Transição Energética em Portugal

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
No último mês a produção hídrica acentuou-se, e permitiu às grandes hídricas ganharem espaço para encaixe.

Alto Lindoso está nos 55,3%. Ontem o caudal de entrada bateu nos 300m3/s.
O Cavado e os seus afluentes já estão compostos, assim como o Vouga à entrada de Ribeiradio (50m3/s).
O Zêzere está a chegar a Cabril com um caudal de 72m3/s. Tanto Cabril como a Bouçã estão em produção plena.
Agora faz sentido porque é que o pessoal que estava a comprar energia a 150€ o Mwh e a pensar sair do indexado, agora quer continuar porque viu o valor diario a baixar drasticamente para os 70€ ou menos...
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem a energia eólica atingiu uma ponta diária de 4851MWh. O anterior recorde era de 4785MWh a 03/03/2022.

Capturar123.PNG
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aguieira teve Qin de 400 m3/s hoje

Cabril com pico quase nos 200 m3/s

Muito bom para o inicio da campanha hidrológica, ainda para mais com a maioria das barragens bem geridas durante o ano.
Muita energia eólica e hídrica para amanhã.
Então, pergunto eu que não tenho grande conhecimento desta questão, não dá para exportarmos? :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aguieira teve Qin de 400 m3/s hoje

Cabril com pico quase nos 200 m3/s

Muito bom para o inicio da campanha hidrológica, ainda para mais com a maioria das barragens bem geridas durante o ano.
Muita energia eólica e hídrica para amanhã.
Esses Qin de 400m3/s na Aguieira eram bombagem. O Mondego já tem caudal mas não tão significativo.
Então, pergunto eu que não tenho grande conhecimento desta questão, não dá para exportarmos? :D
Dar, dá. Mas quando há um grande incremento de energia renovável na rede, a energia fica barata. Esta noite andou nos 4€/MWh.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dar, dá. Mas quando há um grande incremento de energia renovável na rede, a energia fica barata. Esta noite andou nos 4€/MWh.

Então não.....o gráfico abaixo (à direita) mostra o que se importou e o que se exportou, são dados de ontem.

Obrigado! :)
Só mais uma pergunta, o preço é estabelecido a nível da rede europeia ou cada país faz o seu preço? Se houver escassez de produção nos outros países isso faz subir o preço a que nós podemos exportar?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Obrigado! :)
Só mais uma pergunta, o preço é estabelecido a nível da rede europeia ou cada país faz o seu preço? Se houver escassez de produção nos outros países isso faz subir o preço a que nós podemos exportar?
Tens o omie https://www.omie.es/pt

É o mercado de venda de eletricidade na península Ibérica.

E quando existe excesso de produção exportamos para França.

Já não me lembro qual a capacidade das redes de transporte.

Mas quanto maior a distância que a eletricidade tem de percorrer maior as perdas e maiores os custos de transporte.

Em teoria podes exportar daqui para a Noruega, na realidade a energia era toda perdida no transporte.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,063
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: hurricane

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta forma de fazer a "transição energética" está mesmo a cheirar muito mal, a mim só me cheira a negociatas e a "imprescindível utilidade pública" que nem procura outros locais é pura fraude. O objectivo é apenas um: maximizar o lucro do empreendimento, o qual não é, de todo, do interesse público mas meramente privado e vamos a ver se é sequer nacional. Local alternativo há seguramente, mas sai mais cara a instalação. Agora imaginem se o sobreiro nem sequer fosse árvore protegida: já teria desaparecido, qual erva daninha que só é um empecilho.


off-topic, mas relacionado:
 
Última edição: