

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Lagos
Se o Blizzard nos pode garantir que o relógio da máquina dele está mesmo certo, o exif diz que as fotos são das 14:03/14:04, ora por essa altura até já havia notícias de danos na comunicação social, pelo que nunca poderia ser o Tornado ainda no mar fotografado por ele a partir de Lagos.
Blizzard, podes verificar isso para ver se chegamos a uma prova conclusiva?

O relógio está certo e tirei as fotos cerca de 7 a 10 minutos antes do tornado chegar a terra na praia de Alvor.

 

Blizzard

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Lagos
Penso que se compararem este video do tornado de Lagoa no mar já próximo de Carvoeiro com os videos feitos em Lagos ou Odeaxere do tornado que entrou por Alvor percebem as diferenças de intensidade dos cones dos tornados ou mesmo das nuvens em si.

Tornado de Lagoa



Tornado de Alvor


 
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Acabei de receber informações da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve - Sector de Agrometeorologia, relativamente às estações meteorológicas localizadas em Lagoa e na Arrochela (antes de Silves).

De acordo com as informações deles, o tornado passou a cerca de 500m da estação de Lagoa e por cima da estação da Arrochela, a qual sofreu danos consideráveis mas manteve o anemómetro a funcionar com valores correctos. Informaram-me também que, devido ao tornado ter passado mesmo por cima dessa estação, os ventos medidos provavelmente não terão sido medidos na sua máxima intensidade, uma vez que nessa situação não temos ventos unidireccionais a ser medidos no anemómetro, o que poderá originar uma medição abaixo do real.

Os dados medidos (entre as 13h e as 14h) foram:
Estação de Lagoa
Velocidade máxima do vento: 86,7km/h

Estação da Arrochela
Velocidade máxima do vento: 163,3km/h
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se o valor for considerado válido, será um dos valores mais altos registados no continente em muitos anos.

(Não muito longe dos 167Km/h da Serra do Pilar de 1941).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acabei de receber informações da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve - Sector de Agrometeorologia, relativamente às estações meteorológicas localizadas em Lagoa e na Arrochela (antes de Silves).

De acordo com as informações deles, o tornado passou a cerca de 500m da estação de Lagoa e por cima da estação da Arrochela, a qual sofreu danos consideráveis mas manteve o anemómetro a funcionar com valores correctos. Informaram-me também que, devido ao tornado ter passado mesmo por cima dessa estação, os ventos medidos provavelmente não terão sido medidos na sua máxima intensidade, uma vez que nessa situação não temos ventos unidireccionais a ser medidos no anemómetro, o que poderá originar uma medição abaixo do real.

Os dados medidos (entre as 13h e as 14h) foram:
Estação de Lagoa
Velocidade máxima do vento: 86,7km/h

Estação da Arrochela
Velocidade máxima do vento: 163,3km/h

Interessante, não é todos os dias que tornados passam mesmo em cima de estações meteorologicas..

Podes arranjar mais dados? Pressão, temperatura, humidade, etc?
Fixe fixe era um grafico..:thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Interessante, não é todos os dias que tornados passam mesmo em cima de estações meteorologicas..

Podes arranjar mais dados? Pressão, temperatura, humidade, etc?
Fixe fixe era um grafico..:thumbsup:

Os ficheiros que me enviaram apenas têm dados registados de hora a hora (confirmei agora com eles, a estação apenas guarda dados horários).

Ou seja, temperatura, humidade, velocidade média do vento e precipitação, são dados referentes à média (ou acumulado, no caso da precipitação) de cada hora de registo. A velocidade máxima é a máxima registada durante cada hora. E estas estações não medem a pressão atmosférica.

Até tinha pensado fazer um gráfico, mas todos os parâmetros têm poucas oscilações de uma hora para outra. Não dá para perceber o possível efeito da aproximação do tornado nesses parâmetros. Só a velocidade máxima é que tem ali aquele pico... e nem dá para saber a velocidade do vento durante a aproximação e o afastamento do tornado.