Torre Eólica danificada - Intensidade de vento



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Eu como sou bastante ignorante na matéria fiquei a olhar para esses cálculos sem saber muito bem a sua função.

Essa fórmula é algo semelhante a um gradiente de vento? Se alguém me pudesse explicar os vários significados da fórmula, agradecia:), fiquei curioso por tentar perceber.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas!

Quanto a outras causas meteorologicas, devo referir que no parque eólico situado no alto do Merouço, na fronteira dos concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso, uma torre eólica após uma noite de temporal (chuva, vento e trovoada) ficou com uma das helices danificada, tendo inclusive caído ao solo. Segundo um morador de uma freguesia vizinha (Sobradelo da Goma, Póvoa de Lanhoso), tal aconteceu após ter sido atingida por um raio.

Cumprimentos.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas!

Quanto a outras causas meteorologicas, devo referir que no parque eólico situado no alto do Merouço, na fronteira dos concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso, uma torre eólica após uma noite de temporal (chuva, vento e trovoada) ficou com uma das helices danificada, tendo inclusive caído ao solo. Segundo um morador de uma freguesia vizinha (Sobradelo da Goma, Póvoa de Lanhoso), tal aconteceu após ter sido atingida por um raio.

Cumprimentos.

Essa deve ser a causa mais provável, porque as pás sofrem imenso devido às descargas atmosféricas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Nesse caso deveria haver mais estragos perdo da torre, não deu para chegar perto dela, mas pelo que consegui ver não existiram mais estragos.

Sabes dizer se existiu trovoada nesse dia/noite?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
DEA do dia 24 de Dezembro de 2013

v7qyx0.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boa tarde. Eu como sou bastante ignorante na matéria fiquei a olhar para esses cálculos sem saber muito bem a sua função.

Essa fórmula é algo semelhante a um gradiente de vento? Se alguém me pudesse explicar os vários significados da fórmula, agradecia:), fiquei curioso por tentar perceber.

A fórmula que o LMCG postou foi esta: v1/v2=(z1/z2)^(1/7)

16612114_pczoi.jpeg


Zr - 10 metros
Z- é a altura da torre eólica
Vr- é a velocidade do vento a 10 metros de altura
Alfa - é o coeficiente de atrito onde está instalada a torre

o LMCG considerou o 2º tipo de terreno que está nessa lista