Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por ecobcg 16 Nov 2012 às 13:36.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Infraestruturação mais ao nivel da organização das entidades de protecção civil...porque a nivel meteorologico estas situações só teem margens de previsão razoaveis a menos de 36-24h.

    E estes eventos mesmo que não aumentem em frequencia, cada vez mais afectarão areas urbanas...pelo simples motivo de teres cada vez areas urbanas maiores, logo, mais chances do tornado no caminho dele vir dar com uma dessas areas urbanas.

    Para já ao nivel da climatologia, a frequencia de tornados não está a aumentar...sempre houve tornados em Portugal, as pessoas é que estão cada vez mais informadas e capazes de relatar...é muito complicado ,até porque há poucos estudos em PT, ter noção da tendencia do numero de tornados por ano ao longo das ultimas decadas...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,624
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    e um bocadinho mais de literatura para os nossos jornalistas... encher chouriços não é fácil mas acho que já só nos falta ouvir que tivemos um maremoto em Silves e que foi por causa de santa bárbara dos trovões que não morreu ninguém.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    4,114
    Local:
    Corroios
    A minha ideia até pode ser estúpida, mas, e que tal criarem um mapa com a previsão do risco de fenómenos severos, da mesma forma que têem o mapa para o risco de incêndio? Passando a explicar... Antes que alguém venha já com sete pedras na mão...

    O que eu quero dizer, quero sugerir, é que podiam criar um mapa de risco de acontecimento de fenómenos severos, por exemplo a nível distrital. ATENÇÃO que todos sabemos que não são fenómemos previsíveis no sentido de "olha no local x à hora x vai acontecer" mas se as pessoas tivessem uma noção do risco destes fenómenos acontecerem a dada altura, penso que ajudava um pouco na prevenção.

    Volto a repetir que são fenómenos que NÃO SÃO previsíveis na medida em que referi, mas, epa, por exemplo o IM pegar em todas as veriáveis possíveis e precisas, wind shear, CAPE, LI, forçamento vertical, etc etc por aí fora, e depois reunirem tudo para chegarem a uma conclusão do que pode ou não acontecer.

    Talvez até já façam isto, mas tal como lançam avisos para mau tempo, podiam ter outro mapa para fazer isso com fenómenos severos localizados, ou então criar avisos e juntar aos que já têem. Dando um exemplo...

    "Válido de dia x às x horas até ao dia x às x horas
    Períodos de chuva por vezes forte"

    "Válido de dia x às x horas até ao dia x às x horas
    Vento com rajadas até 70 km/h"

    "Válido de dia x às x horas até ao dia x às x horas
    Possibilidade de ocorrência de fenómenos localmente severos (depois especificam o fenómenos)".

    Não digo para meterem critérios na legenda, mas tipo, metiam o nome dos fenómenos que podem acontecer, e uma pequena descrição à frente.

    Isto é na minha opinião e apenas isso. Não venham por favor criticar-me. São bem-vindos comentários e dicas construtivas. :)
     
  4. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,624
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Pode ser resolvido parcialmente se acrescentarem uma descrição de fenómenos severos junto da previsão descritiva.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,395
    Local:
    Oeiras / Portel
    Se sempre que aparecesse um ponto vermelho no radar tivéssemos que fazer isto tudo, o país estava desgraçado.

    Anda muito disparate por aqui. Em primeiro lugar, mesmo que o IM tivesse lançado o aviso laranja um pouco antes do tornado, tudo se teria passado da mesma forma. Não há ninguém que altere a sua vida por um aviso meteorológico mudar de cor. Excepção das autoridades de protecção civil, mas o que poderiam estas fazer? Evacuava-se o Algarve? Ia toda a gente para dentro de bunkers? Fechava-se o comércio, mandavam-se os trabalhadores e alunos para casa?

    O ponto essencial é o bom senso. Mesmo que se soubesse que iria passar um tornado no Algarve durante o dia de ontem com uma antecedência de 24 horas, o que poderia ser feito? Pensem nisso, e não se esqueçam que os danos pessoais foram marginais e os materiais não poderiam ser evitados, na sua esmagadora maioria.
     
  6. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    O que aqui vai! :lmao:

    Sempre defendi que o sistema de avisos / alertas o que lhe quiserem chamar do IM é um disparate! Tal como as previsões (distritais????) são um disparate, já não se faz em lado nenhum!!! (não me batam!) :lol::lol::lol:

    Já houve inquéritos, já nos manifestamos neles e nada mudou, o próprio formato da RTP/Meteo é uma miséria, nos restantes media nem vou comentar! E a culpa é claramente do IM, pois permite que a sua informação seja usada de forma dolosa e descuidada por esses senhores, nunca os vi fazerem um reparo aos disparates que a Clara de Sousa diz todos os dias em directo para milhões de portugueses! :confused::confused::confused::confused::confused:

    O IM precisa de equipamento novo, gente nova lá dentro, ser dotado de autonomia financeira plena... mas isso não vai acontecer pelo menos para já! Assim sendo, é o que temos! :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. cloud9

    cloud9
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    13 Set 2007
    Mensagens:
    56
    Local:
    Lisboa
    Muito aqui se fala dos alertas.. mas uma coisa é verdade, este tornado passou relativamente perto de duas escolas, que na altura da ocorrência estavam em funcionamento com centenas de pessoas lá, desde que o tornado começou a criar estragos em terra e até chegar a Silves demorou perto 15 minutos, durante esse tempo, as autoridades foram informadas do que se estava a passar, e nada fizeram, a GNR não serve apenas para operações stop nem a protecção civil serve para depois das ocorrências.
    Se aquele tornado tivesse passado mesmo por cima das escolas haverias muitas mortes a lamentar, seria assim tão complicado tentar proteger aquelas crianças?
    Bastava um sistema de alerta telefónico, e mesmo assim nada foi feito
     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    O que teria acontecido de diferente se ontem o IM tivesse aviso laranja ou tivesse dito haver condições para formação de tornados ? Eu por acaso acho que sim, que o IM devia ter laranja, mas não por causa do Tornado, por causa da sucessão de células que começaram a surgir. E se tivesse laranja isso mudaria alguma coisa ? Não. Nada. Niente. Zero.

    Há muita coisa que pode melhorar, mas eu preferiria uma discussão construtiva com algum nível, de preferência, com algum conhecimento.

    Falemos de Tornados. E olhemos para 3 áreas:

    1) Previsão
    Tornados não são previsíveis, a única coisa que podemos prever é condições favoráveis à sua formação. Ontem havia algumas condições, mas nem foi nada por aí além, todos os anos há toneladas de dias bem mais agressivos em que não acontece absolutamente nada. O Estofex nem um nível 1 tinha. E não me falem do stormy, que esse fala das condições favoráveis a tornados praticamente em todos os eventos convectivos, chega a ser todas as semanas, o que nem é disparate, pois um tornado efectivamente pode formar-se em quase todas as situações de tempo instáveis, e falar da possibilidade de tornados chega a ser informação irrelevante exceptuando dias em que existam condições mesmo especiais, o que nem era o caso de ontem. Mas não podemos prever a sua ocorrência nem aonde, dada a pequena escala do fenómeno e a rapidez com que tudo acontece. Os pormenores que levam à formação de um tornado ainda hoje são objecto de imensa investigação cientifica.

    2) Detecção
    Outro problema, já abordei esse assunto umas vezes, boa parte dos tornados em Portugal são pouco percepiveis mesmo em radar modo doppler. Aliás, os Tornados nem se conseguem ver em radar de tão pequenos que são, o que se vê é o mesociclone, e pode haver meso sem tornado, o que até acontece a maioria das vezes. Só em tornados excepcionalmente graves que provoquem uma nuvem de detritos (debris cloud) é que se identifica mesmo um tornado em radar, quer dizer, mais uma vez não vemos o tornado, vemos é a reflectividade dos detritos. Acredito que o de ontem até fosse excepção, que tivesse um mesociclone bem definido. Mas mesmo que sejam detectados, o que podemos fazer ? O IM até criou o Meteoglobal precisamente por causa deste tipo de problema, precisa de mais olhos em todo o lado.

    3) Aviso/actuação
    Nos EUA estes são os chamados 10/20 minutos decisivos que salvam as vidas, é identificado um tornado, disparam sirenes por toda a região em causa, rádios e televisões entram imediatamente no ar a avisar do Tornado. Mas atenção, isto apenas acontece em 5 ou 6 dos estados americanos, precisamente dos que são atingidos mais violentamente por tornados. Uma realidade que nada tem a ver com Portugal ou qualquer outro país europeu. E mesmo nesses Estados americanos apesar de todo um arsenal preparado para isso e uma população bastante sensibilizada, muitas vezes acontecem tragédias na mesma.

    Pensem bem em tudo isto, e percebem que não é matéria tão simples e linear como alguns a querem dar a entender. E muitos outros problemas há. Imaginem o cenário de alguém a telefonar para uma entidade a dizer que existe um tornado no local x. Logo aqui começam os problemas, é um relato credível, é um equivoco, é alguém a brincar, é um boato ? E supondo que sim, que é verdadeiro, para aonde vai o tornado, quem o vê consegue no meio da confusão explicar ou descodificar uma informação tão importante como essa ? Julgo que não, aposto que ontem só umas horas depois se percebeu melhor por onde andou o Tornado, e afinal quantos eram, se era o mesmo ou não. E a entidade que recebe a chamada faz exactamente o que ? São minutos caóticos em que só gente muito treinada e com bastante informação pode desencadear acções verdadeiramente úteis em tão pouco tempo. Sabem que não estamos preparados para isso.

    Hoje em dia as diversas entidades (IM, Protecção civil, bombeiros, etc) até tem uma coisa que não existia no passado e que pode ser muito útil a fazer chegar a informação de forma muito rápida a um grande número de pessoas. As redes sociais. A própria rede depois propaga a informação para as pessoas que eventualmente possam estar ameaças. Mas mesmo aqui, se pensarem bem, também podem nascer outros problemas, como os boatos, ou rumores maldosos, etc, como de resto já aconteceu várias vezes em eventos meteorológicos, na Madeira, nos Açores, no continente e mesmo ontem aconteceu no Algarve.

    Seguramente que há muito a discutir e a melhorar. Mas resumir este assunto à crítica fácil sobre previsões ou avisos do IM sem compreender e discutir toda esta realidade, peço desculpa, mas não é uma discussão honesta.
     
  9. vitoreis

    vitoreis
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    28 Ago 2012
    Mensagens:
    204
    Local:
    Faro
    Outro evento filmado ontem, dia 16, a uns 20 km de distancia para O de Lagoa/Silves:

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #129 vitoreis, 17 Nov 2012 às 17:44
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  10. Blizzard

    Blizzard
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Dez 2007
    Mensagens:
    71
    Local:
    Lagos
    Esse foi o tornado que fotografei ontem a partir de Lagos,

    filmado perto da barra de Alvor cujo video e outras fotos tiradas doutros pontos do concelho teem sido relatados erradamente nalguma comunicação social como sendo do tornado que afectou Lagoa/Silves. Foram dois eventos distintos separados cerca de uma hora e com origem em mesociclones diferentes.
     
  11. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,338
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Boa tarde, na minha opinião penso que mesmo que o IM tivesse emitido aviso Laranja ou Vermelho nada iria mudar em relação ao que aconteceu. Nem os próprios Americanos com toda a sua tecnologia e a sua frequência de Tornados lá no interior do Texas etc conseguem ser 100% eficazes nesta matéria. É um fenómeno extremamente complexo e difícil de prever quanto mais cá em Portugal que infelizmente quer queiramos quer não o Governo não disponibiliza as verbas necessárias para o estudo desta área.
    Concordo com algumas opiniões de alguns colegas que o IM deveria pelo menos ter emitido um aviso Laranja quando se sabia que um "comboio" de células se estava a aproximar da zona, mas como referi no tópico anterior são decisões que têm de ser tomadas e ponderadas num muito curto espaço de tempo.
    De qualquer maneira tenho de realçar que apesar de sermos um País não muito habituado a estes fenómenos de grande envergadura ainda bem que as nossas casas são construidas basicamente em Betão e Cimento ou Granito e não em contraplacado como nos EUA porque caso contrário a destruição seria enorme.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    591
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Com o devido respeito ao Vince, penso que muito pouco é feito em Portugal sobre o aviso de condições meteorológicas extremas. E por favor não entendam como crítica fácil.
    A taxa de penetração da internet não é tão elevada como noutros países europeus! E nem sempre temos um pc por perto.
    Por outro lado, num país onde a taxa de penetração dos telemóveis é imensa este meio de propogação de alertas quase imediato está subaproveitado. Existe um membro deste forum que já apresentou a ideia de aproveitar o serviço de difusão celular (já não falo nos SMS) para este tipo de fenómenos. É um serviço disponível em todos os quase todos (senão todos) os telemóveis e que representa um custo praticamente reduzido ou nulo para as empresas de comunicações móveis e, possivelmente, também para o I.M..
    Felizmente, apesar de alguns elevados prejuízos materiais, não há a relatar fatalidades no Algarve! É tal mentalidade portuguesa, «podia ter sido pior. Em vez de uma perna podiam ter sido as duas». Até que algum dia...
    Acima de tudo os responsáveis políticos, por vezes instalados nestes cargos mais de caracter técnico, esquecem-se que contribuintes mortos não pagam tantos impostos...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    CorreCto e acho que ninguem aqui pode duvidar disso, mas o IM teria ficado bem na fotografia se pelo menos tivesse suspeitado a ocorrencia de tal fenomeno- nao somos americanos mas trabalhamos como eles;)
    Uma sugestao:e que a tal a proteçao civil começar a pensar em instalar sirenes como existem nos EUA sempre que se verifica estes fenomenos;););)?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,777
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Esta tarde fiz um reconhecimento mais pormenorizado aos estragos ocorridos em Silves. A partir da localização dos estragos mais significativos, esbocei um possível trajecto do tornado ao chegar a Silves (assinalado a amarelo), depois de descer a encosta localizada antes das piscinas. Coloquei também umas pequenas setas, indicativas do sentido em que os vários objectos (árvores e sinalização de trânsito) tombaram, ou seja, da direcção do vento nos locais assinalados. Fica o mapa:

    [​IMG]

    Como se verifica, na minha opinião e como já foi referido anteriormente, parece-me a mim que a zona assinalada a amarelo foi o trajecto do tornado, embora existam estragos significativos (nomeadamente algumas árvores tombadas pela raiz) fora dessa zona. Como o stormy muito bem referiu num post anterior, essa situação ficará a dever-se a várias situações de vento existentes num mesociclone. No entanto, e fica apenas para registo, em conversa com algumas pessoas atingidas com estragos em viaturas, algumas referem a possibilidade do tornado se ter "dividido", tendo um tomado a direcção assinalada no mapa, e o outro terá seguido o percurso dos outros estragos marcados. Talvez aqui tenham existido alguns vórtices secundários (ou satélite) do tornado principal, não sei...

    Para tentar representar a força do tornado aqui em Silves, deixo algumas fotos mais representativas dessa mesma força, para ajudar a avaliar a classificação do tornado:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Mais imagens em http://imgur.com/a/vhXvd

    Só por curiosidade, o famoso video do tornado a arrasar o estádio foi filmado do 2.º ou 3.º andar deste prédio:

    [​IMG]
     
  15. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,624
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Tomando como exemplo os dados da Televes, a carga de vento que uma vulgar antena UHF pode suportar vai até aos 150Km/h antes dos elementos dobrarem ou partirem.

    Na 2ª parte do video aparece uma antena desse género com os elementos dobrados. E nem sequer seria a parede mais exposta.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página