Transição Energética em Portugal



AnDré

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Ontem, com o frio, voltou a disparar o consumo de energia elétrica, aproximando-se do recorde de 12/01/2021.
Ontem: 9745MWh de ponta e 183GWh de consumo diário.
12/01/2021: 9883MWh de ponta e 184GWh de consumo diário.
 

MSantos

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algarvio1980

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Nem durante toda a vida útil dum carro a combustão gasto 20 mil euros em manutenções. Estes carros a pilhas é só para ricos curioso como a marca joga com a garantia ah e tal, 8 anos de garantia da bateria mas se aparecer um código de avaria passa a 5 anos. :lol:

 
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efcm

Cumulus
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23 Mar 2013
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Nem durante toda a vida útil dum carro a combustão gasto 20 mil euros em manutenções. Estes carros a pilhas é só para ricos curioso como a marca joga com a garantia ah e tal, 8 anos de garantia da bateria mas se aparecer um código de avaria passa a 5 anos.

Existem marcas que têm problemas como a Nissan nos leaf.

Nos a combustão pesquisa por problemas nos motores PSA PureTech que com 50mil km dão problemas que obrigam a troca de motor e a garantia não cobre.

Por exemplo, a Tesla não obriga a nenhuma manutenção no carro, apenas recomenda a troca de filtros de Ar quando o carro o indica, e pode ser feito pelo proprietário.

A questão das baterias, na Tesla, a garantia é de 8 anos ou 160mil km.

Do que se sabe é que a Tesla já suportou o custo da substituição de baterias em carros já sem garantia.

Existem teslas a fazer serviço de táxi já com milhares de km e sem problemas.

Em termos de custos eu fiz 300 km em AE com um custo de +- 5€ no meu carro a gasóleo tinham sido +- 30€ de combustível

E como tenho painéis solares, carrego o carro apenas com o excedente.

Desde 3 de janeiro já fiz +-800km e gastei 0€ de eletricidade. A gasóleo já devia ter gasto +-90€

Os carros elétricos só são solução económica para quem pode carregar em casa ou no trabalho.

E com planeamento conseguem-se custos de utilização baixíssimos.

Estou extremamente satisfeito com a minha compra.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk
 

Mindz

Nimbostratus
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18 Out 2015
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Nem durante toda a vida útil dum carro a combustão gasto 20 mil euros em manutenções. Estes carros a pilhas é só para ricos curioso como a marca joga com a garantia ah e tal, 8 anos de garantia da bateria mas se aparecer um código de avaria passa a 5 anos. :lol:

Os antigos diziam o mesmo. Que os cavalos é que eram bons...
 

algarvio1980

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Existem marcas que têm problemas como a Nissan nos leaf.

Nos a combustão pesquisa por problemas nos motores PSA PureTech que com 50mil km dão problemas que obrigam a troca de motor e a garantia não cobre.

Por exemplo, a Tesla não obriga a nenhuma manutenção no carro, apenas recomenda a troca de filtros de Ar quando o carro o indica, e pode ser feito pelo proprietário.

A questão das baterias, na Tesla, a garantia é de 8 anos ou 160mil km.

Do que se sabe é que a Tesla já suportou o custo da substituição de baterias em carros já sem garantia.

Existem teslas a fazer serviço de táxi já com milhares de km e sem problemas.

Em termos de custos eu fiz 300 km em AE com um custo de +- 5€ no meu carro a gasóleo tinham sido +- 30€ de combustível

E como tenho painéis solares, carrego o carro apenas com o excedente.

Desde 3 de janeiro já fiz +-800km e gastei 0€ de eletricidade. A gasóleo já devia ter gasto +-90€

Os carros elétricos só são solução económica para quem pode carregar em casa ou no trabalho.

E com planeamento conseguem-se custos de utilização baixíssimos.

Estou extremamente satisfeito com a minha compra.

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Também é preciso sorte ao comprar um carro sem problemas, é como tudo na vida. Existem carros que fazem manutenção e está sempre ok e outros que dão sempre problemas mesmo novos.

No teu caso, até compensa e sai praticamente a 0€ com o excedente dos painéis solares, agora quem vive em prédios e opta pelo carregamento na via pública já não é assim.
 
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StormRic

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Nem durante toda a vida útil dum carro a combustão gasto 20 mil euros em manutenções. Estes carros a pilhas é só para ricos curioso como a marca joga com a garantia ah e tal, 8 anos de garantia da bateria mas se aparecer um código de avaria passa a 5 anos. :lol:


Também é preciso sorte ao comprar um carro sem problemas, é como tudo na vida. Existem carros que fazem manutenção e está sempre ok e outros que dão sempre problemas mesmo novos.

No teu caso, até compensa e sai praticamente a 0€ com o excedente dos painéis solares, agora quem vive em prédios e opta pelo carregamento na via pública já não é assim.

Tudo depende da utilização que o proprietário da viatura lhe dá e da correcção da manutenção. Basta imaginar que o proprietário de um veículo com motor de combustão faz uma manutenção tão desastrada que se esquece de pôr, água, óleo e o motor gripa completamente. Qual será o custo da substituição do bloco do motor? Equivalentemente há formas de carregamento e tratamento das baterias completamente desadequados, desde o hábito de carregamentos incompletos ou demasiado rápidos ou incorrecta sequência de operações, utilização de cabos inadequados, assim como pontos de carregamento com flutuações de potência fatais. Já vi de tudo, até passarem cheias com água pela porta. Nesse caso único do artigo, falta a história por trás da razão que levou à substituição da bateria, e se tiver sido um acidente? E não tinha seguro? Por último, um exemplo com um modelo apenas, antigo, de uma só marca? E qual era a quilometragem da viatura? O cheiro a lobby dos combustíveis é demasiado intenso...
 

MSantos

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3 Out 2007
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Aveiras de Cima
Tudo depende da utilização que o proprietário da viatura lhe dá e da correcção da manutenção. Basta imaginar que o proprietário de um veículo com motor de combustão faz uma manutenção tão desastrada que se esquece de pôr, água, óleo e o motor gripa completamente. Qual será o custo da substituição do bloco do motor? Equivalentemente há formas de carregamento e tratamento das baterias completamente desadequados, desde o hábito de carregamentos incompletos ou demasiado rápidos ou incorrecta sequência de operações, utilização de cabos inadequados, assim como pontos de carregamento com flutuações de potência fatais. Já vi de tudo, até passarem cheias com água pela porta. Nesse caso único do artigo, falta a história por trás da razão que levou à substituição da bateria, e se tiver sido um acidente? E não tinha seguro? Por último, um exemplo com um modelo apenas, antigo, de uma só marca? E qual era a quilometragem da viatura? O cheiro a lobby dos combustíveis é demasiado intenso...

O que dizes é tudo verdade. Mas continuo a achar que os 100% elétricos são uma tecnologia que ainda não está completamente madura e se calhar nem vai chegar a estar porque pode vir a ser ultrapassada pela tecnologia a hidrogénio. A mim parece-me que o hidrogénio tem potencial superior, mesmo que esteja ainda mais longe de ser uma tecnologia plenamente desenvolvida.
 

fernandinand

Cumulus
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13 Out 2020
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Serra - Alvorge @~300m
Nem durante toda a vida útil dum carro a combustão gasto 20 mil euros em manutenções.
Tens a certeza disso? Ou é uma regra genérica? Se fizeres bem as contas, não anda longe esse valor...
O que dizes é tudo verdade. Mas continuo a achar que os 100% elétricos são uma tecnologia que ainda não está completamente madura e se calhar nem vai chegar a estar porque pode vir a ser ultrapassada pela tecnologia a hidrogénio.
Daqui a 10 anos falamos...
 
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