Urso-pardo de volta a Portugal?

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
O Inverno está a chegar à zona cantábrica e é necessário apanhar bolotas dos carvalhos no meio de cores cada vez mais outonais.

FeDELrdXwAAhc8h


FeDELraWQAYlya5


 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

Caros, depois de ter andado a cultivar frutas tropicais em Portugal, acabei por me mudar para um país tropical. Em Portugal dá para ter algumas frutas tropicais mas é melhor fazer isso num pais tropical.
Tenho 2 videos sobre o meu sitio em cachoeiras de Macacu


Interessante e relevante para este tema, obrigado.
Ainda que na minha opinião já seja algo esperado, tendo em conta o que tem sido postado aqui anteriormente.
Em relação a Portugal, é perfeitamente possível que mais ursos já tenham entrado no país e que continuem a fazê-lo.
A presença relativamente regular da espécie perto e junto à fronteira, parece-me algo bem suportado.
E pelos testemunhos recentes dos locais (agricultores/pastores portugueses), fiquei com a ideia de que por vezes eram descritos ursos diferentes.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Pequeno urso jovem, muito provavelmente em trânsito, na cidade de Ponferrada (70.000 habitantes).




O aumento da proximidade dos grandes centros urbanos é mais um indicador do crescimento apreciável da população desta espécie no sector ocidental.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Parece estar à vontade :D. Somiedo (Astúrias)





Mais alguns vídeos desta Primavera com exemplares cantábricos de grande tamanho





Ursa com duas crias a sair do local da hibernação






P.S.: Primeiro plano de um grande urso cantábrico a marcar o seu território:

 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Duas crias na estrada principal de Somiedo (província das Astúrias) ontem. O encontro teve lugar na parte baixa do vale, entre Castro e La Riera. A altitude não ultrapassará os 540 m nesse ponto.

 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Duas crias na estrada principal de Somiedo (província das Astúrias) ontem. O encontro teve lugar na parte baixa do vale, entre Castro e La Riera. A altitude não ultrapassará os 540 m nesse ponto.


Interessantes imagens, mas penso que estamos a fugir para o offtopic já há algum tempo.
Todas essas localidades nem sequer são perto de Portugal..

Algo relevante para o tema: https://www.laopiniondezamora.es/comarcas/2019/04/05/oso-toma-asiento-sierra-culebra-2605754.html
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Interessantes imagens, mas penso que estamos a fugir para o offtopic já há algum tempo.
Todas essas localidades nem sequer são perto de Portugal..

Algo relevante para o tema: https://www.laopiniondezamora.es/comarcas/2019/04/05/oso-toma-asiento-sierra-culebra-2605754.html

Considerar uma raia administrativa artificial como algo extremamente importante é um erro básico do ponto de vista biológico e ecológico. E mais ainda no caso das populações de ursos pardos do noroeste da Península Ibérica e da sua continuidade espacial. É necessário que o núcleo e a população de origem estejam bem para que a expansão se concretize.

Por outras palavras, se a população de ursos em Somiedo e noutras áreas mais ou menos próximas não estiver bem, o urso pardo dificilmente terá uma capacidade real de se estabelecer no território administrativo português. E é exactamente isso que os vídeos mostram.

Por favor, não nos deixemos levar por «politiquices» e por linhas inaginárias e inventadas. Não é assim que a natureza funciona.

Dito isto, um dos objectivos é não deixar «morrer» o tópico e propor imagens reais que ofereçam alguma esperança para além do próprio terreno, enquanto esperamos que o tempo avance e que a natureza das populações de origem faça o seu trabalho.


P.S.: Quanto à notícia, já foi comentada aqui. No entanto, já o foi há muito tempo porque tem quatro anos. E, infelizmente, não há nada de novo. Eu sou da zona, como sabem, e quando houver novidades, serei o primeiro a informá-los. Mas há que ter paciência e compreender que esta população de urso do noroeste da Península Ibérica funciona como um todo.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
" Considerar uma raia administrativa artificial como algo extremamente importante é um erro básico do ponto de vista biológico e ecológico. E mais ainda no caso das populações de ursos pardos do noroeste da Península Ibérica e da sua continuidade espacial. É necessário que o núcleo e a população de origem estejam bem para que a expansão se concretize " .

Infelizmente quer concordemos ou não, por razões politicas, administrativas e porque quem toma as decisões ditas importantes nem sempre é o mesmo em todo o lado, torna-se realmente fundamental tentar perceber até que ponto os ursos-pardos andam a entrar em Portugal, que regiões visitam , com que frequência,, que habitats visitam ,quais as condições dessas regiões. qual o comportamento do plantígrado nessas ocasiões, etc... .
E tal também é importante para quem vive na região ou para quem a visita.
E depois claro está, surge a questão da conservação, pois as leis não são as mesmas em todo o lado.



"Por outras palavras, se a população de ursos em Somiedo e noutras áreas mais ou menos próximas não estiver bem, o urso pardo dificilmente terá uma capacidade real de se estabelecer no território administrativo português. E é exatamente isso que os vídeos mostram".

Para isso, na minha opinião, assumem maior relevância os censos populacionais, por exemplo.
Há uns tempos, foram colocados aqui alguns neste tópico.
Até se fazia uma distinção entre núcleo ocidental e oriental.
Não tenho muito tempo para procurar mas aqui está algo sobre esse tema

https://www.fapas.es/noticias/censo-de-osos-fapas-solicita-informacion-al-ministerio

E quem quiser ampliar mais a informação sobre este assunto esteja à vontade.

"P.S.: Quanto à notícia, já foi comentada aqui. No entanto, já o foi há muito tempo porque tem quatro anos. E, infelizmente, não há nada de novo. Eu sou da zona, como sabem, e quando houver novidades, serei o primeiro a informá-los. Mas há que ter paciência e compreender que esta população de urso do noroeste da Península Ibérica funciona como um todo."

Foi colocada pelo Brigantia em 2019, mas que eu saiba ninguém comentou isto: "ha habido años en los que hemos localizado hasta cinco individuo a lo largo de una amplia área que se extiende desde terrenos de Torneros de la Valdería (León) hacia el oeste, penetrando en la provincia de Zamora, hasta Santa Cruz de Abranes, Río de Onor de Portugal y Hermisende".

De todas as formas, e como já disse, vídeos e imagens de ursos- pardos são um interessante complemento , mas por vezes deverá ser também adicionado algo mais relevante sobre este tema .
Pelo menos foi esse o meu objetivo quando criei este tópico em 2008.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Infelizmente quer concordemos ou não, por razões politicas, administrativas e porque quem toma as decisões ditas importantes nem sempre é o mesmo em todo o lado, torna-se realmente fundamental tentar perceber até que ponto os ursos-pardos andam a entrar em Portugal, que regiões visitam , com que frequência,, que habitats visitam ,quais as condições dessas regiões. qual o comportamento do plantígrado nessas ocasiões, etc... .
E tal também é importante para quem vive na região ou para quem a visita.
E depois claro está, surge a questão da conservação, pois as leis não são as mesmas em todo o lado.
Sei como funciona porque trabalho no mundo da conservação na administração. E é precisamente por isso que digo que a primeira coisa que vem antes das circunstâncias administrativas é o bom estado das unidades populacionais que constituem um todo e ainda mais no caso de uma espécie em expansão com uma população de origem óbvia e clara. Se não tivermos isso, não temos nada. E é disso que falava a mensagem anterior. Minimizar esse facto porque acontece fora de um determinado território administrativo é um erro. É por isso que também é importante introduzir este aspecto. Não são circunstâncias excludentes ou off topic e também não são menos importantes pelo facto de não estarem perto de Portugal (porque a população é a mesma), são variáveis complementares, compatíveis, necessárias e inteiramente adequadas ao tema (que eram precisamente as suas observações iniciais e é por isso que toda esta conversa está a acontecer).

Para isso, na minha opinião, assumem maior relevância os censos populacionais, por exemplo.
Há uns tempos, foram colocados aqui alguns neste tópico.
Até se fazia uma distinção entre núcleo ocidental e oriental.

Estou um pouco confuso. Não sei se não se lembra ou se não se quer lembrar (suponho que nenhuma das duas possibilidades :D), mas é precisamente isso, entre outras coisas, que tenho vindo a publicar neste tópico há muitos anos e com uma aceitação bastante boa até agora. Normalmente não gosto de fazer de mim um exemplo, mas a verdade é a verdade.

- Censos 2013, 2014 e 2015



- Área potencial



- Distribuição e citações recentes nesse ano



- Distribuição histórica desenvolvida



- Desenvolvimento de pormenores sobre a invernada



- Notícias sobre o seu estabelecimento na zona de Zamora. 2014-2016





- Informações em primeira mão sobre a região que controlo. 2014-2016

IMG_20230528_015022.jpg



- Censos de ursas com crias 2014 e 2015



- Comentários sobre o tamanho das populações e o estado das subpopulações




- Gráfico do censo de ursas com crias de 2016




- Evolução e distribuição do censo de ursas com crias 2000-2016



- Estimativa do censo de ursos 2017-2018



- Censo de ursas com crias 2017



- Primeiro registo gráfico da presença do urso no Maciço Central de Ourense. 2020



- Presença de ursos nas zonas urbanas do sul da sua área de distribuição. 2022



E tudo isto para não falar de muitas intervenções técnicas sobre outras espécies que surgiram no tema: camurça, tetraz, etc.

Foi colocada pelo Brigantia em 2019, mas que eu saiba ninguém comentou isto: "ha habido años en los que hemos localizado hasta cinco individuo a lo largo de una amplia área que se extiende desde terrenos de Torneros de la Valdería (León) hacia el oeste, penetrando en la provincia de Zamora, hasta Santa Cruz de Abranes, Río de Onor de Portugal y Hermisende".

Exactamente, por isso é que disse que já tinha sido comentado no tópico, não disse que tinha sido eu. Houve épocas em que, devido a circunstâncias pessoais, participei muito pouco no Meteopt. Em todo o caso, é a continuação de duas notícias que publiquei sobre o mesmo assunto há vários anos e que acabei de referir acima.

Quanto à segunda parte, já comentei anteriormente que coloquei exactamente isto em 2016 em primeira mão: «...circulan crónicas de muestras de presencia del plantígrado (pudieran ser machos dispersantes) en el Valle del Tuela (Hermisende), muy cerquita de Moimenta (concelho de Vinhais)...»

E é por tudo isto que comentei na mensagem anterior que não havia nada de novo e que, como sou de lá, se acontecer alguma coisa, informar-vos-ei em primeira mão, mas de momento é uma situação de esperar para ver.

Obviamente, gostaria de ter mais tempo para comentar muitas outras coisas como há anos atrás, mas infelizmente a disponibilidade é o que é e é por isso que o objectivo ultimamente é oferecer alguns testemunhos gráficos «rápidos» esperançosos o de elevado interesse biológico ou ecológico para a população da espécie no Noroeste Ibérico para não «deixar morrer» um tema que foi muito pouco utilizado nos últimos três anos e não só por mim.


P.S.: Para o caso de faltar alguma coisa, embora tenha sabido em primeira mão, devido a circunstâncias profissionais estou a comentar tudo isto de longe, desde Menorca; o que acrescenta dificuldade à situação e, porque não dizê-lo, mérito. Tudo pelo amor que tenho à minha região de origem e à minha vocação, que é ao mesmo tempo o meu trabalho.


P.S.2: Quanto às mensagens «rápidas» que referi anteriormente, a explicação é muito clara: o português não é a minha língua materna e, embora seja fluente, não o domino e gasto muito tempo para fazer uma mensagem longa e desenvolvida. Antes, quando escrevia em espanhol, fazia-o de imediato, muito mais rapidamente e de forma muito mais extensa, e o resultado é muito perceptível em termos de qualidade e disponibilidade. No entanto, gosto de o fazer em português, acho que é algo que devo usar e que me agrada, mas logicamente limita-me mais.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Quanto a novas notícias (2022-2023) sobre a expansão do urso para Zamora, estas são as mais recentes. Como se pode ver, não há nada de novo e são coisas que já se sabem há muito tempo:


- 2023. Estimativa do censo cantábrico de urso e pequena referência genérica a Zamora


Peça específica exacta com informações genéricas:

«Estos resultados demuestran en primer lugar la consolidación de la subpoblación occidental de osos pardos, con dos tercios de la población total de la cordillera, que ha permitido su expansión hacia las provincias de Lugo y Ourense en Galicia, así como a la zona norte de la provincia de Zamora. Por su parte, el crecimiento constatado en la subpoblación oriental supone un resultado muy satisfactorio ya que esta subpoblación estuvo próxima a su extinción hace apenas 30 o 40 años.»


-2022. Repetição da informação de incursões ocasionais de ursos na Zamora setentrional desde o norte e adaptação das colmeias para minimizar os danos.



Peça específica exacta:

«... aunque más poco a poco, otra especie muy amenazada en el pasado ha ido creciendo y recuperando terreno desde el norte de la península. El oso pardo, que había desaparecido de Zamora en el siglo XVIII, ya está en la Alta Sanabria, o al menos en los dos últimos años se ha dejado ver en la zona en repetidas ocasiones, según algunos expertos realizando incursiones desde provincias limítrofes


P.S.: Como já disse: paciência e esperar que as boas populações de ursos do Norte façam o seu trabalho. E, entretanto, tempo para desfrutar e aprender sobre a sua biologia, ecologia e comportamento. E que melhor maneira de o fazer do que ver com os seus próprios olhos? :D
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vou responder de forma curta pois tenho pouco tempo e o meu teclado não esta bom


Minimizar esse facto porque acontece fora de um determinado território administrativo é um erro. É por isso que também é importante introduzir este aspecto.


Em lado nenhum minimizei esse facto. Apenas tento abordar esta temática da forma mais abrangente possível.
Mais temáticas de interesse relativas a este tema (de forma directa ou indirecta), na minha opinião:

- Estado atual das formações florestais (ou arbustivas) na Culebra/ Sanabria e Nogueira/ Montesinho.
- Situação atual do lobo ibérico nesta região
- Situação atual dos ungulados selvagens nesta região.

Atual ou nos últimos anos...
Podia referir mais...

Exactamente, por isso é que disse que já tinha sido comentado no tópico, não disse que tinha sido eu.

Eu sei que o Pek não disse isso. apenas referi que ninguém tinha comentado os ursos estenderem a sua presença até Rio de Onor (dai que tenha sublinhado essa localidade)..
Ate Hermisende penso que já se sabia , mas Rio de Onor (já em Portugal) parece-me que passou ao lado.
Claro que hoje sabemos que ate entram mais longe que isso (Rio de Onor está junto da fronteira), mas não deixa de ser curioso e provavelmente representa mais um corredor ecológico usado pela espécie..


Estou um pouco confuso. Não sei se não se lembra ou se não se quer lembrar (suponho que nenhuma das duas possibilidades :D), mas é precisamente isso, entre outras coisas, que tenho vindo a publicar neste tópico há muitos anos e com uma aceitação bastante boa até agora.

Sim, nenhuma dessas duas possibilidades, pois em lado nenhum eu neguei isso.
Até agradeço muito as intervenções que fez.
Apenas receio que este tópico se torne repetitivo e que seja desviado do seu objetivo central assim como não quero que a região Sanabria-Culebra/ Nogueira-Montesinho fique esquecida.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Bem, Belem, estou a ver que estamos a começar a entender-nos ;). Vou pô-lo em forma de esquema para não me alongar demasiado:

- É impossível para mim esquecer a zona da Sierra de la Culebra-Sanábria-Serra de Montesinho, porque eu próprio sou de lá. Por isso, não te preocupes com essa parte. E isto não é uma licença narrativa. A minha aldeia, Figueruela de Arriba, situa-se na zona principal da Sierra de la Culebra, a apenas 6 km da raia com Petisqueira. Os meus pais e os meus avós vivem lá. O município da minha aldeia (153 km2) faz fronteira directa com as freguesias de Rio de Onor (agora unida a Aveleda) e Deilão (agora unida a São Julião de Palácios) e as aldeias de Guadramil, Petisqueira, Rio de Onor e Deilão são como a minha própria.

figueruela.png


figueruela2.png


figueruela3.png


Por outro lado, tenho metade da minha família da Alta Sanábria, mais concretamente do vale do Tuela (mais especificamente em Hermisende) e ligações a outras zonas da Sanábria e da zona raiana transmontana.

- Acho muito interessante que queira aprofundar os seus conhecimentos sobre toda esta área em termos de flora, fauna, habitats, etc. Eu estaria certamente em condições de fornecer muitas informações. Penso, no entanto, que isso ultrapassa este tópico sobre o urso e que talvez fosse interessante abrir um tópico específico sobre a região, a não ser que a informação seja necessária apenas na medida em que afecte a expansão e o estabelecimento do plantigrado.

- Relativamente aos dados fornecidos, insisto que já em 2016 publiquei em primeira mão informações no tópico sobre a presença de machos divagantes em Hermisende e no vale do Tuela, incluindo a zona raiana imediata (Moimenta (Vinhais)). Embora tenha ocorrido excepcionalmente, esta situação é muito mais rara a leste (vale do rio Fontano-Rihonor-Rio de Onor (as duas aldeias raianas, ainda que administrativamente separadas, são uma e a mesma coisa)). O bom corredor para a espécie é o corredor da Alta Sanabria, que liga uma área regularmente visitada por machos do norte em Porto (vale do Bibei) com o vale do Tuela. A razão está bem patente no mapa: trata-se de uma zona muito mais acidentada, com menos presença humana para impedir a conectividade e que, ao mesmo tempo, maximiza a dispersão dos exemplares provenientes do Courel, dos Montes de León e do Maciço Central de Ourense.

hERMISENDE.png


Sanabria.png


Em todo o caso, para além do que disse em 2016, não há nada de substancialmente novo. Estas coisas levam tempo e, quanto mais para sul, mais complicada se torna a dispersão. Gostaria de poder dar mais informações, mas o meu critério científico obriga-me a ficar por aqui... por enquanto. :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
a não ser que a informação seja necessária apenas na medida em que afecte a expansão e o estabelecimento do plantigrado.

Sim, foi mais por esse motivo que mencionei essas temáticas.

De resto, muito obrigado pelas tuas explicações, mapas e dados.
São de um valor inestimável para este tópico!