Trovoada intensa na Madeira - Novembro 2006



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Relâmpagos na Madeira

A melhor fotografia é conseguida devido ao fotografo e não à melhor máquina. Dizem que um bom fotografo até com uma caixa de sapatos tira boas fotos...:lol:

Se a máquina tiver controlo manual de abertura e velocidade, é conseguir fazer o melhor ajuste, e o resto é com o fotografo...
(nestes casos as máquinas que permitem tirar várias fotos por segundo até ao limite do cartão ou até levantar o dedo, são uteis.)

Também gostava de tirar umas fotos assim, mas aqui as oportunidades são poucas, e essa perdí-a por estar sem máquina, e mesmo que tivesse com ela a qualidade não iria chegar a tanto, como as que estão aqui...


De facto, na minha opinião são necessários 4 elementos essenciais para tirar este tipo de fotografias:

1) Tripé
2) Máquina com controlo de velocidade de abertura,
3) Trovoada intensa e "seca" para se poder fazer o maior número de ajustes e combinações possíveis e as cortinas de chuva não tapem os raios
4) E por fim, como não, um bom fotógrafo :D

Para mim são fotografias que também anseio tirar, mas por estas bandas não há muitas e à noite são muito mais raras ainda... :(
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Relâmpagos na Madeira

De facto, na minha opinião são necessários 4 elementos essenciais para tirar este tipo de fotografias:

1) Tripé
2) Máquina com controlo de velocidade de abertura,
3) Trovoada intensa e "seca" para se poder fazer o maior número de ajustes e combinações possíveis e as cortinas de chuva não tapem os raios
4) E por fim, como não, um bom fotógrafo :D

Para mim são fotografias que também anseio tirar, mas por estas bandas não há muitas e à noite são muito mais raras ainda... :(

O Luis é que percebe do assunto ;) ;) Luis não queres por aqui umas fotos de raios tirados por ti??
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Relâmpagos na Madeira

Peço desculpa por ressuscitar este tópico de Novembro passado, mas como sou recente aqui no Forum tenho aproveitado algum tempo livre para andar a ver o interessante histórico do forum que eu infelizmente só agora conheci :) Por isso não estranhem este ressuscitado tópico, e eventualmente mais um ou outro que apareça por estes dias :)

Como tinha aqui nos meus favoritos estas fabulosas fotografias desta trovoada na Madeira, aproveito para colocar mais algumas que na altura recebi e que não estão aqui.

3.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

b.jpg

c.jpg

Há nestas fabulosas fotos, bons exemplos de descargas positivas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Relâmpagos na Madeira

Peço desculpa por ressuscitar este tópico de Novembro passado, mas como sou recente aqui no Forum tenho aproveitado algum tempo livre para andar a ver o interessante histórico do forum que eu infelizmente só agora conheci :) Por isso não estranhem este ressuscitado tópico, e eventualmente mais um ou outro que apareça por estes dias :)

Também estou nessa fase. Agora que o "mau tempo" vem aí, não há nada melhor como aproveitar este tempo de acalmia para explorar um pouco mais do fórum. Sinto que me instalei de armas a bagagens por aqui!:D

Mas vou concentrar-me na minha questão central.
Muito já li eu sobre trovoadas, e confesso que já aprendia alguma coisas até então desconhecidas, mas ainda tenho uma duvida.
Como é que olhando para uma fotografia, como disse o Relâmpago no post em cima, eu consigo identificar se se trata de uma descarga positiva ou negativa? É pela intensidade? Um relâmpago de carga positiva têm maior intensidade que um relâmpago de carga negativa, certo? Mas porquê?:huh:
Será por o protão ter uma massa superior ao electrão? Ou seja, se a base da nuvem estiver carregada de protões, e a superficie da terra com electrões, aquando a atracção por diferênça de potencial, o choque gerado (relâmpago) será maior do que se estivessem electrões na base da nuvem e protões na superficie terrestre?:huh:


Assim sendo, pelo exemplo das fotografias em cima, podemos dizer que a 2ª e a 3ª fotografia representam descargas negativas e todas as outras são descargas positivas?

(espero não estar a meter os pés pelas mãos:D)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu cá arrumo todos com o meu telele de 2.0 pixels XD
O que faz a foto é o momento perfeito :thumbsup: e claro à que etr uma certa sensibilidade sem abixanar claro :p:D

André tens aqui umas pequenas explicações:
http://www.meteo.pt/pt/didatica/fenom_meteorologico/trovoada.html
http://da2000.dmz.inpe.br/elat/rindat/descargas.htm

Eu já tinha lido tudo o que havia no meteopt sobre o tema, mas obrigado pelo 2ºlink. Já deu para eu perceber que a minha teória de algibeira estava errada. Afinal são sempre os electrões que caminham na direcção dos protões, independentemente de se tratarem descargas positivas ou negativas.

Sendo assim continuo sem perceber o seguinte:huh:

"Como é que olhando para uma fotografia, como disse o Relâmpago no post em cima, eu consigo identificar se se trata de uma descarga positiva ou negativa?

Pela intensidade podemos dizer que a 2ª e a 3ª fotografia representam descargas negativas e todas as outras são descargas positivas?"
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pela intensidade podemos dizer que a 2ª e a 3ª fotografia representam descargas negativas e todas as outras são descargas positivas?"

Posso estar redondamente enganado, mas nunca li em lado nenhum que seja possível ver o tipo de descarga pela fotografia. O tipo de descarga eléctrica só é medível pelo detector de trovoadas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Posso estar redondamente enganado, mas nunca li em lado nenhum que seja possível ver o tipo de descarga pela fotografia. O tipo de descarga eléctrica só é medível pelo detector de trovoadas.

Pois, eu também já pesquisei e não encontrei nada!:confused:
Mas como o Relâmpago disse que haviam boas descargas positivas nas fotografias, pensei que fosse possivel distinguir isso assim a olho descargas positivas de descargas negativas. Daí a minha pergunta!:huh:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pois, eu também já pesquisei e não encontrei nada!:confused:
Mas como o Relâmpago disse que haviam boas descargas positivas nas fotografias, pensei que fosse possivel distinguir isso assim a olho descargas positivas de descargas negativas. Daí a minha pergunta!:huh:

Pois....
Oh Relâmpago, aparece homem!!! :p