Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas Thomar..

Bons registos os filmes que pesquisaste, mas cuidado que o 6º filme que puseste não é do tornado de tomar.... Era um tornado perfeitinho demais para acontecer aqui em portugal.. :p

Os vídeos (da cidade) são mesmo todos de Tomar :), eu identifiquei bem as ruas, só não conheço o local do penúltimo vídeo aquele que fica por detrás do RI 15.
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Nota do IM acerca do Tornado (resultados preliminares).

TORNADO EM TOMAR - RESULTADOS PRELIMINARES

2010-12-17 (IM)
No passado dia 7 de Dezembro, um tornado afectou os concelhos de Vendas Novas, Tomar , Ferreira do Zêzere e Sertã, entre as 14h e as 15h30.

Este tornado, que numa primeira análise, pode ser categorizado no nível EF3 da escala de Fujita melhorada, encontrava-se associado a uma organização convectiva, detectada inicialmente a 180km a sudoeste de Lisboa, no campo de reflectividade do Radar de Loulé/Cavalos do Caldeirão, e diagnosticada pelo IM como Super Célula (SC), com base no critério de longevidade e dos elevados valores de reflectividade que apresentava pelas 13horas quando iniciava a sua entrada em terra, ligeiramente a Norte do Cabo da Roca.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil foi imediatamente alertada para a progressão da referida estrutura sobre o território do continente. Este contacto enquadra-se nos procedimentos estabelecidos sempre que é identificada uma SC, considerando os fenómenos de tempo severo que previsivelmente lhe estarão associados, tais como chuva forte, granizo ou saraiva, trovoada e vento forte horizontal, e em alguns casos podendo mesmo originar tornados.

A SC teve um deslocamento para nordeste, passando sobre a região de Torres Vedras pelas 13h30 e atingindo a cidade de Tomar pelas 14h30, hora a que o tornado já se encontrava no solo, de acordo com os relatos conhecidos. Pelas 15h10 a SC saiu da área de observação do radar.

A identificação do trajecto de destruição do tornado associado à referida SC, resultou de visitas técnicas efectuadas por meteorologistas do IM, relatos testemunhais e, de modo complementar, da análise das observações efectuadas com radar. O trajecto começou a ser identificado ligeiramente a sudoeste de Soudos, concelho de Torres Novas, pelas 14h15 tendo igualmente sido confirmado por danos ocorridos nos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, áreas que o tornado foi, sucessivamente, afectando. O rasto deixou de ser identificável numa região compreendida entre Macieira e Troviscal, tendo-se dissipado, possivelmente, entre as 15h10-15h20.

Resultados preliminares indicam que o trajecto de destruição compreendeu uma extensão total de, pelo menos, 54 km, com uma largura compreendida entre 150m e 350m, tendo a aplicação da escala de Fujita melhorada (EF) permitido categorizar o tornado no nível EF3 (entre, 218 e 266 km/h, aproximadamente e rajada com duração de 3 segundos), a partir da natureza e intensidade dos danos causados. Esta intensidade corresponde ao valor mais elevado que foi possível estimar nos diversos pontos avaliados, ao longo do trajecto de destruição.

http://www.meteo.pt/resources.www/docs_pontuais/ocorrencias/2010/tornadotomar071210.gif

fonte IM
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nota do IM acerca do Tornado (resultados preliminares).

tornadotomar071210.gif
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
A evolução do fenómeno vista em imagens de radar
Cronologia do nascimento de um tornado

Eram 10h30 de 7 de Dezembro quando Paulo Pinto, da Divisão de Observação Remota do Instituto de Meteorologia (IM), detectou nas imagens do radar meteorológico no Algarve o início de um fenómeno anómalo. Ainda não sabia - nem podia saber só por essas imagens - que via a semente do que, quatro horas depois, seria um tornado que afectou Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã.

Uma coisa, pelo menos, o meteorologista suspeitava: o radar na serra do Caldeirão, perto de Loulé, estava a detectar um fenómeno que podia vir a ser perigoso. Estava no mar, a 180 quilómetros a sudoeste de Lisboa e a 220 do radar. Um dos parâmetros obtidos pelo radar é a reflectividade, que é mais elevada quanto maior for o diâmetro das partículas na atmosfera (o granizo reflecte mais que as gotas de chuva, e estas que o chuvisco). Ora o fenómeno tinha valores de reflectividade muito elevados, o que fazia supor que podiam estar a formar-se condições meteorológicas severas.

Na imagem das 10h30 foi quando surgiu a semente do tornado, um ponto a amarelo ao largo de Sines (e não a mancha vermelha mais acima). De dez em dez minutos, iam chegando imagens do radar do Algarve, o único a funcionar agora em Portugal continental. Essa sequência de imagens ia dando ideia da evolução do fenómeno. A mancha inicialmente mais encarnada acabou por se desvanecer. E aquela que agora se sabe ser a génese do tornado ficou maior e foi-se deslocando para terra.

Pelas 12h50, essa mancha vermelha entrava em terra sobre a zona do cabo da Roca. Só a partir desta altura foi possível dizer que aquela estrutura era uma supercélula - nuvens em rotação, que podem originar precipitação intensa, granizo, um tornado ou outro fenómeno severo. Foi então que o IM contactou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), como é costume quando se detectam estas estruturas e quando a sua progressão vai fazer-se sobre o território português. "Neste caso, a ANPC recebeu o aviso por parte do IM com cerca de uma hora de antecedência do tornado", conta Sérgio Barbosa, o coordenador da Divisão de Observação Remota do IM.

"Ainda que a previsão de tornados não seja possível, sabe-se que as supercélulas são sempre responsáveis por mau tempo, mesmo que não tenham associada a ocorrência de qualquer tornado, produzindo chuva forte, granizo ou saraiva, trovoada e vento forte horizontal", explica Paulo Pinto. "Olhando só para as imagens de radar, não podemos dizer que é um tornado. Podemos dizer que é um fenómeno meteorológico perigoso que vai afectar uma região e que justifica a intervenção de mecanismos de protecção civil. Mas dizer que é um tornado, com base nesta informação, é quase impossível", acrescenta Sérgio Barbosa.

Podia ter havido informação sobre a velocidade dos ventos se o radar de Coruche, mais perto do fenómeno, não estivesse avariado há duas semanas (o alcance para os ventos só vai até aos 100 quilómetros). Mesmo assim, não poderia garantir-se que se desenvolveria um tornado, diz Barbosa.

Já sobre terra, a supercélula continuou a mover-se para nordeste e às 13h30 passava sobre a região de Torres Vedras. Ainda não era um tornado, o que quer dizer que o turbilhão de vento não tinha atingido o solo. Foi antes de Tomar que o fenómeno se tornou um tornado. E houve um pouco de tudo: chuva intensa e granizo, além dos ventos fortes. Pelas 14h30, o tornado chegou a Tomar. Passou ainda por Ferreira do Zêzere e Sertã e, pelas 15h30, saía do alcance do radar do Algarve, a 300 quilómetros. Atrás de si, deixava 50 quilómetros de rasto.

Entre 1927 e 2009, há o registo de 55 tornados em Portugal, segundo dados do IM. Um deles, em 1954, em Castelo Branco, fez cinco mortos e 220 feridos e nos outros houve um morto e 50 feridos. "As varandas ficaram torcidas", alguém disse do tornado de 1954. Ou, em 1995, na Ribeira da Ladeira, Estarreja: "As vacas apareceram embrulhadas nas silvas." Teresa Firmino


http://jornal.publico.pt/noticia/17-12-2010/cronologia-do-nascimento-de-um-tornado-20839024.htm
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Porque era fundamental que o radar de Coruche estivesse operacional:

"Podia ter havido informação sobre a velocidade dos ventos se o radar de Coruche, mais perto do fenómeno, não estivesse avariado há duas semanas (o alcance para os ventos só vai até aos 100 quilómetros). Mesmo assim, não poderia garantir-se que se desenvolveria um tornado, diz Barbosa."
 

cameteo

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
5
Local
coimbra
Veja o brutal vídeo , de como nas nasceu o tornado junto ao Casal da Estrada, Assentiz, Torres Novas. Pinheiras gigantes, saudaveis, em terreno seco, partiram pela base e as raizes nem mexeram.

 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
O chefe de gabinete da governadora civil de Santarém, Carlos Catalão disse à agência Lusa que o fenómeno que levou à formação de um tornado foi seguido pela proteção civil distrital

Portugal não dispõe dos equipamentos necessários à deteção de tornados, pelo que, apesar do aviso lançado no dia 07 pelo Instituto de Meteorologia (IM), nada fazia prever a dimensão do fenómeno, disse fonte da proteção civil distrital de Santarém.
O chefe de gabinete da governadora civil de Santarém, Carlos Catalão disse à agência Lusa que o fenómeno que levou à formação de um tornado foi seguido pela proteção civil distrital desde que percebeu a sua aproximação ao território nacional, estando os meios preparados para a ocorrência de trovoadas, chuvas e ventos fortes. "Normalmente este tipo de formações começa a dispersar e a perder força quando chega à zona de Montejunto, o que não aconteceu desta vez", disse.
O facto de o distrito de Santarém estar a registar, desde 2006, pelo menos uma ocorrência do género por ano, exige que se pondere a instalação, "a curto prazo", de equipamento que, mesmo que não seja tão sofisticado como os que nos Estados Unidos detetam a formação de tornados, permita prever a ocorrência de uma situação anormal com tempo suficiente para a tomada de medidas de prevenção, defendeu.
Carlos Catalão desvalorizou o facto de o aviso emitido pelo IM ter chegado ao sistema distrital cerca das 15:05, depois do tornado ter passado por Tomar e Ferreira do Zêzere, frisando que a proteção civil distrital recorre a vários meios, nomeadamente ao Site MeteoAbrantes, com o qual mantém uma colaboração regular. "Fomos acompanhando o fenómeno pelos vários meios disponíveis, mas não tínhamos forma de prever a formação de um tornado", frisou.
Segundo informação do IM, os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere (distrito de Santarém) e Sertã (distrito de Castelo Branco) foram atingidos, no passado dia 07, por um tornado de nível 3 da escala de Fujita melhorada, com rajadas de vento entre os 218 e os 266 quilómetros por hora e duração de três segundos. Segundo o IM, a categorização do tornado foi feita a partir da natureza e intensidade dos danos causados, que corresponde ao valor mais elevado nos diversos pontos avaliados ao longo do trajeto de destruição.
Os resultados preliminares indicam que o trajeto de destruição compreendeu uma extensão total de, pelo menos, 54 quilómetros, com uma largura compreendida entre os 150 e os 350 metros, adianta. O IM adianta, na informação que tem disponível no site, que emitiu um alerta para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) quando a formação detetada inicialmente a 180 quilómetros a sudoeste de Lisboa deu entrada em terra, ligeiramente a Norte do Cabo da Roca, cerca das 13:00.
Fonte da ANPC confirmou à Lusa ter recebido, às 13:45, informação da meteorologista de serviço sobre a aproximação ao território continental de uma depressão "com vários núcleos associados, podendo causar precipitação localmente forte e ventos que poderiam ultrapassar os 90 quilómetros", tendo sido acionado o estado de alerta amarelo para todo o país. A ANPC diz ainda ter difundido às 14:00 um comunicado técnico operacional aos comandos distritais de operações de socorro.
O tornado registou-se às 14:35 no concelho de Tomar, chegando às 15:09 à Sertã, depois de passar por Ferreira do Zêzere.

S/autor

JN
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É possível que no dia 7 não tenham ocorrido apenas dois tornados, o de Tomar/Ferreira Zêzere/Sertã e o de Carvalhal Formoso/Inguias (Belmonte) ambos da mesma super célula, mas ainda um 3º tornado de outra célula, em Arronches, junto a localidades como Nave Fria e Perna Chã, uns meros 15km a sudeste do perímetro urbano de Portalegre, evento que passou completamente despercebido na comunicação social.
Pode não ter sido Tornado mas um downburst, mas como o dia estava "tornádico", é bem possível que tenha sido também.

Deve ter sido esta célula, por volta das 18h00

rada.gif



Registo e fotos de: Arronches em Notícias

82975386.jpg


99218643.jpg


18269682.jpg


41433681.jpg


(c) Arronches em Notícias
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Eu já tinha referido isso no tópico "Tornados em Portugal" ;)


http://www.meteopt.com/forum/eventos-meteorologicos/tornados-em-portugal-780-12.html#post249914



Uma colega de trabalho com familiares na zona foi a que me alertou para o sucedido, pois tiveram alguns prejuízos e ficaram muito assustados!
E eles referiram um pé de vento descia do céu! Alias no blog de Arronches, que aqui é referido, também lá está um relato de alguém que diz ter visto um "redemoinho" de nuvens negras em movimento:

Anónimo disse...

Confirmo o que diz o comentário das 03:31, quando ao anoitecer viajava vindo da Codosera onde fui abastecer o carro de combustível, para a zona de Alegrete pude com clareza observar desde a zona da serra do monte novo como no céu vindo de poente em direcção a nascente vir o que parecia ser um redemoinho de nuvens negras em movimento iluminado por relâmpagos, confesso que fiquei assustado, já fazia vento, chovia bastante e trovejava.

Só me apercebi realmente do perigo quando cheguei a Nave Fria e vi árvores arrancadas pela raiz e chapas de zinco retorcidas em postes e árvores, tive sorte por ter chegado alguns minutos depois da passagem da tempestade, claro para poder seguir viagem tive que retirar alguns destroços da estrada nas proximidades da antiga escola primária
Não esqueço a aflição de um pai que desesperado procurava saber que o filho já tinha regressado no transporte escolar, pelo que me apercebi no local pela descrição das pessoas o barulho provocado pelo tal redemoinho de vento e trovões foi horrível.
Como já era noite e a iluminação pública já estava apagada apenas pude ver a destruição junto á estrada.

J. Parente

Esta semana no Semanário "Linhas de Elvas", também vem lá um destaque para este "temporal" como o apelidaram que se abateu na zona.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Peço desculpa actionman, grande distracção da minha parte, mas o fórum às vezes é tão movimentado que se torna impossível acompanhar tudo o que se passa dentro dele.
Mas ainda bem que afinal estava alguém em cima do acontecimento, nada escapa :thumbsup:

Ora essa não tens nada que pedir desculpa alguma! Apenas era para dar uma achega! Felizmente temos sempre algum olho observante em praticamente todo o território! E ainda bem!:thumbsup:

Abraço!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Ora essa não tens nada que pedir desculpa alguma! Apenas era para dar uma achega! Felizmente temos sempre algum olho observante em praticamente todo o território! E ainda bem!:thumbsup:

Abraço!

Começa a ser difícil algum fenómeno deste tipo escapar ao conhecimento do MeteoPT:D