Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Essa estação esta montada no edifício da Câmara de Ferreira do Zêzere.

Numa das fotos do mix, se não me engano dá para ver a estação.

foto0128m.jpg


Aquele edifício ao fundo é a Câmara, e do lado direito da foto da para ver.

Não sabia que aqui a vila tinha uma estação metereológica, nem tão pouco em cima do edificio da camara velha, aqui a uns metros da minha casa.. ;)

Mas pronto, se aquilo é a estação, o tornado não passou mesmo por cima, passou a uns 100m ao lado + ou -..

Para quem conhece, passou pelos correios, jardim de ferreira, etc.. Tou a dizer assim sitios perto da estação meterelogica..
 


GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
boas
(desculpem-me os termos mais impróprios)
este país de me*da onde estamos
apoios disto e daquilo que nunca haverão de chegar
é só conversa da treta de politicos
um presidente que apela á solidariedade dos portugueses
então e a dele
não tem poderes
os ministros não têm poderes
os politicos eleitos pelo povo não têm poderes
as palavras de conforto sincero e as que fazem bem á alma já as gentes as ouviram
de familiares
de vizinhos
de amigos
a solidariedade possivel destes já está desde logo concedida
as pessoas querem é a outra
a material
os que ficaram sem tecto querem é estar dentro de casa sem que chova lá dentro
então o presidente, os ministros, os politicos da treta, não podiam fazer simplesmente isto :
todos os meios militares que têm lonas enormissimas façam o favor de ir (já deviam ter vindo há muito tempo)
e concentrar-se no quartel de tomar para que com meios materiais e humanos isolar TODAS
repito TODAS as casas que ficaram sem telhados e muitas sem meios de os substituirem no imediato
era logo no dia a seguir se não fosse possivel no próprio dia
de quem são as lonas
quem paga aos militares
e o combustivel
não é o povo que sustenta tudo isto
porquê de haver pessoas ao fim de 4 dias que ainda não têm abrigo da chuva e do frio da noite
e será que tem de ser sempre o povo a prestar solidariedade ao povo
eles querem é votos e poleiro
quando deviam ser os 1ºs (sim primeiros) a assumir poderes que lhes foram conferidos o que fazem
ah e tal a solidariedade, os apoios financeiros a juros bonificados, e mais não sei o quê
isso interessa para quê no imediato
isso resolve o quê HOJE
a quem ficou sem nada, sem tecto, sem abrigo, sem conforto
se houvesse eleições para a semana
ainda não tinham saído daqui da porta das pessoas a prometerem tudo e mais alguma coisa
vergonha
vergonha era o minimo que deviam ter
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Última edição:

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O radar é uma ferramenta preciosa nestes casos, a melhor de todas, mas em Portugal não teria resolvido absolutamente nada durante este tornado. Isto é extremamente complexo, a detecção do Tornado, muito mais difícil do que se possa pensar mesmo com sofisticados radares, as nossas supercélulas a maioria das vezes não tem nada a ver quer em tamanho quer em estrutura com as supercélulas que vemos nos Great Plains onde detectar o mesociclone é hoje banal (mas o Tornado ainda não!), além de que boa parte dos nossos tornados nem são dos que nascem em supercélulas (génese diferente), ainda a questão dos alertas, e dos mesmos chegarem atempadamente à população, falamos de coisas em que temos muitas vezes apenas alguns minutos ou 15 minutos, quando muito excepcionalmente meia hora, ainda o problema da população estar preparada para reagir aos alertas, etc,etc. Portugal (nem outro país qualquer) não tem nada a ver com os Great Plains dos EUA, onde existe uma rede de alertas local, existem dezenas ou centenas de pessoas/chasers/spotters no terreno que ajudam imenso as autoridades ao alertar para um tornado on the ground e onde a população rapidamente obedece a um Tornado warning declarado minutos antes. Durante a época de tornados toda a gente nas áreas mais susceptíveis passa o dia a ouvir as rádios e TV's locais que perante um tornado warning ficam com toda a emissão dedicada a acompanhar o mesmo, toda a população acompanha a informação, quer a viajar na estrada quer em casa ou trabalho, nas localidades tocam sirenes, etc,etc. Alguém acha que isso é replicável por cá ou qualquer outro país europeu ?

Resumir tudo à questão do radar avariado ou não neste evento é não perceber nada da complexidade que tudo o que isto envolve, é pura demagogia. Ahh, e um dia se quisermos ser melhores neste campo, a comunicação social também terá que cumprir a sua função muito melhor do que cumpre hoje, podiam começar por uma coisa tão simples como saber o que é efectivamente um Tornado em vez de tanta confusão com os furacões.

Imaginemos que fosse possível detectar com elevado grau de confiança, que poderia haver um Tornado próximo de Tomar. Só para chegar a este ponto, há imensos "se's", apenas uma minoria seria detectável com alguma confiança e nós felizmente já temos muito poucos, etc, mas imaginando que sim, que estrutura, formação, rotina, hábito, preparação, comunicações, coordenação, etc, existe a nível nacional quer entre entidades, quer com população, que por exemplo em apenas 10 minutos fizesse chegar essa informação por exemplo ao Jardim de Infância que foi afectado em Tomar ?

Sabem tão bem como eu, que essa estrutura e agilidade não existe, nem nada minimamente aproximado.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Essa do radar avariado (devem estar a referir-se ao de Coruche), é de rir!

Ainda que estivessem os dois em funcionamento, pouco mais se iria ver ao nível das imagens de radar, quando muito a mancha vermelha poderia ser mais intensa. Ora nós sabemos que essas manchas não são uma garantia de tornado. Apenas são uma hipótese a ter em conta, não esquecendo outras variáveis importantes.


Aqui lhes deixo a animação do radar de Loulé, com a célula que deu origem ao fenómeno (deixem carregar, pode demorar um pouco dependendo da velocidade do vosso aceso à net):

tornadotomarfzezeresert.gif


Ou seja independentemente de o radar de Coruche estar a funcionar ou não, isso não seria o factor essencial a ter em conta para ter sido possível prever o malfadado tornado.
 

jam

Cirrus
Registo
12 Dez 2010
Mensagens
2
Local
Amadora
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Na SIC Noticias:

Última Hora: "Passagem de tornado provoca estragos no concelho de Tomar. Bombeiros dizem que queda de tecto de jardim de infância provocou feridos." 18 feridos confirmados.

Não sei se isto ajuda, mas como já foi dada muita notícia sobre o mesmo, coloco alguns vídeos, espero que não sejam repetidos:









Se forem repetidos, as minhas desculpas.
Cump.
 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Ou seja independentemente de o radar de Coruche estar a funcionar ou não, isso não seria o factor essencial a ter em conta para ter sido possível prever o malfadado tornado.

É claro que deves estar-te a referir apenas às imagens de radar que são colocadas on-line no site do IM. Concerteza que o IM teria outro tipo de recursos e muito a ganhar se o radar de Coruche possibilitasse a obtenção de imagens doppler em tempo real, tendo em conta:
- o número de horas que as células levaram a percorrer o território do continente até chegarem a Tomar;
- a grande proximidade relativamente ao radar de Coruche.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
É claro que deves estar-te a referir apenas às imagens de radar que são colocadas on-line no site do IM. Concerteza que o IM teria outro tipo de recursos e muito a ganhar se o radar de Coruche possibilitasse a obtenção de imagens doppler em tempo real, tendo em conta:
- o número de horas que as células levaram a percorrer o território do continente até chegarem a Tomar;
- a grande proximidade relativamente ao radar de Coruche.

Pois... Eu tenho sempre a ideia que não podemos dizer que com mais meios não se conseguiria fazer um melhor trabalho.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pois... Eu tenho sempre a ideia que não podemos dizer que com mais meios não se conseguiria fazer um melhor trabalho.

Não eu não disse isso! Sou dos que defendo um radar a cobrir o Norte do território português desde sempre (e duvido que apenas 1 seja suficiente, pois é uma zona muito montanhosa). Agora o que afirmo é que por apenas estar a funcionar o de Loulé, não é motivo para se desculpar o facto de não ter havido uma maior precaução.
Mas e se alguém no IM tivesse com os dados que tinha à mão, percebido que sucederia o que acabou por suceder (possivelmente até houve), o que faria? Será que minutos antes (sim só é possível perceber isso minutos antes) colocava o Aviso Vermelho nos Distrito de Santarém e Castelo Branco? Ia para a rua gritar?, passavam avisos nos meios de comunicação? Será que minutos antes surtiria efeito?
Meus caros, o problema é de base, falta de hábito e uma verdadeira falta de planos para estes casos. Ele há tornados por cá? Sim há!
São muitos? Nem por isso (o mapa que por aqui anda é um apanhado de várias décadas).
Parecem estar a ocorrer mais fenómenos destes? A mim parece-me, mas falta-me conhecimento profundo sobre o tema. Quem sabe se o que sucede é apenas haver sempre alguém com um telemóvel ou uma máquina fotográfica/filmar à mão?

Acho que mais do que debater se faltaram avisos e de quem é a culpa (supondo que se poderá culpar alguém). Melhor seria realmente criarem ajudas efectivas do governo português e menos linhas de crédito da treta a juros xpto que em nada resolvem os problemas do imediato!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
O conhecimento atempado que o fenómeno iria ocorrer apenas permitiria poupar vidas humanas (felizmente ninguém morreu:)), porque em termos de estragos materiais, pouco se poderia fazer.

Desculpem a comparação, mas nos bombardeamentos alemães ao Reino Unido, as sirenes soavam algum tempo antes e as pessoas dirigiam-se de imediato para os abrigos. A destruição, essa, era imensa:(.

Estou convencido que fenómenos extremos como este irão surgir mais amiúde, há que preparar o país em termos de prevenção.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O conhecimento atempado que o fenómeno iria ocorrer apenas permitiria poupar vidas humanas (felizmente ninguém morreu:)), porque em termos de estragos materiais, pouco se poderia fazer.

Desculpem a comparação, mas nos bombardeamentos alemães ao Reino Unido, as sirenes soavam algum tempo antes e as pessoas dirigiam-se de imediato para os abrigos. A destruição, essa, era imensa:(.

Estou convencido que fenómenos extremos como este irão surgir mais amiúde, há que preparar o país em termos de prevenção.

Sim Veterano, concordo plenamente! Mas para haver essas sirenes, teremos de ser ensinados pelas autoridades competentes. E esses planos terão de ser criados ainda...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Mas e se alguém no IM tivesse, com os dados que tinha à mão tivesse percebido que sucederia o que acabou por suceder (possivelmente até houve), o que faria?

Ora aí está; enquanto não se der essas condições aos técnicos apropriados, então nada mesmo se pode fazer.

O problema está centrado nas limitações impostas ao IM e não no que fariam os técnicos de meteorologia se tivessem disponíveis os dados (nem que fossem 15 minutos antes do fenómeno acontecer). Num país que gasta dezenas de milhares de milhões de euros não se sabe bem com que interesse para o desenvolvimento do país (vejam no Transparência na AP), os governos preferem colocar em risco pessoas e bens em troca de, imaginem, 40 mil euros (é a vergonha de quem está acima do IM e que não tem absoluta ideia do que deve ser o serviço público de meteorologia).
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Fiz uma pesquisa no youtube e encontrei mais alguns vídeos do tornado.
Foram quase todos feitos com câmara de telemóvel por isso a qualidade não é grande, mas os registos não deixam de ser significativos.
Nota-se também que o vento era intenso nas imediações do tornado (que eu estimei por conhecer bem a zona, vento intenso até uns 600 metros)

Aqui estão eles:

– Arredores:






– Cidade de Tomar:













 
Editado por um moderador:

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Fiz uma pesquisa no youtube e encontrei mais alguns vídeos do tornado.
Foram quase todos feitos com câmara de telemóvel por isso a qualidade não é grande, mas os registos não deixam de ser significativos.
Nota-se também que o vento era intenso nas imediações do tornado (que eu estimei por conhecer bem a zona, vento intenso até uns 600 metros)

Aqui estão eles:

– Arredores:

http://www.youtube.com/watch?v=f-eo9nwGV5I

http://www.youtube.com/watch?v=XHrv_-VZDUs


– Cidade de Tomar:

http://www.youtube.com/watch?v=CAgzyJGZv6o

http://www.youtube.com/watch?v=4LAHKE8prNk

http://www.youtube.com/watch?v=xnpiS4VkPoI

http://www.youtube.com/watch?v=y3VmSXikDVE

http://www.youtube.com/watch?v=1sMR9_kG-IY

http://www.youtube.com/watch?v=Q7oTCXty3r8

http://www.youtube.com/watch?v=7FJhLtEzCpo

Boas Thomar..

Bons registos os filmes que pesquisaste, mas cuidado que o 6º filme que puseste não é do tornado de tomar.... Era um tornado perfeitinho demais para acontecer aqui em portugal.. :p