LMCG
Cumulus
Pelas minhas contas nessa fórmula apenas me dá 126Km/h à cota 1124 (1004+120).
v2=120
z1=1124
z2=783
Mas pode estar a escapar-me algo...
A fórmula não é para usar dessa forma

Pelas minhas contas nessa fórmula apenas me dá 126Km/h à cota 1124 (1004+120).
v2=120
z1=1124
z2=783
Mas pode estar a escapar-me algo...
A fórmula não é para usar dessa formaé usada para comparar valores de vento medidos a várias alturas em relação ao solo não em relação ao mar!
![]()
Boas!
Quanto a outras causas meteorologicas, devo referir que no parque eólico situado no alto do Merouço, na fronteira dos concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso, uma torre eólica após uma noite de temporal (chuva, vento e trovoada) ficou com uma das helices danificada, tendo inclusive caído ao solo. Segundo um morador de uma freguesia vizinha (Sobradelo da Goma, Póvoa de Lanhoso), tal aconteceu após ter sido atingida por um raio.
Cumprimentos.
e se tiver sido vento descendente, um downburst? Pode não ter sido apanhado pela estação amadora.
Nesse caso deveria haver mais estragos perdo da torre, não deu para chegar perto dela, mas pelo que consegui ver não existiram mais estragos.
Boa tarde. Eu como sou bastante ignorante na matéria fiquei a olhar para esses cálculos sem saber muito bem a sua função.
Essa fórmula é algo semelhante a um gradiente de vento? Se alguém me pudesse explicar os vários significados da fórmula, agradecia, fiquei curioso por tentar perceber.