Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010



Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Boas pessoal.. nunca vi nada igual na minha vida como vi hoje.. que brutal tornado ou mini tornado, como voces queiram chamar... eram 14h30m, fazia alguma trovoada para noroeste, e as nuvens tavam a vir de sudoeste.. só conseguia ver para norte, pois tava em aula e so havia janelas para esse lado, comeco a olhar para as nuvens, e vejo elas a pararem e a rodopiarem todas, e a puxarem as nuvens que já tinham passado por mim.. passado um bocado vejo ramos, arvores tudo lá em cima nas nuvens a rodopiar, até que apareceu sudoeste ( para o lado que nao conseguia ver )um tornado a varrer a vila toda.. impressionante pessoal ! tenh muitas fotos e videos, depois eu posto, estou sem luz... já agora, alguem me diz o que posso esperar nas proximas horas ? nao tenho net, tou a postar do telemovel..
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro


[/URL]

tornado


Tomar Santarém
Portugal (39.60 N, 8.42 W)
07-12-2010 (Tuesday) 15:30 UTC (+/- 1 hrs.)


based on: information from a report by a weather service, a newspaper report, a television or radio broadcast, a report on a website
land use: land land use where event was first observed: town or city
damage to property: roofs
number of people injured: 40

report status: as received (QC0)

contact: Diogo G. [e-mail]

tornado


Tomar Santarém
Portugal (39.60 N, 8.42 W)
07-12-2010 (Tuesday) 15:30 UTC (+/- 1 hrs.)


based on: information from a report by a weather service, a newspaper report, a television or radio broadcast, a report on a website
land use: land land use where event was first observed: town or city
damage to property: roofs
number of people injured: 40

report status: as received (QC0)

contact: Diogo G. [e-mail]

heavy rain


Aveiro Aveiro
Portugal (40.63 N, 8.65 W)
05-12-2010 (Sunday) 15:00 UTC (+/- 15 min.)


based on: information from an eye-witness report, a newspaper report, a report on a website, an eyewitness report of the damage
land use: land land use where event was first observed: town or city
heavy rain; cellars flooded; local museum affected; source: "Aveiro: Claustros do Museu sofreram inundação" | DIÁRIO DE AVEIRO | 06 DEC 2010;

report status: report confirmed (QC1)

contact: Thilo Kühne (ESWD management) [e-mail]
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Comunicado do IM

TORNADO EM TOMAR

2010-12-07 (IM)
Ao início da tarde de hoje, dia 7 de Dezembro de 2010, o Instituto de Meteorologia recebeu vários relatos de um fenómeno severo na região de Tomar, que configuram a ocorrência de um tornado.

Este fenómeno consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por poeira, areia ou detritos vários levantados do solo (também é designado por tromba terrestre).

É ainda possível identificar situações sinópticas compatíveis com a sua formação, em particular, em combinação com dados de modelos numéricos de previsão do tempo. As ocorrências de vento forte à escala local resultam, em geral, de interacções entre a escala sinóptica e sub-sinópticas, constituindo no presente objecto de investigação por parte da comunidade científica.

As condições meteorológicas que estão a afectar o continente são influenciadas por uma massa de ar quente, húmido e instável, embebida num fluxo de sudoeste, propícia à ocorrência de fenómenos adversos, como precipitação e vento fortes, facto que levou o IM a emitir avisos meteorológicos para os parâmetros de precipitação, vento e agitação marítima.

Até ao final do dia de hoje prevê-se a continuação de instabilidade atmosférica. Para amanhã, prevê-se a continuação desta situação de instabilidade, em especial a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, embora com menor grau de severidade.
 

jpgerardo

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
3
Local
Tomar
65790_10150365147065121_809305120_16284271_7218723_n.jpg


Foto da uma zona dos Brazões a Oeste de Tomar.
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Bem, o tornado explica o tamanho do granizo que apanhei a poucos kms de alcanena. Com algumas pedras do tamanho de 2€. Vou tentar colocar um vídeo.
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
E um video que me cederam. Podemos ver perfeitamente a rotação na base da célula. A pessoa que fez o video disse que teve de deixar de filmar porque o vento tornou-se demasiado intenso e teve de se abrigar. Pelos meus cálculos devia de estar a pouco mais de 500 metros do tornado.

 
Editado por um moderador:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Impressionantes registos de Tomar:shocking::surprise:

Os danos materiais devem ser bastante elevados mas felizmente não há vitimas mortais a lamentar...
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Impressionantes as fotos Angelstorm.

A estação de Tomar continua offline mas fica como registo o valor da pressão que ficou registado na altura. Tinha descido 2,3 hPa na última hora. Aguardar por mais dados...